O Lugar da Espera na Vida Cristã

Vanessa Belmonte
May 29, 2019 · 5 min read

O que Deus faz em nós enquanto esperamos?

Image for post
Image for post
Foto da Editora 371.

Era um vez um texto ‘O Tempo doloroso da Espera’ - Parte 1, que cresceu e virou uma Parte 2, e continuou crescendo até virar um livro. Eu comecei a escrever sobre isso em 2016 e, ao longo desses três anos, escrever foi um instrumento especial não apenas para compreender o que é a espera, mas também para conseguir viver o tempo presente enquanto eu espero.

Assim, esse livro não é o resultado de um estudo impessoal sobre um tema interessante. Esse livro é o derramar de um coração que vive a espera e que tem aprendido ao longo do caminho a confiar em Deus enquanto espera.

Por isso, ele agora se torna também um testemunho de que a espera pode ser um processo bem ativo e pode gerar frutos enquanto esperamos. Segundo Guilherme de Carvalho:

É a Esperança que nos habilita a caminhar sem nos desviar rumo à vontade de Deus! Mas é preciso saber esperar; e esperar exige paciência. A paciência é como um João Batista da Esperança.

Cobrindo uma importante lacuna da literatura sobre espiritualidade Cristã, Vanessa Belmonte nos brinda com uma excelente exposição da virtude da paciência. O que Deus faz em nós enquanto esperamos? O que o tempo significa para o Cristão e como Deus o emprega para trabalhar em nossas almas? Como enfrentar o doloroso tempo da espera?

O “tempo” é um dos temas-chave da obra. Vanessa mostra a relação dinâmica entre a espiritualidade e a aceitação paciente do tempo divino, como uma espécie de sincronização entre a alma e a realidade. A reconciliação com o tempo é necessária para a vida espiritual. É necessária para a purificação e redenção de nossos desejos, planos e expectativas. O tempo divino e a paciência que aprende a respeitá-lo criam o espaço de existência dentro do qual Deus trabalha em nós. Nesse “espaço” aprendemos a desejar corretamente; e encontramos, mais do que as coisas que imaginávamos esperar, o próprio Deus.

Por isso a presença da paciência sinaliza um coração grato e obediente a Deus e vinculado corretamente ao lugar no qual ele vem nos encontrar todos os dias: o momento presente.

A conexão entre tempo e espiritualidade tem uma aplicação urgente e imediata à vida moderna, dado que as experiências do consumo globalizado e da aceleração dos processos de comunicação e informação “encurtaram” o sentido do tempo e do espaço, tornando os indivíduos menos afeitos à espera e ao compartilhamento de ritmos de vida comunitários. “Tudo ao mesmo tempo, agora!” torna a vida espiritual mais difícil.

Nessas condições, apreender a vida espiritual como uma vida com o Eterno no tempo, que incorpora e transforma o tempo, é absolutamente fundamental. E dar atenção ao desenvolvimento das virtudes no tempo nos ajuda a fazer isso de forma prática. Explicando como a caminhada Cristã é intrinsecamente temporal e tem um ritmo próprio, divinamente estabelecido, a obra aplica o remédio diretamente sobre essa ferida na alma do homem contemporâneo.

Precisamos aprender a esperar, especialmente hoje, neste mundo tão impaciente e ansioso, que nos pressiona de vários modos para termos cada vez mais o controle de tudo. Há muita tensão e ruído ao nosso redor. Assim, como cansaço, frustração, ansiedade e medo. Por isso, a virtude da Esperança se torna extremamente necessária para nossa sobrevivência.

De acordo com Ricardo Barbosa:

A jornada da fé é o longo caminho onde aprendemos a confiar menos em nós e mais em Deus. Neste caminho aprendemos que a fé em Cristo envolve, dentre outras coisas, a perseverança, a necessidade de permanecer fundamentados em sua palavra, sustentados por suas promessas, mantendo os olhos sempre voltados para Jesus, o princípio e o fim da fé.

Começamos a jornada da fé confiando mais em nós e menos em Deus. O longo caminho que percorremos da autoconfiança para a confiança em Deus nunca foi simples nem fácil. Um dos perigos que enfrentamos neste longo caminho é que somos uma geração que tem pressa. Não fomos treinados na virtude da paciência, nem na disciplina da espera. A tecnologia encurtou as distâncias e eliminou o tempo de espera. A eficiência da tecnologia está na rapidez com que as informações e os serviços são oferecidos. Vivemos sob a tirania da pressa.

O problema que os discípulos de Cristo enfrentam é que a pressa não forja uma fé madura, mas sim cristãos ansiosos, manipuladores e inseguros. O processo que nos leva a confiar menos em nós e mais em Deus é lento e nele aprendemos que Deus não está preso à pressa neurótica da nossa cultura. A espera sempre foi um princípio para a experiência de oração do povo de Deus.

Neste livro, Vanessa nos leva a refletir sobre a o significado da espera na experiência cristã. Ela nos ajuda a perceber que a espera é uma arte que nos ajuda a penetrar nos mistérios dos caminhos melhores e maiores de Deus. Não se trata apenas de tempo cronológico, mas de kairós, este tempo divino que é medido, não pelas horas, minutos, dias, semanas ou meses, mas o tempo da revelação de Deus. O tempo em que compreendemos que fazemos parte de uma grande narrativa divina, uma história que transcende a nossa história.

Image for post
Image for post
Foto de Quenani Leal.

Assim, convido você para essa leitura e conversa. O livro foi estruturado em seções curtas e ao final de cada uma há o tópico “Enquanto espero…”, criado para ajudar na reflexão e aplicação dos temas tratados para a sua realidade.

Publicado pela Editora 371, o livro pode ser adquirido também pela Amazon, no formato eBook, e direto com a Editora no formato impresso.

Eu espero que este livro chegue até você, eu espero que ele te ajude a preparar a terra do seu coração para receber as sementes da Esperança, eu espero que elas cresçam no tempo certo, trazendo alegria, gratidão e coragem para viver cada dia com mais sentido, enquanto você espera.

Eu espero que você consiga confiar mais em Deus e que Ele fortaleça sua fé nessa jornada, para que quando suas promessas e propósitos se cumprirem, Ele se alegre com isso, você se alegre com isso, e a nossa alegria seja completa!

Vídeo da palestra de lançamento no L’Abri Brasil

Junte-se à conversa: deixe seu comentário abaixo ou o envie por email vabelmonte@gmail.com.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store