Afinal o que a Valoo faz para seus clientes de startups e negócios potenciais

Valuation, consultoria, assessoria financeira, aceleração, projetos de growth, conexão com investidores… o que disso a Valoo Business Growth & Financing faz? Essa pergunta era um pouco difícil de ser respondida até me deparar com um post do Fábio Póvoa (Co-fundador da Movile e Managing Partner na Smart Money Ventures) no LinkedIn/Instagram.

Antes de replicar o post aqui, explico que a dificuldade em explicar o que fazemos se deve ao fato de ser algo novo, praticamente inexistente até começarmos a aplicar o conceito de "estruturação e capitalização" de negócios potencias. Chuto arriscar que somos a primeira assessoria em M&A para startups se ficar mais fácil de entender assim. Porém a ideia é ir além, não somos uma boutique, apenas temos experiência de muitos erros e acertos dentro de startups, e a explicação do que fazemos está no site da Valoo e no post do Fábio que transcrevo a seguir:

Image for post
Image for post
Imagem do post do Fábio Póvoa

"Ah, se tem algo que frustra o anjo aqui é abrir Excel de empreendedor brasileiro.

A coluna A é invariavelmente o hoje, mês atual. Como se nenhuma startup um ontem, um mês passado, um histórico, que embasasse alguma extrapolação futura. Que tem, TEM !, já que nenhuma startup nasce já captando de largada. Mas por que o empreendedor não mostrou ? Não conhece os números, não se organizou ? Ou eles os tem, mas se envergonha deles ? Qq. que seja a resposta, já começamos mal.

E o racional de crescimento? Meu Deus do Excel. Sabe aqueles %, esticados para a direita? E enfiados hardcoded na fórmula, sem nem colocar para fora. E pq. X%, cara pálida ? Sem racional histórico ?

Um segredo: sua receita é conquistada cliente a cliente, lead a lead, que visita seu site / app, deixa o email, baixa, instala, faz signup, trial, usa, assina, recorre. E alguns cancelam! Não tem percentual nesta história, mas pq. diabos na sua planliha vc modela que a receita do mês que vem é a do mês anterior + Y%.

E os gastos de marketing ? ? Lá, soltos ? Como eles conversam com sua receita ? Cadê seu funil de conversão ? Marketing banco mídias pagas e gratuitas, que geram topo de funil, no qual leads passam por estágios seletos, até virarem prospect e em seguida vendas. É ASSIM que a vida funciona, mas pq. sua planilha não mostra isso catzo ? Será que vc não fez os experimentos de tração ? Não sabe nem o que é isso ? Ou fez, e não mostrou, o que é pura preguiça ou, será, mera juvenilidade ?

E o headcount? Aumenta o time … por que sim ? Mais CXO, mais sales, designer … e como isso conversa com o aumento de leads, de prospects ? O vendedor novo lá consumindo o investimento não deveria estar conectado DIRETAMENTE com o racional da planilha para converter mais e melhores leads ?

Deixa eu te contar uma verdade: seu xls é (ou deveria ser!) uma representação numérica da sua estratégia de crescimento, do seu dia a dia de negócios, de como funciona sua empresa, de como o Marketing alimenta o topo, Vendas converte, CS faz onboarding e engaja, e Suporte atende pepinos técnicos. E o CFO tem grana para pagar salários, e manter luzes e servidores acesos.

Seu XLS não é um exercício de retórica ou masturbação planilhística. E portanto uma peça de ficção que não resiste a uma análise mais detalhada.

Bora deixar as peças de ficção pros autores de novela e livros Agatha Christie?"

Se não ficou claro, será difícil ajudarmos. Se seus indicadores apontam pra cima e você quer se organizar pra captar, fale com a Valoo.

Written by

Tempo ou Dinheiro? Na dúvida escolha os dois! Negócios e investidores no timing certo.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store