Do Leme ao Pontal

O Rio de Janeiro possui algumas das praias mais famosas do mundo. Copacabana, por exemplo, é conhecida pelos desenhos no calçadão e pelo famoso hotel Copacabana Palace que é um patrimônio da cidade. Já em Ipanema, o pôr do sol visto da pedra do Arpoardor, entre uma selfie e outra, é aplaudido por turistas e cariocas.

São 72,3km de extensão de praias na capital. Além das daqueles que são cartão postal e bem conhecidas, algumas faixas de areia em locais mais reservados tem se tornado ‘points’. O acesso a Joatinga, em São Conrado, é por dentro de um condomínio. No Secreto, os banhistas têm de descer por uma pedra para chegar até o mar, no Recreio.

Nas orlas são comuns quiosques com todo tipo de opção para comer após o mergulho. De biscoito e salgados, até pratos com frutos do mar. Mas eles só começaram a funcionar em 1990. Antes disso, em 1962, uma carrocinha instalada por João Barreto na Praia da Barra, a Jonn’s, foi uma referência nas praias com seu cachorro quente e sanduíches diversos. Mais de 300 trailers e carrocinhas fizeram parte dessa história.

Pôr do sol visto do Arpoador