TV RECORD: EM 1966 A ERA RUIM COMEÇA A DAR A CARA

ultra jornal ceunsp
5 min readMay 24, 2017

--

Após 13 anos de funcionamento a emissora começa a passar por momentos ruins, em 1966 a sofre um grande incêndio onde o prejuízo foi calculado em cerca de 2 bilhões de cruzeiros. Nesse incêndio foram perdidos cerca de 320 rolos de fitas, algumas incluindo longos e preciosos trechos da inauguração da TV Record, em 1953. Com a chegada da TV Globo em São Paulo e o crescimento da antiga rival Tupi, a Record perde parte considerável de sua audiência.

E em 1969 a emissora sofre mais um grande incêndio desta vez no Teatro Record no bairro da Consolação em São Paulo, a emissora então decide transferir suas instalações dali para a Rua Augusta, ficando ainda mais próxima do centro de São Paulo.

Na virada da década em 1970, juntamente com as redes Globo e Tupi, a TV Record (encabeçando as Emissoras Independentes) transmite a Copa do Mundo FIFA de 1970, a primeira Copa a ser transmitida ao vivo para o Brasil. Ainda nessa época, a Record passa a investir em telenovelas e lança grandes sucessos de audiência como os clássicos As Pupilas do Senhor Reitor e Os Deuses Estão Mortos, ambas de Lauro César Muniz.

No dia 10 de abril de 1972 é transmitido diretamente de Los Angeles, Estados Unidos, a cerimônia do Oscar. Ainda nesse ano, é lançado o Jornal da Record em substituição ao antigo Jornal da REI. Destaca-se ainda o Record em Notícias (criado em 1973), apresentado diariamente ao meio-dia por Hélio Ansaldo e uma banca de comentaristas; Bronco Total, programa humorístico estrelado pelo comediante Ronald Golias; e Os Insociáveis estrelado pelo grupo que mais tarde seria conhecido como Os Trapalhões. Com a venda da TV Rio para outros empresários, a Record torna-se a única administradora das Emissoras Independentes.

Apesar das grandes atrações, nesse mesmo período a Record passa por uma grave crise financeira onde chega a vender o Teatro Record da Augusta no centro de São Paulo, com a tentativa de contornar a crise, porém ela se agrava ainda mais quando em 1974 a emissora sofre mais um grande incêndio. Então Paulo Machado de Carvalho proprietário do canal não vê outra saída senão vender 50% do canal, quando 40% foi vendido para uma associação de fazendeiros e 10% foram adquiridos por empresários paulistas. Dessa forma, a TV Record consegue fôlego novo, inclusive contrata Flávio Cavalcanti, que antes trabalhava na TV Tupi Rio, e também impede a saída de Raul Gil, sua principal atração, para a Rede Bandeirantes, ao renovar seu contrato. Mas a emissora não consegue evitar a saída Chacrinha para a TV Tupi.

Em 1975 o empresário Silvio Santos convence a associação de fazendeiros a vender seus 40% da emissora, e em maio do mesmo ano ele compra os outros 10% que pertenciam aos empresários. Então Silvio decide ir à justiça, reivindicando seu direito de administrá-la. O Grupo Paulo Machado de Carvalho não concorda com a situação, mas é obrigado a aceitar administrar a emissora junto com Grupo Silvio Santos. Com isso, Silvio passaria a ter mais espaço para exibir os seus programas em um canal de TV, uma vez que o animador havia perdido espaço na Globo. O empresário também vence uma concessão para administrar o canal 11 do Rio de Janeiro e batiza a nova emissora carioca com o nome de TVS — TV Studios e passa a trocar alguns programas dela com a TV Record de São Paulo.

Apesar do sucesso de audiência que os programas de Silvio trazem para Record (e que também eram exibidos pela REI), a emissora perde bastante público por conta do crescimento da Rede Globo. A Rede de Emissoras Independentes, ainda lideradas pela Record, perde a liderança nacional de audiência para a emissora global. Mesmo com o declínio, Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho conseguem adquirir concessões para operar canais de TV em Franca e São José do Rio Preto ampliando a cobertura da Record no interior do estado de São Paulo. A emissora passa a apresentar alguns desenhos animados, seriados, filmes americanos em sua grade e também contrata Silvio Luiz para apresentar o programa De Olho no Lance já quase no fim da década.

Em 1980 a Rede tupi fechou, e o Silvio Santos decidiu concorrer por algumas concessões de emissoras. Ele ganhou concessões de vários canais, o canal 4 de São Paulo, o canal 5 de Porto Alegre (antiga TV Piratini) e o canal 2 de Belém (TV Marajoara). Silvio Santos ainda recebe o canal 9 do Rio de Janeiro (antes pertencente à TV Continental) e o canal 12 de Brasília. Então, em 1981, Silvio fundou o famoso SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).

Com o surgimento do SBT, a Record acabou ficando em segundo plano para Silvio Santos, a partir daí a empresa foi perdendo público e o faturamento foi caindo. A audiência da Record despenca para o quinto lugar no Ranking Nacional de Emissoras, perdendo para as grandes Globo, SBT, Bandeirantes e a novata Rede Manchete de Adolpho Bloch.

Percebendo a grande queda no sucesso da emissora, Silvio santos resolve não investir mais nela e toma para si o canal 9 do Rio de Janeiro. Convicto de que a TV Record não teria mais alguma importância tanto para si quanto para Paulo Machado de Carvalho, Silvio Santos convence o empresário a vender a emissora, já aos frangalhos. Nesse momento, a Record limitou-se a apenas três emissoras próprias: TV Record São Paulo (geradora), TV Record Franca e TV Record Rio Preto.

Enquanto o destino da emissora era discutido pela família Machado de Carvalho e por Silvio Santos, a Record realiza alguns esforços para ainda tentar atrair a atenção do público: o canal decide exibir algumas produções estrangeiras consagradas e investe um pouco mais em jornalismo, remodelando seus telejornais. No ano de 1987, a TV Record deixa de exibir o Programa Silvio Santos.

A emissora só foi voltar a se erguer quando foi vendida para o bispo e empresário Edir Macedo, que tomou posse dela em 1991. A partir daí, a TV Record sofre grandes mudanças, altera seu logo e seu nome passa a ser Rede Record de Televisão. A mudança gradativa de seus diretores e administradores surte um ótimo efeito, tanto que no mês de outubro daquele mesmo ano a emissora chega a empatar em alguns momentos com a Globo na audiência da região da Grande São Paulo.

Nessa época são lançados vários programas novos na emissora como o Pintando o Sete, programa destinado ao público infantil que exibia diversos desenhos; Super Esporte, atração que mostrava notícias do esporte; e também sua nova sessão de filmes: Super Tela, a qual é exibida até os dias atuais.

O telejornalismo é mantido como o carro-chefe da emissora, e o Jornal da Record passa a ser exibido também aos domingos e tendo correspondentes no exterior. Alguns programas da antiga gestão também são mantidos como o Programa Ferreira Netto, um talk-show apresentado pelo jornalista de mesmo nome. A emissora também passa a exibir produções estrangeiras consagradas como as séries Super Vicky, Perdidos no Espaço, Os Três Patetas, Viagem ao Fundo do Mar, Família Robinson, O Túnel do Tempo, Daniel Boone, dentre outros clássicos antigos.

.

Escrito por Lucas Camilo, estudante de Jornalismo no CEUNSP/Campus Salto.

.

Fonte:

www.recordtv.r7.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/RecordTV.

--

--