Publicidade, um novo conceito.

Vivenciamos a popularização da internet, o que leva a propaganda a um novo cenário, onde os obstáculos materiais que bloqueavam as trocas de informações se dissiparam no tempo e submergiram com o avanço tecnológico. A sociedade vive um tempo onde todos tem voz, os meios digitais possibilitam o compartilhamento de pensamentos, ideias e experiências, porem a realidade virtual começa a se confundir com o cotidiano “off-line” das pessoas, ou dependendo do ponto de vista, essas duas realidades distintas passaram a ser uma só, produzindo um desprendimento social, alterando o modo de consumo e abrindo espaço para novos comportamentos.
As novas mídias deixaram de ser lineares, hoje elas permitem o acesso direto a diversas informações e conteúdos (textos, imagens, sons) de caráter interativo, possibilitando ao usuário controlar a sua própria navegação. A partir desse poder de controle, o usuário passa a desempenhar papel de extrema importância no processo de interação, no qual abandona o caráter passivo de receptor. A comunicação bem como a publicidade é essencial para que as mudanças sociais aconteçam, e a necessidade de interação provocou a busca por novas experiências com as mídias, atribuindo um novo papel a internet. Dotados de voz ativa o usuário que busca incessantemente pela participação ativa na rede, começou a buscar por plataformas onde ele pudesse encontrar pessoas com interesse em comum, a partir desse momento se viu o surgimento das redes sociais.
As redes sociais conquistaram ao longo dos últimos anos um espaço fiel na vida das pessoas, atendendo aos mais diferenciados assuntos e gostos. Com isso, a utilização delas para o marketing digital tem se tornado mais comum, já que, a rapidez, praticidade e as vantagens que essas plataformas digitais oferecem são capazes de trazer muitos benefícios para as marcas e empresas. O novo consumidor tem se comportado de maneira mais livre, mais independente, exigente e complexa. Pensando nessa evolução comportamental do usuário, a prática publicitária passa a procurar maneiras inovadoras para lidar com essa novidade, pois as tradicionais não agradam mais esse público.
Criatividade é a palavra chave para a publicidade online, o usuário tem liberdade de escolher o que ele quer, e o que ele não quer ver no seu PC, ou no seu smartphone, tablet, etc…, portanto a campanha, o anuncio, o vídeo, deve despertar o interesse do usuário, o desafio se torna maior, pois prender a atenção do publico alvo é algo que se deve pensar em primeira instância para posteriormente, poder passar a mensagem da peça em si. Outra questão a ser abordada com relação à publicidade, se refere à interatividade dos anúncios. Esta nova funcionalidade, além de aumentar a efetividade da comunicação, garante um maior nível de envolvimento do usuário com a marca ali representada.
Com a chegada dos novos formatos de interação oferecidos pela internet, não apenas aparecem novas formas de publicidade, mas, também, as antigas são modificadas, enfatizando talvez neste novo cenário a polivalência desses profissionais, e a necessidade de constante atualização de seus conhecimentos. Estar aberto a essas inovações é um fator decisivo de sucesso na comunicação publicitária do século XXI.