Lentidão no tempo de carregamento de página: não comprometa o site dos seus clientes!

Umbler
4 min readMar 30, 2021

--

De nada adianta sua agência trabalhar pesado para ter conteúdos otimizados para SEO se há lentidão no tempo de carregamento de página.

Ano passado, o Google divulgou uma modificação no seu algoritmo, frisando que considerará sete fatores para analisar a experiência do cliente em sites, sendo que três deles são novos:

  • responsividade,
  • segurança de navegação,
  • HTTPS,
  • cumprimento das diretrizes para anúncios intrusivos,
  • interatividade,
  • estabilidade visual,
  • tempo de carregamento da página.

Dessa forma, a preocupação com a velocidade deve ser uma das principais prioridades da sua agência, uma vez que a lentidão compromete completamente a impressão que o visitante terá do seu site.

Como consequência, o Google penaliza a página, influenciando no ranqueamento de forma negativa.

Continue lendo o nosso post e saiba mais sobre o tempo de carregamento da página e os seus principais impactos.

Quais são os impactos da lentidão do tempo de carregamento de página de site?

Como já falamos, o tempo de carregamento da página traz diferentes consequências para o site. Confira quais são as principais!

Usabilidade

Nós estamos tão acostumados a navegar na internet que não lembramos de como um site demorava para carregar antigamente. Hoje em dia, desejamos ter tudo muito rápido e com poucos cliques.

Caso isso não ocorra, nos sentimos incomodados e não gostamos da usabilidade oferecida.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Neil Patel, o guru do marketing digital, 47% dos visitantes esperam que uma página abra em menos de dois segundos.

Além disso, 40% dos usuários a abandonam caso leve mais de três segundos!

Vale ressaltar que a usabilidade não está relacionada apenas com a abertura da página inicial, mas também de todas as abas, como blog, contato, sobre a empresa o que mais existir no site.

Bounce Rate

Você com certeza já ouviu esse termo em uma reunião na sua agência, não é?

O bounce rate é uma métrica que analisa quantos “abandonos” da página ocorrem, ou seja, quantas pessoas entraram e saíram logo em seguida, sem fazer interação alguma, como navegar em outras abas, realizar uma compra ou até mesmo ler um artigo.

Isso pode ocorrer por diferentes motivos, como:

  • clicaram um link externo que abre na mesma página,
  • clicaram no botão “voltar”,
  • fecharam a aba,
  • digitaram outro endereço ou realizaram uma pesquisa na aba em que o site estava aberto.

No caso do abandono ter relação com o tempo de carregamento da página, normalmente, ele ocorre sem nem a página ter carregado completamente, deixado o usuário impaciente.

Então ele clica em “voltar” ou faz outra pesquisa para encontrar o que ele está procurando, indo para o site do concorrente, que tem um carregamento melhor.

Essa é a primeira razão do bounce rate ser negativo, e a segunda está relacionada com o ranqueamento, como falaremos a seguir.

SEO

Tanto a baixa usabilidade quanto o bounce rate têm relação direta com o SEO.

É comum pensarmos que ele depende apenas da escolha correta e repetição das palavras-chave de maneira estratégica, mas, no fundo, sabemos que vai muito além disso.

O ranqueamento do Google considera cerca de 200 fatores e a produção de conteúdo é apenas um deles, restando fatores relacionados com outras áreas, como:

  • domínio,
  • site e sua arquitetura,
  • backlinks,
  • spam on page e off page.

Além disso, como já falamos antes, o tempo de carregamento de página será um dos fatores considerados a partir de maio deste ano, visando proporcionar uma melhor experiência.

Isso também pode ser chamado de maior exibição de conteúdo, ou ainda de LCP, sigla em inglês para essa métrica que avalia o desempenho do carregamento do maior bloco do site, seja uma imagem ou texto, por exemplo.

Dessa forma, a lentidão tem um grande impacto no SEO, o que, com certeza, diminui as visitas orgânicas do site do seu cliente e ainda prejudica as outras estratégias de marketing, como a criação de conteúdo para o blog.

Qual deve ser o tempo de carregamento de página?

Não existe realmente um tempo de carregamento de página ideal que deve ser seguido à risca, mas sim uma faixa que o Google indica.

De acordo com a empresa, o LCP, ou seja, o maior elemento na página deve carregar em até 2,5 segundos após a sua abertura.

Quando antes isso ocorrer, melhor. Se estiver entre 2,5 e 4,0 segundos, é preciso buscar maneiras de aprimorar isso.

Acima de 4 segundos, o carregamento está muito ruim e precisa ser trabalhado com urgência.

Nós recomendamos, então, que o tempo seja próximo de 2 segundos, tanto por questões de SEO quanto para oferecer para o usuário uma melhor experiência.

Para fazer essa medição, você não precisa abrir uma página e simultaneamente clicar em um cronômetro. Essa medição seria extremamente imprecisa e teria um grande erro!

Além disso, você teria que repetir esse processo para todas as páginas do site. Seria um tempo gasto para coletar informações incertas.

Felizmente, existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas para analisar o tempo de carregamento de página e trazer resultados certeiros.

Para ler o conteúdo na íntegra, acesse este texto no blog da Umbler: https://blog.umbler.com/br/lentidao-no-tempo-de-carregamento-de-pagina

--

--

Umbler

Oferecemos soluções de hospedagem de sites, e-mail profissional, registro de domínio e educação para agências digitais entregarem mais valor aos empreendedores!