Quais são os melhores horários para publicar nas redes sociais?

Um guia não tão definitivo!

Essa talvez seja uma das perguntas que mais recebo:

"Tuti, qual o melhor horário do dia para eu fazer uma publicação?"

O objetivo dessa pergunta é que, ao publicar um conteúdo a pessoa quer que ele atinja o maior número de pessoas possíveis. O bom e velho, TIMING da comunicação.

Mas a gente sabe que no digital nada é tão fácil e simples assim, tudo muda a todo instante e não há nada definitivo, nem mesmo uma receita pronta de bolo, que vale para todo mundo. As plataformas de mídia social também têm configurações diferentes o que dificulta a formação de um padrão.

Portanto, antes de tudo, quero deixar algo claro para você refletir:

Encontrar o melhor horário para postar — em qualquer rede social — é sobre conhecer seu público, testar diferentes momentos e medir resultados.

Sim, pensar em todos pontos de uma estratégia no digital depende do público que você quer atingir — e com o horário não seria diferente. Quanto mais você aprende sobre o seu produto, sobre as pessoas que o utilizam, como utilizam, e como o buscam, melhores serão seus resultados.

O fato é que o melhor momento para postar nas mídias sociais é quando seus clientes e seguidores estão online.

Parece óbvio, mas esse é um longo caminho a ser desvendado. Seus clientes são diferentes dos meus, ou do seu vizinho e, por isso, esse é um trabalho muito particular.
Algumas dicas para descobrir mais dados sobre isso, no Facebook por exemplo, é acessando o insights da sua página, ao clicar em "publicações" você tem os horários de picos de audiência da sua página:

https://www.facebook.com/FmundoRP/

Outra forma, é testando diferentes momentos de publicação. Experimente postar suas fotos no Instagram em horários estratégicos e tome nota dos dados: qual teve mais comentários, alcance, curtidas em determinado horário, repita isso por algumas semanas e cruze os resultados.

Sobre o tão sonhado padrão de horários, também chamados de "horários nobres das redes sociais", já foram feitos muitos estudos sobre isso e as conclusões variam muito. Vasculhei alguns dados de 2018 de fontes seguras para tornar sua vida um pouco mais fácil e te dar pelo menos, um guia de por onde começar!

Aqui estão os dias e horários que os pesquisadores acreditam ser horas de pico para o máximo envolvimento com suas postagens em cada rede social:

FACEBOOK

Hootsuit: indica que o melhor horário para postar no Facebook é entre as 12h e 15h da tarde de segunda a sexta. Nos finais de semana, das 12h às 13h.
Mentionlytics: aponta entre 13h e 16h na quinta e sexta-feira, ou 15h na quarta-feira. Se você deseja um número maior de compartilhamentos, o melhor é postar às 9h, 13h ou 15h. No sábado ou domingo, entre 12h e 13h.
Falcon: sugere o pico do Facebook entre 13h e 15h.
SproutSocial: os melhores horários para postar no Facebook são quarta-feira ao meio-dia e também às 14h e quinta-feira às 13h e 14h.

INSTAGRAM

Hootsuit: indica como melhor horário para postar no Instagram a partir das 12h às 13h de segunda a sexta. Eles recomendam também testar as horas de folga como as 19h: durante a semana e várias vezes durante o fim de semana.
Mentionlytics: recomenda das 8h às 9h e, em segundo lugar, às 17h. A dica deles é EVITAR publicar no Instagram das 15h às 16h. 
Falcon: 2 da manhã (pois o conteúdo tem uma chance maior de se destacar já que há menor número de publicações) e, em segundo lugar, às 17h.
SproutSocial: a melhor hora para postar no Instagram é quarta-feira às 15h, quinta-feira às 5h, 11h, 15h e 16h. E sexta-feira, 5 da manhã.

TWITTER

Hootsuite: 15h de segunda a sexta.
Mentionlytics: sugere as horas de pico os intervalos de trabalho: 17h às 18h.
Falcon:
acredita que o pico acontece ao meio-dia quando todos estão almoçando e das 17h às 18h, logo depois que as pessoas saem do trabalho.
SproutSocial: sugere o melhor horário para postar no Twitter na sexta-feira, das 9h às 10h.

LINKEDIN

Hootsuite: os melhores horários para postar no Linkedin segundo eles são 7h45, 10h45, 12h45 e 17h45 de segunda a quinta-feira. 
Mentionlytics: recomenda 12h, 17h e 18h.
Falcon:
como o Twitter, o tráfego do LinkedIn atinge o pico durante a hora do almoço durante a semana de trabalho e cai depois do trabalho e no fim de semana.
SproutSocial: melhor horário para postar no Linkedin é quarta-feira, das 15h às 17h.

Dica: é interessante também testar horários fora dos usuais, afinal, nos horários de pico, há também maior volume de publicações, que vão concorrer com as suas.

Bom trabalho!

Fontes:
Hootsuit: https://blog.hootsuite.com/best-time-to-post-on-facebook-twitter-instagram /
Mentionlytics:
https://www.mentionlytics.com/blog/best-times-to-post-on-social-media-2018/
Falcon:
https://www.falcon.io/insights-hub/topics/social-media-management/best-time-to-post-on-social-media-2018/#/GEN
Sproutsocial: https://sproutsocial.com/insights/best-times-to-post-on-social-media/