Manifesto da tristeza.
Para quem possa se interessar e para ela.
De algum modo que eu ainda não sei explicar como, teve um dia em que as coisas não saíram como esperado e então… eu estava quebrado.
A sensação de ruptura durou menos do que eu imaginava, pelo menos foi o que pensei. A verdade é que desde então eu nunca mais fui o mesmo, uma vez quebrado, sempre quebrado.
Atenção: Teste para saber se você também está quebrado. De maneira nenhuma faça esse teste se por um acaso você tenha medo da resposta.
…
Você é quem sabe…
O teste é bem simples: se depois de ler a frase abaixo você entender e pra piorar concordar com, a frase parabéns, você também pode se considerar um quebrado.
A frase…
A árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira. — Provérbio árabe.
Entendo hoje que não tem como se prevenir contra a tristeza, não tem vacina nem estilo de vida saudável que te proteja. Entendi que inevitável mente aquilo que vai te quebrar é feito de um material muito parecido com o seu, como o machado e árvore.
Assim a tristeza lhe oferece a primeira lição: se dói é porque você não esperava, se não esperava é porque confiava e se confiava é porque confiar sempre é o correto a se fazer.