Publicidade, um novo conceito.

Vivenciamos a popularização da internet, o que leva a propaganda a um novo cenário, onde os obstáculos materiais que bloqueavam as trocas de informações se dissiparam no tempo e submergiram com o avanço tecnológico. A sociedade vive um tempo onde todos tem voz, os meios digitais possibilitam o compartilhamento de pensamentos, ideias e experiências, porem a realidade virtual começa a se confundir com o cotidiano “off-line” das pessoas, ou dependendo do ponto de vista, essas duas realidades distintas passaram a ser uma só, produzindo um desprendimento social, alterando o modo de consumo e abrindo espaço para novos comportamentos.

As novas mídias deixaram de ser lineares, hoje elas permitem o acesso direto a diversas informações e conteúdos (textos, imagens, sons) de caráter interativo, possibilitando ao usuário controlar a sua própria navegação. A partir desse poder de controle, o usuário passa a desempenhar papel de extrema importância no processo de interação, no qual abandona o caráter passivo de receptor. A comunicação bem como a publicidade é essencial para que as mudanças sociais aconteçam, e a necessidade de interação provocou a busca por novas experiências com as mídias, atribuindo um novo papel a internet. Dotados de voz ativa o usuário que busca incessantemente pela participação ativa na rede, começou a buscar por plataformas onde ele pudesse encontrar pessoas com interesse em comum, a partir desse momento se viu o surgimento das redes sociais.

As redes sociais conquistaram ao longo dos últimos anos um espaço fiel na vida das pessoas, atendendo aos mais diferenciados assuntos e gostos. Com isso, a utilização delas para o marketing digital tem se tornado mais comum, já que, a rapidez, praticidade e as vantagens que essas plataformas digitais oferecem são capazes de trazer muitos benefícios para as marcas e empresas. O novo consumidor tem se comportado de maneira mais livre, mais independente, exigente e complexa. Pensando nessa evolução comportamental do usuário, a prática publicitária passa a procurar maneiras inovadoras para lidar com essa novidade, pois as tradicionais não agradam mais esse público.

Criatividade é a palavra chave para a publicidade online, o usuário tem liberdade de escolher o que ele quer, e o que ele não quer ver no seu PC, ou no seu smartphone, tablet, etc…, portanto a campanha, o anuncio, o vídeo, deve despertar o interesse do usuário, o desafio se torna maior, pois prender a atenção do publico alvo é algo que se deve pensar em primeira instância para posteriormente, poder passar a mensagem da peça em si. Outra questão a ser abordada com relação à publicidade, se refere à interatividade dos anúncios. Esta nova funcionalidade, além de aumentar a efetividade da comunicação, garante um maior nível de envolvimento do usuário com a marca ali representada.

Com a chegada dos novos formatos de interação oferecidos pela internet, não apenas aparecem novas formas de publicidade, mas, também, as antigas são modificadas, enfatizando talvez neste novo cenário a polivalência desses profissionais, e a necessidade de constante atualização de seus conhecimentos. Estar aberto a essas inovações é um fator decisivo de sucesso na comunicação publicitária do século XXI.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.