Por Patrícia Gonçalves

Se você nasceu entre os anos 80 e 90 pode ter dançado e escutado muito este refrão: “…depois de nove meses você vê o resultado…”. E sim, estamos falando de um dos grupos mais famosos de axé, o “É o Tchan”, para dizer que a UXMP fez 9 meses de existência. Essa gestação foi longa, com muitos aprendizados, contrações e sensações infinitas. Nós, mulheres negras, parimos essas atividades.

A UX para Minas Pretas é uma iniciativa para introduzir as mulheres negras em UX, tecnologia e no design por meio de ações de formação, empoderamento, compartilhamento de conhecimento…


Por Patrícia Gonçalves

Quando eu comecei a entrar nos grupos de meninas negras de UX/UI (sou jornalista de formação e experiência) percebi que ele tem a mesma carência que a maioria das áreas do mercado: nós, pessoas negras, temos poucas referências de outras mulheres em cargos de destaque, com experiências vastas e outras narrativas que não sejam de dor e sofrimento para contar.

Por isso, eu resolvi que uma das colunas aqui no Medium seria de entrevista, daquelas bem “ping-pong” mesmo. É importante que mulheres negras sejam visibilizadas e reconhecidas no mercado de trabalho.

Conheci a Roberta Carvalho via Instagram…


Diana Fournier, pesquisadora na Escale Digital , dá exemplos de como melhorar os métodos de pesquisa.

Por Patrícia Gonçalves

O UX Research é sobre entender como fazer pesquisa para a experiência do usuário. Tá, mas como isso funciona na prática? Vem cá!

Segundo a Interaction Design Foundation, “ UX Research (pesquisa) é a investigação sistemática de usuários e seus requisitos, a fim de adicionar contexto e insights sobre o processo de projetar a experiência do usuário. A pesquisa da UX emprega uma variedade de técnicas, ferramentas e metodologias para chegar a conclusões, determinar fatos e descobrir problemas, revelando informações valiosas…


Por Patrícia Gonçalves

Hoje comemoramos o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. Por isso, nós não podíamos deixar de dar uma contribuição especial falando sobre quem está nossa área de atuação.

Para fortalecer a sua rede de contatos, nada melhor do que conhecer as minas que estão no mercado e servem como espelho para quem está começando ou deseja migrar de área. A escolha foi feita com indicações colaborativas após um post no meu LinkedIn e do projeto. Veja que são elas:

  1. Karen Santos, UX/UI Designer

2. Suéllem Nascimento, UX Writer

3. Mariana Alves da Silva, UX Designer


Meet up “De quem e pra quem?” discutiu atividades práticas para profissionais de UX e a necessidade de tornar a experiência do usuário mais inclusiva

Por Patrícia Gonçalves

Empatia é um palavra usada com frequência quando falamos de experiência do usuário. Na essência, ela parece de fácil execução, mas na prática não é bem assim que funciona. É aquela história: pra você criar para o outro, é preciso colocar-se no lugar do outro. …


Projeto visa formar mulheres negras para democratizar o acesso ao mercado de user experience

Por Patrícia Gonçalves

User experience, experiência do usuário, u “xis” ou u “écs” é tudo que você interage ao seu redor. Pra ficar que essa conversa fique mais fácil é necessário que agora, ou na próxima vez que você estiver em um lugar público, faça um teste: levante a cabeça, gire em 360 graus e conte quantas pessoas negras estão ao seu redor. Pronto! Sua experiência começou.

É sobre isso que nós precisamos falar quando pensamos em experimentar o que está no entorno, e o que…

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store