Trajetória acadêmica de VFX Supervisor

Meu primeiro contato com o mundo acadêmico foi no curso de Administração na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Rio. Depois perder duas vezes o vestibular para Arquitetura na UFRJ, meu pai me autorizou a prestar vestibular para Publicidade na ESPM. Como não passei novamente, a ESPM me chamou para cursar Administração com Ênfase em Marketing pois haviam algumas vagas disponíveis.
Cursar Administração não foi uma tarefa muito simples para um jovem deslumbrado com as belezas e oportunidades do Rio de Janeiro. Naquele momento eu estava saindo de casa, do interior do estado e entrando em um universo que não fazia idéia que existia. Todas as minhas referências eram artísticas, eu não sabia lidar com matérias de Marketing, Economia e Finanças. Até que em uma aula do terceiro período eu apresentei um trabalho que era muito bem executado, desenhado à mão em cartolina branca. Gráficos mirabolantes com o conteúdo matemático errado. Nesse momento o professor me chamou no canto e mudou a minha vida:
“- Cara, seu trabalho é visualmente incrível mas os números não batem. Acho que você está no curso errado, que tal mudar para Design?”
Essa frase abriu a minha mente. Era exatamente aquilo que me completava, um curso de Design Gráfico com Ênfase em Marketing e essa mudança foi o embrião do profissional que sou hoje. Meus pais são a minha base de educação e os dois trabalham com profissões criativas. Minha formação passa por curso técnico de Edificações, muito estudo de Marketing e uma paixão enorme por Design. Falo paixão porque é exatamente isso, o design está na minha vida, dentro da minha casa, nos assuntos dos amigos mais antigos, nas leituras matinais.
O meu trabalho de hoje não me exige saber somente uma coisa. É a total união de tudo isso que eu tive contato em toda a minha vida. E sim, eu caí de paraquedas em uma área que eu nunca imaginei trabalhar, Efeitos Visuais é a união entre uma parte técnica (softwares e hardwares) e artística (fotografia, ilustração e realismo). Uma novidade que há 10 anos atrás era mais novidade ainda. Foram muitos anos sentados na frente do computador para entender parcialmente o que é trabalhar com VFX (Visual Effects).
Em paralelo a isso tudo existe uma intenção grande em passar adiante um pouco do meu conhecimento. Já fiz palestras, workshops e meetings de diversos tamanhos, com diversos profissionais. Essa troca é muito importante para entender quem são as pessoas que estão nesse ramo, além de absorver as críticas e elogios que nos tornam melhores e mais fortes.
Hoje o meu dia a dia é unir isso tudo que está descrito acima. O trabalho do Supervisor de Efeitos é ler, criar, orçar, acompanhar, executar e finalizar. Passa por tudo que tive contato no universo acadêmico e por toda a experiência que tive como Designer. Me sinto muito preparado pra ir adiante, com o frio na barriga que sempre me impulsionou.
Vida nova!
