E-mail marketing: você está fazendo isso certo?

Como fazer com que o seu e-mail não vá parar no spam e 5 exemplos para se inspirar!

Alguns dias atrás postei o seguinte questionamento no Twitter:

E percebi que muita gente ainda tem repulsa tratando-se de email de empresas. Por quê? Pois muitas delas ainda usam dessa ferramenta apenas para forçar vendas.

E-mail marketing também é sobre pessoas. Por isso, lembre-se sempre: se você vai começar algo na internet, comece criando e entregando conteúdo de valor.

Mas, você pode estar se questionando: se há rejeição frente ao e-mail de empresas e existem ótimas redes sociais para relacionamento com o público, por que utilizar o e-mail?

Esse vídeo do Murilo Gun explica um pouco porque não podemos subestimar o poder de um e-mail marketing hoje (e também não esquecer dele):

https://www.facebook.com/murilogunfanpage/videos/10155050198088189/?comment_tracking=%7B%22tn%22%3A%22O%22%7D

E-mail é uma conversa. E conversa não deve ser separada do conteúdo. Para criar conexões reais você não precisa de uma "produção de hollywood", mas sim, ser o mais transparente e natural. É claro que não é algo rápido, demanda de planejamento, estratégia e principalmente conhecimento do público. Mas lembre-se: muitas vezes o poder está na simplicidade.

Confira 5 exemplos:

  1. Netflix

Nem preciso falar muito, essa marca na internet é sempre um tiro atrás do outro, né? Esse foi o email encaminhado aos assinantes sobre o trailer da nova temporada de House of Cards:

Uma mensagem do presidente Underwood

2. ICONIC Network

A ICONIC é uma fábrica de conteúdos para artistas e empreendedores que querem alcançar seus sonhos e transformar suas jornadas para melhor. Ao se cadastrar no site ,você recebe 2 mensagens inspiradoras com reflexões e dicas pertinentes, por semana. Como essa:

Tenho muitos problemas!

3. Youcom

A loja tem uma persona bem definida em todas as redes. Nos e-mails dá dica de combinações de peças, recomenda sua playlist no spotify, traz tendências, e claro, mostra seus produtos e novidades. Mas tudo em uma linguagem descontraída que é a cara do público.

OLAR! Seja-bem vindo(a)!

4.Cabify

Em todas as comunicações, o Cabify se mostra preocupado em oferecer um ótimo atendimento ao cliente, isso também se reflete no uso do serviço. Seu e-mail não fica pra trás, ele vem com uma abordagem bem próxima, com informes sobre o serviço e todas as vezes com algum cupom de desconto.

Dias fabulosos vêm de Cabify — veja o que preparamos

5. Larusso

Curto mas efetivo. Assim são os e-mails de toda segunda de manhã que recebo do blog do Larusso, um designer que empreende e escreve. Para receber os aprendizados mais importantes e sem spam é só se cadastrar no site.

Dose de amor

http://www.larusso.com.br/blog/

Então, qual o segredo para que o e-mail enviado pela sua empresa não vá parar no spam?

Existem formas SIMPLES de oferecer valor através dos e-mails, de forma direcionada ao público que você já sabe que tem interesse sobre aquele assunto (afinal, ele foi parar na tua lista!). Isso pode ser feito através de textos curtos, linguagem adequada e direta e diálogo bilateral. Segue algumas ideias de como variar no conteúdo:

  • Divulgar um post inédito do seu blog;
  • Oferecer um conteúdo, tutorial ou dica prática;
  • Convidar para eventos ou indicar eventos interessantes;
  • Enviar novidades da indústria, da sua empresa ou área;
  • Anunciar mudanças;
  • Divulgar tendências;
  • SAC — tirar dúvidas do seu público;
  • Comemorar uma data ou acontecimento;
  • Enviar os destaques da semana;
  • Oferecer um desconto especial;
  • Mostrar seus produtos/serviços sem ser boring.

Indique você também nos comentários um e-mail marketing que realmente vale a pena receber e vamos trocando "figurinhas", vou gostar de saber.

_

Se você gostou clica no !