Por que encarei um DETOX DIGITAL?

Maia, Eduardo
3 min readJul 8, 2019

--

Porque honestamente, eu cansei de medir a profundidade da minha conexão com o mundo com base em likes, alcance e impressões.

10 COISAS QUE APRENDI COM O DETOX

  1. Menos é MAIS. A maior parte do conteúdo que eu consumia no Instagram e que parecia fundamental na realidade não tem impacto algum na minha vida real, menos quantidade e mais qualidade.
  2. 2. A vida é aqui e AGORA. Sem o celular nas mãos fiquei mais concentrado em tudo que faço, então se estou na academia eu treino, se estou no trânsito eu dirijo e etc. levante a cabeça e olhe a vida passando!
  3. 3. O tempo vale OURO. Então com menos mídia social sobra MUITO MAIS tempo pra atividades construtivas e auto aperfeiçoamento.
  4. 4. Fazer mais por mim. Em nossa vida digital acabamos fazendo muito por um like e isso começa afetar diretamente o propósito de nossas atitudes. Faça por você!
  5. 5. Sentimentos positivos, sempre. Percebi que muitas vezes me pagava com sentimentos menores como vergonha alheia, raiva e outras negatividades que afetavam diretamente meu humor. Então ligue o filtro de uns unfollows e renove os laços com o feed.
  6. 6. Sem tédio não existe criatividade. Entendi o poder do ócio na criatividade pois é nesse momento que podemos nos dedicar a solucionar em nossas. mentes inúmeros. problemas e desafios. Pratique o ócio!
  7. 7. Existe conteúdo fora do Instagram. Consumir outras fontes de conteúdo como podcast, livros e estudar é fundamental para o auto aperfeiçoamento e existem outras mídias sociais com muito mais qualidade como o Pinterest por exemplo. PIN!
  8. 8. Seguidor não é amigo. Seguir não é sinal de amizade mas sim de alinhamento com o conteúdo que você publica e consome. Pare de seguir por “educação”
  9. 9. Não ao supremo tribunal da internet. O instagram muitas vezes desperta o pior lado do ser humano. como por exemplo sentar no rabo pra falar do outro… Linchamento digital, fim de amizades e brigas familiares. STOP!
  10. 10. Respeito ao Instagram. Não ao app mas sim aos engenheiros, designers e psicólogos comportamentais que alcançaram seus objetivos com louvor criando uma experiência viciante e que deveria vir com o selo “aprecie com moderação” pois realmente vicia e cria dependência.

DIÁRIO DE BORDO

1 Semana – A semana mais difícil pois expôs o quanto viciado eu estava, pegava o celular a cada 15 minutos nem que fosse para ver as horas o comportamento compulsivo era muito mais forte do que eu!

2 Semana – Diminui bem a compulsividade mas assim como um fumante usa adesivos de nicotina eu precisei recorrer a conteúdos alternativos então escolhi os que eram mais construtivos para mim, voltei a estuar inglês e fiz do Duolinguo um app de apoio e claro um bom livro no Kindle. Fiz do vicio de conduta um aliado.

3 Semana – Já havia perdido totalmente a conexão com o instagram e sua pseudo realidade, então percebi que a maioria dos conteúdos não me faziam falta e que não estava desatualizado na vida real.

4 Semana – Foi quando comecei a esquecer meu celular para trás, minha rotina mudou tanto que algo indispensável como o celular passou a ficar em segundo plano e por muita vezes nem lembrava onde eu tinha deixado. Realmente me reconectei ao “aqui e agora”.

Por fim me questiono, quando nos tornamos preguiçosos em nossos relacionamentos? Quando se tornou anormal não ter uma presença constante na mídia social? Já pensou nisso?

Reflexões a parte foi libertador… Liberte-se você também e encontre seu equilíbrio!

--

--