Geilson

Geilson de Macedo — IFRN Macau

Oi, gente! Meu nome é Geilson, tenho 47 anos e estou cursando o 7º período de Licenciatura em Biologia. Parei de estudar em 1990 e voltei a estudar em 2013, incentivado por minha filha e desejo meu também. Estudei sempre em escolas públicas. Participei da seleção do Enem como desafio. Como o vídeo que enviei do 1 minuto IFRN retrata, minha filha falou: faz o Enem, pai, tem a disciplina de Inglês. Desde os 7 anos de idade assisto filmes legendados, onde os áudios são em Inglês. Adquiri desde então uma certa capacidade de traduzir do Inglês para o Português, mas, voltando ao início de tudo, fiz o Enem em 2013 e passei para três universidades. Não tinha falado para minha filha até então, pois logo em seguida ela tinha sido aprovada no processo seletivo para o curso de de Química no IFRN, Campus Macau.

Das três universidades, escolhi o IFRN Macau por sua proximidade com minha casa. Escolhi Biologia e me apaixonei. Estudar no IFRN era um sonho antigo. Sempre passava pelo Campus e dizia um dia vou estudar aí, então consegui, estudando através do YouTube várias horas do dia. Me encontrava desempregado e sempre dizia a minha esposa: vou passar e vai valer o meu esforço! E graças a Deus entrei em 2014, junto com minha filha. Surpresa e espanto para alguns: um cara de 44 anos na época entrar numa faculdade, no meio de pessoas com faixa etária de 17, 18, 20 e poucos anos. Dizia para meus amigos: ainda é tempo para tudo, velho é teu preconceito!

Hoje estou para concluir o curso. De 2018 para 2019 termino a Licenciatura em Biologia. Escolhi o IFRN, pois acredito e sempre acreditei, não é de hoje, na entidade e nos seus profissionais e por ser um Instituto centenário. Alcancei na época a ETFERN,CEFET e hoje IFRN, onde me encontro desse 2014. Como sempre falo para minha esposa: plantei uma árvore e estou colhendo frutos. Hoje leciono em uma escola municipal no Alto do Rodrigues, ensinando alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental na ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO OLIVEIRA DE MELO. Agradeço muito a Deus pelo meu esforço, dedicação e noites em claro e procuro passar para meus alunos um pouco da minha experiência e história de vida.

Fiquei muito feliz por meu 2º lugar concorrendo com outros alunos que têm idade para serem meus filhos. Levei 3 dias para concluir um vídeo de 1 minuto, mas valeu a pena e está valendo. Agradeço muito ao IFRN em fazer parte desta história de vida e superação. Um grande abraço a todos os participantes do Um minuto IFRN e a todos os leitores do Um Minuto de IFRN.

Like what you read? Give Diário da Secitex a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.