Desenvolva a Mentalidade Crescente

Vanessa Kukul
4 min readJan 21, 2020

--

Photo by Natasha Connell on Unsplash

Vamos falar sobre mentalidade, ou, para aqueles adeptos à palavras em inglês, mindset. Já sei que alguns devem estar pensando “não aguento mais ouvir palavras em inglês” ou “mais uma invenção” ou “de novo mindset”. Contudo, a minha dica para essa década: Desenvolva sua mentalidade crescente.

Primeiro, que para explicar o que significa mentalidade ou mindset vou recorrer a Carol Dweck, autora do livro Mindset — A nova psicologia do sucesso. Para ela, mentalidade ou mindset é definido como a atitude mental de um indivíduo, ou seja, a maneira como ele leva sua vida, e se bem desenvolvido, pode influenciar positivamente a sua vida. A autora ainda ressalta que a opinião que adotamos a respeito de nós mesmos afeta profundamente a forma como levamos a vida.

Mentalidade Fixa e Crescente

Há dois tipos de mentalidade/mindset: fixo e crescente.

Mentalidade Fixa: você acredita que possui características imutáveis e que o sucesso acontecerá provando apenas que você é inteligente e talentoso. (Afirmar-se)

Mentalidade crescente: você acredita possuir características mutáveis e que o sucesso é estar aberto a aprender algo novo. (Desenvolver-se)

Para entendermos um pouco mais como funciona, suponhamos que uma pessoa tenha sido despedida do trabalho. Qual seria a sua atitude? Vejamos em cada uma das mentalidades.

Mentalidade Fixa: o fracasso encontrou uma adversidade. Despedida do trabalho. Aqui o esforço é ruim. Indica que esta pessoa não é inteligente nem talentosa. Caso contrário, não precisaria fazer esforço.

Mentalidade Crescente: o fracasso significa não crescer. Não atingir as ações que você dá valor. Você não está realizando suas potencialidades. Aqui o esforço é o que torna você inteligente ou talentoso.

Você tem escolha. As mentalidades são apenas crenças, ainda que poderosas em sua mente, mas você tem o poder de mudar sua mente. Pense, aonde você gostaria de ir e que tipo de mentalidade irá guiá-lo até lá.

Certamente ambas as mentalidades tem o poder de prosperar na vida, contudo, pode haver discrepâncias durante a jornada. A grande diferença é que as pessoas com mentalidade crescente tem a capacidade prosperar além de seus limites. E as pessoas de mentalidade fixa somente prosperam dentro de sua zona segura. Se houver algo muito desafiador, elas acabam por perder o interesse.

A mentalidade fixa dificulta o desenvolvimento e a mudança, ao passo que, a mentalidade crescente é o ponto de partida para mudança. Este período do ano é uma ótima oportunidade para você repensar com que atitude mental você tem encarado sua vida. E com qual você deve encarar. Não se trata sobre ser um ou outro. Não somos 100% do dia uma coisa ou outra, positivo ou negativo. Se você deseja ter sucesso em sua vida, o pensamento crescente contribuirá mais para suas metas.

O importante é você aprender a identificar quando sua mentalidade está fixa ou crescente, quando seus pensamentos estão pessimistas ou otimistas, e assim você conseguirá modificar seu padrão de pensamento prosseguindo rumo ao seu objetivo.

Nossa mente é a nossa maior aliada e inimiga ao mesmo tempo. Precisamos aprender a doutriná-la.

Nos anos 1960, o psiquiatra Aaron Beck, atuando com seus clientes descobriu que os problemas deles eram causados por suas crenças. Antes de surgirem os momentos de ansiedade e depressão, alguma coisa passava rapidamente por suas mentes. Como por exemplo “O dr. Beck acha que sou incompetente.” ou “Essa terapia jamais funcionará. Nunca vou me sentir bem.” Essas crenças geravam sensações negativas tanto nas sessões quanto em suas vidas.

Nossa mente registra as coisas que acontecem, seu significado e o que fazer em uma espécie de diário. Ela está sempre observando e interpretando, servindo como suporte para o registro que acontece na cabeça das pessoas. A mentalidade orienta todo o processo de interpretação. E nesse processo de interpretação, a mentalidade fixa cria um repertório de julgamentos como: “Isso significa que sou um fracassado.”Isso significa que sou melhor que eles.” e assim por diante. Contudo, a mentalidade crescente questiona-se sobre aprendizado: “Que posso aprender com isso?”, “Como posso me aperfeiçoar?”.

Diante de tudo isso, nós somos capazes de moldar a nossa mente. Passar ela de um repertório de julgamentos para um orientado ao crescimento. E, infelizmente não existe uma lista com dicas fantásticas ou poção mágica. Precisamos de treinamento, execução de ações e mentoria para atingir a mentalidade crescente.

Somos uma mistura das mentalidades. Contudo, precisamos aprender a como modificar nosso padrão de pensamento para atingir nossos objetivos.

No gráfico de Nigel Holmes podemos visualizar como atuam as mentalidades fixa e crescente:

Como começar a trilha a jornada da mentalidade:

  1. Aceite que todos temos as duas mentalidades;
  2. Reconheça os gatilhos da mentalidade fixa;
  3. Entenda o que acontece quando a mentalidade fixa é despertada;
  4. Aprenda, gradualmente, a permanecer na mentalidade crescente;

Todos os dias acordo e inicio minha jornada de aprendizagem e desenvolvimento para a mentalidade crescente. Mais do que disciplina e hábito, é preciso se organizar e doutrinar sua mente e entender quais são os artifícios que você utilizará nessa jornada.

E se você ainda tem dúvidas, leia o livro de Carol Dweck, ele está repleto de histórias e comprovações sobre a mentalidade fixa e crescente.

Desenvolva sua mentalidade crescente e atinja a sua melhor versão!

Originalmente publicado em Linkedin.

--

--

Vanessa Kukul

Mentora, Facilitadora e Palestrante de Criatividade, Inovação, Design Thinking e Economia Criativa. Desenvolvimento de Empreendedores e Equipes de Inovação