O papel do Governo Britânico no desenvolvimento de energia a partir da Indústria de Resíduos

UK in Brazil
4 min readJun 29, 2021

--

Por Deborah Sacks, Especialista em Resíduos e Recursos do Ministério Comércio Internacional do Reino Unido

Read in English.

O ponto chave na gestão sustentável dos resíduos é fazer da opção certa a opção mais fácil. É preciso haver um motivo para gerenciar adequadamente os resíduos, de maneira a não causar danos ambientais. São necessárias uma forte regulamentação e penalidades para evitar o descarte incorreto de resíduos, como o despejo ou o lixo. Deve haver também um incentivo para elevar o gerenciamento de resíduos na hierarquia de resíduos, ou seja: para reduzir a quantidade produzida, depois reciclá-la e finalmente recuperar energia.

A reciclagem de resíduos requer a coleta de materiais usados e seu envio para reprocessamento em novos produtos. Isto pode ser feito utilizando uma gama de equipamentos ou abordagens de trabalho intensivo, mas o elemento essencial é capturar o material e mantê-lo limpo e separado para que a qualidade do reciclado seja suficientemente boa.

A recuperação de energia pode ser cara porque requer engenharia de alto nível e deve incluir a limpeza do gás que impede emissões de poluentes para o ar. O papel do governo é criar regulamentações e incentivos para que esta abordagem valha a pena.

A abordagem no Reino Unido envolve garantir uma boa e clara regulamentação para que os proprietários e as empresas tenham clareza sobre como devem administrar seus resíduos, e entendam que haverá fortes penalidades se violarem as regras. O “crime do lixo” é um problema em todos os países e o Reino Unido criou recentemente a Waste Compliance Taskforce, que promove a aderência aos regulamentos.

No passado, enviar resíduos para aterros sanitários era a opção mais barata no Reino Unido. Embora estes sejam aterros sanitários bem projetados, eles são uma fonte de emissões de gases de efeito estufa e estão sendo gradualmente eliminados. Isto está sendo conseguido com a introdução do Imposto de Aterro sanitário — uma taxa cobrada sobre cada tonelada de resíduo biodegradável enviado a aterros sanitários. Quando o Imposto de Aterro sanitário foi introduzido em 1996, a taxa era de £2,65 ($3,75) por tonelada. Uma “escada rolante” foi aplicada ao longo dos anos, de forma que a taxa atual é de £96,70 ($136,96) por tonelada. Isto significa que compensa encontrar rotas alternativas de tratamento de resíduos. Este dinheiro pode ser gasto com energia de alta qualidade proveniente de instalações de resíduos que são devidamente projetadas para evitar a poluição.

O custo da eliminação de resíduos é suportado principalmente pelos municípios, que têm a obrigação de coletar e eliminar os resíduos domésticos. Este custo, por sua vez, é repassado aos proprietários através de um imposto predial coletado pelos conselhos, sendo este amplamente proporcional ao valor de uma moradia. Os conselhos têm impulsionado o fornecimento de energia a partir de instalações de resíduos desde que tiveram que encontrar soluções acessíveis e sustentáveis para a disposição de resíduos para suas comunidades. A entrega de energia a partir de instalações de resíduos foi fortemente apoiada pelo Governo Central através da criação de uma equipe dentro do Programa de Entrega de Infraestrutura de Resíduos, que assessorou em contratos, tecnologia e financiamento. O Governo também forneceu “permissão para tomar empréstimos” aos municípios através da Iniciativa Financeira Privada e Parcerias Público-Privadas.

Uma delas foi a de utilizar energia proveniente de resíduos em países que possuem usinas elétricas alimentadas a carvão, processando lixos residuais em “Combustível Derivado de Resíduos” (RDF). Isto envolve triturar e secar os resíduos e depois co-incinerá-los com carvão em usinas elétricas ou usá-los como combustível em fornos de cimento. Podem ser necessárias adaptações para evitar a poluição do ar nestas instalações, mas isto é mais econômico do que a construção de novos incineradores a partir do zero.

Agora há um estado estabelecido de energia proveniente de instalações de resíduos no Reino Unido e a atenção está voltada para como torná-las mais eficientes e neutras em termos de carbono. A eficiência destas instalações está sendo promovida através da implementação de fornos de aquecimento para uso em áreas industriais ou residenciais — isso também pode ser usado para resfriamento para centros de dados ou produção de alimentos, estes podem ser mais relevantes para o Brasil.

Agora estamos dando atenção à discussão sobre como tornar as plantas EfW neutras em carbono através da captura e armazenamento de carbono. A tecnologia para isto poderia ser comprovada dentro dos próximos dois anos, e está sendo estudada a forma como isto pode ser pago e entregue da maneira mais eficaz. Atualmente a captura de carbono não tem valor de mercado e é papel do Governo introduzir um sistema que lhe garanta isso para que se possa investir nesta nova tecnologia.

A próxima etapa no Reino Unido é levar adiante projetos para converter resíduos em combustíveis ou produtos químicos para o transporte. Isto ajudará a descarbonizar os setores onde os desafios são maiores.

Para saber mais sobre o trabalho do Governo Britânico para energias renováveis, visite nossa página.

--

--

UK in Brazil

Page for the British Diplomatic Mission in Brazil. Página da Missão Diplomática Britânica no Brasil. Welcome to GREAT!