Hyperstition

Kelvin
1 min readApr 26, 2020

--

Traduzido de: Land, N. (1995). Catacomic.

O capitalismo encarna dinâmicas hypersticionais num nível de intensidade inultrapassável e sem precedentes, transformando ‘especulação’ econômica mundana em uma efetiva força histórica mundial.

Hyperstição é um circuito de retroalimentação positiva incluindo a cultura como um componente. Pode ser definida como a (tecno)ciência experimental de profecias auto-realizadoras. Superstições são apenas crenças falsas, mas hyperstições — por sua própria existência como ideias — funcionam causalmente para se tornarem realidade. A economia capitalista é extremamente sensível a hyperstição, onde a confiança age como um efetivo tônico, ou inversamente. A ideia (ficcional) de Cyberespaço contribuiu para o influxo de investimento que rapidamente converteu-a em realidade.

O monoteísmo abraâmico também é potente enquanto um motor hypersticional. Por exemplo, ao tratar Jerusalém como uma cidade santa com um destino histórico-mundial especial, ele assegurou os investimentos políticos e culturais que fazem dessa asserção uma verdade. Hyperstições são portanto capazes, sob circunstâncias “favoráveis” cuja natureza exata requer mais investigação, em transmutar mentiras em verdades.

--

--