Como uma empresa inovadora de saúde digital da Argentina instalou sua sede no Reino Unido
Por Mark Ramondt, co-fundador da MultiplAI Health
Read in English. Lee en Español.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no mundo, responsável por quase 18 milhões de mortes por ano, ou 31% das mortes no mundo inteiro, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Com estas informações e a experiência científica e médica de mais de 20 anos de nossos co-fundadores, Santiago Miriuka e Charlie Luzzani, decidimos que era hora de pensar fora da caixa para resolver os principais desafios ao tratar de doenças cardiovasculares: diagnóstico e estimativa de prognóstico.
A ciência mapeou os fatores de risco que podem levar a complicações de uma doença cardiovascular. A perspectiva da saúde de uma pessoa é extremamente complexa, pois depende de vários fatores que mudam de pessoa para pessoa. Por este motivo, é difícil ter um diagnóstico específico sem muitos testes potencialmente demorados e caros. Mais de 75% da população mundial atual não tem acesso aos modernos serviços de diagnóstico. Nós queremos mudar isso. Sabemos que o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso das intervenções, mas, atualmente, a ciência cardiovascular ainda confia em marcadores bioquímicos únicos, como o colesterol.
O que o MultiplAI criou foi um exame de sangue baseado na mais moderna inovação em inteligência artificial para identificar variações moleculares no sangue indicadoras de um aumento no risco de um evento cardiovascular. A tecnologia nos permite oferecer um teste de biópsia total no sangue com alta precisão diagnóstica a uma fração do custo das opções existentes.
Nosso processo patenteado de transformação de dados RNAseq possibilita representar a incrível complexidade do RNA em formatos altamente eficientes, ideais para análise algorítmica. Imagine medir todas as alterações do RNA sanguíneo que um fator de risco cardíaco pode induzir ao mesmo tempo. Isto cria um poderoso, profundo e preciso “superbiomarcador” que pode transformar o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento de doenças cardiovasculares, nos levando à verdadeira medicina de precisão cardiovascular.
MultiplAI começou na Argentina em 2019 e, no início deste ano, decidimos procurar mercados que pudessem nos ajudar a levar a empresa a um estágio global. Londres se tornou uma escolha óbvia porque é um dos principais centros de biotecnologia, IA e genômica do mundo, atraindo talentos científicos de classe mundial e parceiros potenciais que são necessários para o sucesso de nossos esforços para tornar o diagnóstico e prognóstico de doenças cardiovasculares universalmente acessível a qualquer pessoa, em qualquer lugar.
Em 2020, as empresas britânicas de biotecnologia arrecadaram um recorde de £2,3 bilhões, e o Reino Unido foi o terceiro no mundo em investimentos em tecnologia da saúde (atrás dos EUA e da China). O cenário de tecnologias para saúde está crescendo tão rapidamente que o Reino Unido já pôde mapear 100 empresas que trabalham no setor. Além disso, fomos uma das nove empresas globalmente selecionadas para fazer parte do Illumina Acceleration Program, sediado em Cambridge, no Reino Unido.
A equipe do Governo Britânico em Buenos Aires nos apoiou nesta jornada com conselhos especializados no setor e esclarecimentos dos processos para a criação e transferência de nossa equipe para o Reino Unido, o que facilitou e acelerou a nossa expansão.
À medida que a tecnologia amadurece e se torna mais disruptiva na indústria da saúde, ela apoiará a implementação de cuidados acessíveis, econômicos e sustentáveis, ao mesmo tempo em que se tornará cada vez mais personalizada e focada no paciente. Os avanços em áreas como inteligência artificial e biologia computacional farão da saúde um assunto mais universalmente acessível e salvarão mais vidas. A mudança para o Reino Unido colocará a MultiplAI Health no coração de um ecossistema vibrante de ciências da vida para encarar a fronteira de tecnologias inovadoras de saúde com potencial global.
Entre em contato com o DIT para iniciar sua jornada de internacionalização.