
Hipoteticamente falando…
Uma tentativa rasa de estruturar um tema de pesquisa
Antes de começar a "publicar um ou alguns textos com um apanhado geral de tudo que tenho lido nos últimos 4 anos e que pretendo usar de base pra formatar meu projeto de pesquisa", vou tentar minimamente fazer um recorte e apresentar o tema que pretendo estudar. No resumo, esse texto é uma tentativa de explicar prum amigo que não, não tô querendo "encontrar a fórmula geral do comportamento humano". Mas quase.
Um estudo sobre o
COMPORTAMENTO HUMANO LIGADO AO CONSUMO
e ao papel que os meios pelos quais se recebem
determinadas mensagens de marcas têm nisso tudo aí.
Minhas hipóteses são mais ou menos as seguintes:
- existe uma nova dinâmica de comunicação, redes sociais, internet das coisas e outros quetais que muda totalmente nossa relação com a informação.
- essa mesma nova dinâmica ainda é incipiente e a velocidade com que se renova e evolui tende a ser cada vez mais acentuada, fazendo-a cada vez mais presente no nosso cotidiano.
- as marcas dependem das redes de informação pra entrar no fluxo de atenção dos consumidores e, essa nova dinâmica, dá margem pra várias outras formas de entrada nesse e em outros novos fluxos de informação.
- esses novos formatos e a nova relação com a informação são tanto causa como consequência de novas linguagens e de novas maneiras de pensar.
- nesse cenário, os processos de decisões de compra e a forma como construimos nossa percepção sobre marcas e produtos se alteram.
Tô ainda no processo de formulação disso tudo aí.
Assim que conseguir fechar um arcabouço teórico consistente pra fundamentação dessas hipóteses, começo a redigir o projeto de pesquisa pra aplicar pra um programa de doutorado que seja pertinente. Tendo mais pras linhas de pesquisa ligadas à comunicação, claro. Vam'vê…
Vamos com calma.
Com calma e com jeito.