Mês passado, postei no Twitter a seguinte pergunta: "Quais são as suas cinco séries da vida?". Não havia regras. Eram as cinco séries que vocês consideram aquelas de estimação, sejam porque são as melhores que você já viu, ou as que, de alguma forma, foram importantes na sua vida. Muita gente sofreu, alguns brigaram comigo porque 5 era um número pequeno (mas, gente, era mais fácil de contar), outros me fizeram ficar chocado com as escolhas (cada um na sua, mas Gotham? Sério mesmo, seguidor?)… Mas, no final, cheguei a um ranking das 20 séries mais citadas e… Como eu amo meus seguidores!

Antes de começar a listar, vamos a algumas observações. Foram mencionadas 106 séries. 54 delas tiveram apenas 1 voto. Entre essas 54, estão séries que eu achei que teriam mais votos como Ally McBeal, Downton Abbey, The Shield e House. Muitas dessas 54 ainda estão no ar, então, entendo que não tenham recebido tantos votos.

A contagem dos votos. E aqui eu peço que vocês considerem que a contagem dos votos foi feita com a ajuda de uma empresa super respeitada de auditoria. Mentira! Fui eu e somente eu e uma planilha tosca de Excel (programa este que tenho intimidade zero). Mas, posso garantir que eu levei todos os votos em consideração (até o de Gotham. Sério mesmo, seguidor?).

Chega de embromação e vamos às 20 séries mais votadas por você, querido seguidor do @tvwatch no grande site Twitter:

Seinfeld (8 votos): a série sobre o nada tinha que estar nessa lista. Ela foi, para muita gente, a melhor série de comédia já feita e revelou ao mundo a maior atriz da TV atualmente: Julia Louis-Dreyfuss.

Community (9 votos): primeira surpresa da lista. A série é ótima, as duas primeiras temporadas são impecáveis, mas ela perdeu o fôlego no final e acabou indo pra um serviço de streaming que ninguém tinha. Mas merece o lugar na lista pelos episódios meio experimentais e engraçadíssimos das primeiras temporadas (como aquele do paintball).

Parks and Recreation, Gilmore Girls, Fringe, Arquivo X (10 votos): quatro séries com protagonistas femininas que, até hoje, são amadas pelo público. Confesso que fiquei surpreso com Arquivo X não estar no topo e com a presença de Fringe na lista. Mas achei legal a coincidência de duas séries de ficção terem recebido o mesmo número de votos. As garotas Gilmore, que voltaram recentemente ao ar, e a ótima Parks and Recreation conseguiram superar temporadas irregulares e entraram na lista.

Friday Night Lights, Grey's Anatomy, The Leftovers, Veronica Mars, The West Wing (12 votos): The Leftovers é a série mais nova a entrar na lista. Talvez ainda se aproveitando do hype da (ótima) última temporada. E, se você esquecer a primeira temporada, de fato, estamos diante de uma das melhores coisas que a TV nos mostrou nos últimos tempos. Grey's Anatomy tá ruim, mas o coração das pessoas ainda lembra das primeiras temporadas. Friday Night Lights e Veronica Mars foram a cota de séries teens (de qualidade) da lista. E The West Wing é inesquecível mesmo e tinha que estar aqui.

The Wire (13 votos): minha série preferida da vida. A maior obra televisiva já feita. Não entendo como não está no topo da lista.

The Sopranos (14 votos): 10 entre 10 críticos elegem esta a melhor série já feita. Não tinha também como estar de fora. Apesar do final controverso, a série é um marco na HBO e redefiniu muito a maneira como se produz e se assiste à TV nos dias de hoje.

Mad Men (16 votos): a surpresa aqui não é nem a excepcional série estar na lista, mas ter conseguido mais votos que Sopranos e The Wire. Vale sempre destacar o trabalho fantástico do Jon Hamm e da Elisabeth Moss, além da produção impecável que fez dessa série uma das minhas preferidas da vida.

Battlestar Galactica, Game of Thrones, Six Feet Under (19 votos): Game of Thrones é a única série da lista que ainda está no ar, mas era inevitável a sua presença. A série é o assunto mais comentado no dia seguinte ao episódio ir ao ar, as pessoas se mobilizam para vê-la, é muito bem produzida e já ganhou um monte de prêmio. Battlestar Galactica tem uma legião de fãs que amam a série, que trouxe um texto arrebatador para uma série de ficção científica remake de uma série meio galhofa dos anos 80. Six Feet Under tem, na minha opinião, um dos melhores finais da história da TV. Se não viu, veja e prepare os lenços.

Breaking Bad (36 votos): agora a coisa ficou séria. Olha o tanto que o número de votos cresce nas três últimas séries citadas. A história de como Walter White se transformou no maior vilão que amamos da TV quase conquistou o primeiro lugar, mas…

Friends (37 votos) e Lost (37 votos): … foi impossível bater as duas séries mais populares do Twitter. Lost e Friends apareceram em quase todas as respostas que recebi. E não me surpreendeu nem um pouco. Afinal, qualquer notícia sobre essas duas séries ainda repercute de tal forma na rede social que era inevitável que as duas levassem o primeiro lugar. A surpresa veio por causa do empate.

Foi isso. Obrigado a todo mundo que respondeu, retuitou e me ajudou a contar os votos (ninguém, fui eu sozinho). Achei a lista bem bacana. A maioria da minha lista pessoal está aí também. Aproveita e lê o post do blog Legendado sobre esse assunto e comenta o que você achou da lista final.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store