Marcas no Instagram: crie uma presença relevante

Mais de cinco milhões de empresas no mundo utilizam a rede social para seus negócios. Você sabe como?

O Instagram é a rede social que mais cresceu nos últimos tempos. Hoje são mais de 700 milhões de usuários mensais ativos no mundo e um milhão de marcas anunciantes. O Stories que mais emplacou também é o da rede social, utilizado por 250 milhões de pessoas. Alguns dados* interessantes para levar em consideração:

  • 80% das pessoas segue uma empresa no Instagram;
  • 60% das pessoas dizem que descobrem novos produtos no Instagram;
  • 1/3 das histórias mais visualizadas são de empresas;
  • 75% das pessoas realizam uma ação depois de serem inspirados por uma publicação.

Precisando de mais motivos para investir em uma presença profissional na rede social? As vantagens são: ATRAIR>ENGAJAR>CONVERTER (seja em vendas ou no bom e velho relacionamento com seu público) através de uma experiência altamente visual.

Particularmente, acredito muito na ferramenta para criar um forte laço com o público, afinal, através do Instagram você pode utilizar da transparência para criar conexão emocional, ser autêntico e verdadeiro para gerar credibilidade para o seu negócio e humano para promover a empatia com o público. E o melhor: a rede social ainda tem um potencial orgânico incrível, ou seja, com um bom trabalho você nem precisa investir muita verba para anúncios, basta seguir os passos certos.

Confira agora, algumas dicas de como melhorar sua presença, aumentar o engajamento e alcance na rede social e, de quebra, algumas referências para se inspirar:

#BRANDING DIGITAL > MARKETING DIGITAL

“Reputação é repetição. O sucesso vem da continuidade”. Rafael Terra

Antes de sair postando qualquer foto, de qualquer jeito no Instagram, é muito importante desenvolver um planejamento e estabelecer a identidade da sua marca. Através das postagens você vai transmitir a essência da sua empresa, para isso, é necessário que os elementos estejam muito bem alinhados. Escolha um ou mais enquadramentos, defina as cores dos elementos da foto ou uma cor/filtro, estabeleça uma Brand Persona, utilize um tom de voz alinhado nos textos de apoio e mantenha CONSISTÊNCIA nas publicações, assim você estabelece identificação, vínculo e o mais importante: credibilidade. Confira alguns exemplos:

@insectashoes

https://www.instagram.com/insectashoes/?hl=pt

@nubankbrasil

https://www.instagram.com/nubankbrasil/

@mcdonalds_br

https://www.instagram.com/mcdonalds_br/?hl=pt-br

@jokenposushi

https://www.instagram.com/jokenposushi/

#INVISTA EM QUALIDADE

“Preço é o que você paga. Valor é o que você leva”. Warren Buffett

O engajamento visual é uma estratégia poderosa, se você souber aproveitar da maneira certa, com os equipamentos e a qualificação mais adequada. Já comentei no post “5 Erros que você pode estar cometendo com imagens nas redes sociais” que não contratar fotos profissionais é um erro fatal para a confiabilidade do público frente a sua marca. No Instagram não é diferente, investindo em qualidade você estabelece a imagem do seu negócio e aumenta a PERCEPÇÃO DE VALOR, o que com fotos “caseiras”, ou com qualidade ruim você não vai conseguir.

@restaurantecostadourada

https://www.instagram.com/restaurantecostadourada/

@moradadoscanyons

https://www.instagram.com/moradadoscanyons/

#BE REAL

“Para estabelecer conexão com os seres humanos, as marcas precisam desenvolver um DNA autêntico, o núcleo da sua diferenciação”. Kotler

O Instagram é um mundo perfeito, uma rede social para inspiração e para descobrir coisas que te interessam — e isso inclui conteúdos de marcas e empresas. A sacada que muitas marcas ainda não tiveram é que, o quanto mais o seu conteúdo parecer de um usuário comum, o quanto mais nativo, o quanto mais oferecer uma experiência que transporte a pessoa para dentro daquela foto, mais bem sucedido será. Deixe os anúncios comerciais para o Site e Facebook e lembre: as pessoas já estão cansadas de tanta propaganda. Não interrompa as pessoas, mas sim, crie um conteúdo interessante, chamativo, bonito e principalmente, real.

@danielwellington

https://www.instagram.com/danielwellington/

@converse_br

https://www.instagram.com/converse_br/

#USE OS INGREDIENTES CERTOS

Algumas práticas também ajudam a presença das marcas ser mais eficaz. Divulgar o Instagram nas demais redes sociais, interagir com o seu público-alvo (curtir e comentar as fotos que tenham relação com a sua área de atuação, conversar, engajar), utilizar a localização do seu negócio, não esquecer de utilizar as hashtags de forma estratégica e correta, marcar as pessoas na foto pelo @nomedeusuario, não esquecer das directs, utilizar os stories com planejamento e criatividade, ter uma bio do perfil clara (com descrição do negócio, endereço do site, localização, hashtag oficial a ser utilizada), criar textos curtos e chamadas instigantes, utilizar vídeos, aproveitar os conteúdos dos seus clientes (ufa!), são algumas dicas simples e eficazes para quem vai gerenciar a rede social.

*Para conferir alguns cases do próprio insta, acesse: https://business.instagram.com/?locale=pt_BR

*Para fazer um curso GRATUITO de instagram, clique aqui: https://www.facebook.com/blueprint/courses/category/instagram 
_

Se você gostou clica no !