As constantes mudanças no mercado e no cenário econômico e social fez com que as organizações busquem implantar políticas educacionais em seus sistemas de gestão. Essas políticas são resultado de estudos e levantamentos realizados através da avaliação de sua dinâmica econômica e impactos ambientais e sociais ocasionados por suas atividades econômicas, que resultaram em processos de reestruturação afim de se obter não só resultados positivos para a empresa, como para a sociedade e o meio ambiente, que sofre indiretamente com as consequências (LEFF, 2011).

Com o advento da série ISO 14.000, as empresas passaram a buscar um equilíbrio entre a…


Ele está tentando socializar

Sou do tempo que as comunicações eram feitas via olho no olho. No máximo, mandávamos uma carta, SMS ou e-mail. Sim, era um pouco chato, mas ainda existia algo humano nessas atitudes. Hoje, a tecnologia facilitou a comunicação, mas também o descarte.

Você conhece uma pessoa através das redes sociais, aplicativos de encontros ou qualquer outro meio virtual. Rola aquela atração pelos filtros do Instagram e daí temos uma loteria: espelhamos em nossas fotos quem queremos ser. Raramente deixamos ao natural ou retratamos coisas corriqueiras do nosso dia a dia. …


Não esperava te reencontrar de forma tão inesperada. Ainda estou atônito com a surpresa. Estamos bem diferentes. Acho que em contextos diferentes… Mas sabia que você iria falar e você sabia que eu falaria também. Eu não sei o que aconteceu no passado da gente. Da última vez que nos falamos, não percebi que você era você, pois nem sempre letras e sons sintetizados podem transmitir quem realmente é uma pessoa até que possamos sentir o toque, seu calor e emoções.

Até hoje sabíamos que você era uma pessoa que eu interagia socialmente, um dos meus seguidores e eu, alguém…


A cada dia que passa, assistimos ao fim do mundo como o conhecemos. O fluxo constante de mudanças torna o mundo um lugar exclusivo de cada dia. A sociedade muda, a natureza muda, a idade em nossos corpos avança e são alteradas a cada suspiro.

Mudança é a chave do nosso cotidiano.

Eu não sou muito simpático para mudanças. Não por medo, mas pela confusão que elas podem causar caso não sejam bem “geridas”. Não gosto quando o mundo ao meu redor se transforma em algo que não consigo entender, controlar ou reconhecer. Seja sobre novos lugares, projetos ou mesmo…


Hoje eu aprendi uma lição de vida muito simples, mas possivelmente importante. O revelador é enigmático, vira a cereja do bolo, mas, provavelmente não quer ser uma surpresa como outra qualquer.

Uma pessoa que é muito importante para mim vem lutando contra um problema difícil e aparentemente intratável, há muito tempo. Apesar da luta, dias de altos e baixos, ele se mantém focado em seus objetivos e sonhos, mesmo com todo o sucesso profissional que todos desejam ter.

Nem sempre o sucesso profissional se traduz em felicidade. Muitos conquistam espaços invejáveis na vida profissional e pessoal, mas não estão felizes…


Eu me conheço?

Ontem eu estava trocando mensagens de texto com o meu melhor amigo. Nós geralmente conversamos sobre as mais diversas coisas por mensagens. Filmes, academia, comidas, garotos, política...

A lista continua e continua.

É quase como parte do meu subconsciente. Qualquer assunto, qualquer ideia, por mais aleatória que surja na minha cabeça, vai pro meu telefone e vira mensagem. Eu sei que a tecnologia está destruindo as relações interpessoais, mas tento conciliar as coisas para que eu não seja absorvido por ela.

No entanto, não é sobre isso que eu quero falar.

Ontem estávamos conversando (mensagens de texto) sobre as relações…


Skirt — Kylie Minogue

A mudança nunca vem de fora. Ela vem de dentro, aos poucos, quando nos permitimos mudar. Foi assim que eu percebi que estava mudando, aceitando algumas coisas que achei serem defeitos únicos, mas tão comuns para todos. Foi assim que, finalmente, consegui me olhar inteiramente nu diante do espelho. De tanto me esconder, não sabia que era pouco diferente daqueles outros que já vi nus diante de mim. Talvez seja fácil para os outros, mas para mim sempre foi difícil, por estar rodeado de pessoas que seguem um padrão que não era o meu.

Hoje não me cobro por nada. E não me culpo.

Pela primeira vez em muito tempo, me senti livre diante de alguém.

Foi assim que comecei a ser feliz.


Nos acostumamos a escutar em qualquer evento motivacional ou na leitura de autores da temática que “você tem que amar o que faz. Se você não ama do que faz, você pode muito bem ficar em casa”.

Não há nada de errado em amar o que você faz, é claro! Só não considero como pré-requisito para construir uma grande carreira ou para ser bem sucedido em um trabalho. Na verdade, acho que soa como falsidade alguém afirmar que é bem sucedido porque ama o que faz. Vejo da mesma forma um rico afirmando que o dinheiro não importa. Eles valorizam…


Dizem que a melancolia é o resultado do abatimento mental e físico ocasionado por distúrbios psiquiátricos, especialmente relacionado à psicose maniaco-depressiva. Prefiro a visão romântica da coisa: uma tristeza profunda, a falta de algo que nunca será conquistado, ou ainda, um desencanto geral da vida.

Peppa Periguete: filósofa contemporânea.

Essa minha preferência pelo lado romântico das coisas (por mais graves ou “loucas” que sejam) se dá pela forma que vejo o mundo. Não consigo enxergar coisas ruins, mesmo nas coisas ruins. Sempre tiro algo bom e tento me convencer que está tudo bem, me agarrando a isso, por mais contraditório que seja.

Hoje me…


Hoje me pergunto se algum dia você percebeu como tentei te fazer especial na minha vida, se consegui te mostrar que queria muito mais que a sua companhia. Nesse momento, fico feliz: tenho certeza que fiz tudo o que podia, ainda que não tenha dado certo da maneira que esperávamos.

A ideia de voltar a ser quem eu era me seduz

Mas hoje, eu quero te ver partir. Hoje é a última vez que me permito reviver coisas que nem chegamos a viver direito. Já aceitei as minhas tentativas, valorizei as minhas investidas e continuo apaixonado por minhas esperanças, mas cada uma delas não são mais dedicadas a você.

Não é uma questão de desejar mal, só não te desejo mais.

Uberdam Andrade

Ambientalista, professor universitário e surfista. Contato: uberdam@outlook.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store