Ubuntu: um meio de reintegração ao bem maior

Telesrion
Escritores da Liberdade
2 min readJan 3, 2019

--

Ubuntu é um conceito filosófico originado na África subsariana cujo seu significado exprime as mais diversas recomendações para um bom convívio em sociedade. Algumas pessoas como no caso Nelson Mandela (pessoa do qual é dita como uma personificação de ubuntu) se inspiraram neste conceito para conseguir encerrar conflitos e discriminações dos mais diversos tipos, tanto que em seu movimento na Liga da Juventude ANC está dito que “ Ao contrário do homem branco, o africano quer o universo como um todo orgânico que tende à harmonia e no qual as partes individuais existem somente como aspectos da unidade universal “.

O própio Nelson Mandela diz que ubuntu possui significados como: respeito, cooperação, partilha, comunidade, cuidado, confiança e generosidade. E dentro dessas palavras encontramos tantos outros significados que nos move em busca de um convívio mais atencioso com aqueles que partilham o mesmo espaço que o nosso.

No meio disso tudo existe um bem maior que muitos buscam e que está atribuído como o ingrediente raiz de ubuntu, que seria ele, o amor. Aquele em que nos encontramos felizes em não só sentir como também transmitir ele à algo ou alguém, e que quando se encontra em um estado mais maduro, é capaz de proporcionar felicidade naquele que dá liberdade ao outro permitindo que ambos se desenvolvam. Com isso nutrindo e se servindo como alicerce para aqueles na qual agora estarão se tornando.

É nesse ponto que surge a ponte entre ubuntu e o amor. Onde o amor maduro compreende as necessidades do ubuntu sem que aconteça uma interferência nas necessidades pessoais do ser, se tornando um com ele, e onde ubuntu encontra uma luz que se expande conforme o amor se eleva, tornando o grau de suas ações genuínas.

Portanto, assim consigo ligar o meu progresso pessoal ao progresso daqueles que convivem comigo. Surgindo-se então a frase “ sou o que sou pelo que nós somos “.

Agradeço a todos que leram até aqui e ao pessoal que promoveram o evento COMEGA 2017, onde eu tive meu primeiro contato com esta palavra.

Extensão: Ubuntu por Thiago Rodrigo & Revista do Instituto Humanitas Unisinos.

--

--