Papel do Designer pós apocalipse

Uno de Oliveira
Sep 1, 2018 · 2 min read

E se você acabasse de ligar a TV e tivesse uma notícia que um meteoro está em rota de colisão com a Terra? Qual seria o papel do designer nesse momento? E no pós apocalipse, ainda teríamos alguma relevância?

Lembro quando o meu pai começou a fazer uns trabalhos de design para a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. Eram trabalhos de sinalização e ele como artista plástico, queria que a sinalização tivesse bonita. Nessa época eu já cursava o primeiro ano da faculdade de design e já discutia muito com ele sobre isso.

"- Não tem que ser bonito, tem que ser funcional!"

Ele queria Garamond, eu queria Helvética. Eu provei pra ele que Helvética tinha uma legibilidade melhor mas não adiantou, ele usou a Garamond. Não só usou como ornamentou as placas. Lindíssimas, como obras de arte, mas no fundo eu sempre soube que aquele não era o momento de ser belo, e sim funcional.

Pois bem, se o meteoro tiver vindo, médicos estarão a postos, militares planejando, cientistas, astronautas, policiais, bombeiros e muitos outros profissionais estarão a postos para encontrar com tal cataclisma. E os designers? Vamos fazer uma placa para desviar o meteoro? Vamos fazer um flyer da ultima festa antes do fim dos tempos? Ou somente uma vinheta para mostrar como o meteoro vai bater na Terra?

Essa analogia me faz pensar sobre o real papel do design. Nem vou entrar no mérito de subdividir as categorias, mas design como um todo. Design pode ser mais do que desenho, do que projeto. Tal simplicidade me faz entender que qualquer coisa que tenha projeto e planejamento pode ser olhado e pesquisado na história do design clássico.

Uma analogia entre Bauhaus e sistema monetário? Podemos tentar. Uma solução para resolver problemas sociais usando princípios básicos de design? Podemos enumerar várias. Olhe Brasília, uma capital de um país gigantesco, imposta bem no centro, com diversas intenções políticas e sociais, totalmente planejada, arquitetada e desenhada.

É nesse ponto que quero chegar, já ouvi falar muito sobre design "Pinterest" que hoje mais classifico como plágio do que como referência.

"O uso do design deve ser olhado pelo viés do resultado de uma problematização, não somente banalizado por um vento de estilos e modismos."

Por isso pense. Se você quer realmente fazer alguma coisa para a sociedade que vive, com a profissão que você escolheu, qual é o real papel do design na sua vida e de que forma ele pode interferir na vida dos outros? Provavelmente não deve ser somente reclamar no Facebook que o meteoro está vindo e que o problema é do governo.

Podemos fazer muito mais do que isso!

Currently a Visual Effects Executive Supervisor at Rede Globo. www.unodeoliveira.com

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade