Nos últimos meses tenho feito alguns experimentos com o PICO-8 e notei que apesar de ser uma ótima ferramenta para quem quer começar a aprender a desenvolver jogos, há pouco (ou zero) conteúdo em português sobre o assunto.

Por isso, resolvi fazer este artigo de introdução. Em breve pretendo publicar um tutorial ensinando a fazer um game básico, mas antes vamos entender como funciona o aplicativo.

PIC o quê?

PICO-8 é um Fantasy Console, imagine como se fosse um emulador de um console que nunca existiu.

O legal deste caso é que o próprio console já possui todas as ferramentas que você precisa…


Agora que tanto o Meteor quanto o Polymer estão em versão >1.0, podemos começar a utilizá-los em ambiente de produção.

Nota: Este post foi publicado há mais de 2 anos no meu blog antigo. Desde então, muita coisa já mudou e não tenho utilizado mais nenhuma das duas ferramentas. Estou publicando aqui apenas para manter o histórico na migração para o Medium

Depois de quase meio ano desde meu post introdutório ao Meteor, já estou bem mais familiarizado com o framework e sinto que posso me aventurar em desafios mais complexos.

Neste post, considero que você já tenha uma experiência…


Há algum tempo tenho lido sobre o Meteor e como é fácil e rápido produzir um webapp reativo com este framework. Mas foi apenas depois de participar de um hackathon que finalmente coloquei a mão na massa e pude comprovar como esta é uma ferramenta realmente poderosa.

Nota: Este post foi publicado há mais de 2 anos no meu blog antigo. Desde então, muita coisa já mudou e não tenho utilizado mais o Meteor. Estou publicando aqui apenas para manter o histórico na migração para o Medium

Para começar a trabalhar com o meteor é muito simples. Como na maioria…


Recentemente precisamos desenvolver um game para navegadores que funcionasse tanto em desktop quanto mobile.

Nota: Este post foi publicado há quase 3 anos no meu blog antigo. Desde então, muita coisa já mudou e a engine foi descontinuada. Estou publicando aqui apenas para manter o histórico na migração para o Medium

A princípio planejamos fazer em alguma engine html 5 como o Phaser, mas ao pesquisar notamos que adotar o html 5 iria limitar uma boa parcela de navegadores desktop mais antigos. Como se trata de um jogo educativo, que será jogado principalmente nos laboratórios de informática de escolas públicas…

Vinicius Nakamura

Formado em Design Digital, trabalho com desenvolvimento web há 12 anos. Faço meus próprios games (ou tento) desde criança.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store