Aborto — A favor da vida!

Vitor Belota Gomes
2 min readDec 2, 2016

--

Se posicionar ou não? Muitas vezes me faço essa pergunta quando vejo temas polêmicos sendo debatidos.. a conversa nunca é sóbria, argumentos não importam, o que ta sendo defendido é a ideologia, honra, ego.. Mas também sei que ficar em cima desse muro é perigoso, uma coisa é a sabedoria de não gastar energias com quem não quer ouvir, outra é a covardia em não defender suas opiniões de maneira calma e consciente, na busca por um debate saudável. Então aqui vai minha tentativa!

ABORTO. Vejo que os contrários a legalização defendem muito a visão de que não importam os meses, o feto é sempre uma vida.. e eu por acaso concordo.. Mas particularmente, pra mim, não é bem essa a questão a ser discutida quando o tema é legalização, mas sim, seus impactos na saúde pública e desenvolvimento social.

Será que a proibição impede o aborto em algum lugar do mundo? Segundo a OMS, não. Por ano, são realizados mais de 22 milhões de abortos ilegais no mundo, onde 24% deles deixam sequelas ou matam as mães que os realizam de maneira inadequada! Os estudos também mostram que em locais onde o aborto foi legalizado, não apenas houve uma redução drástica na mortalidade materna, como a própria prática do aborto também reduziu. O motivo? A legalização normalmente vem acompanhada de políticas públicas de prevenção à gravidez indesejada, assistência social e educação sexual.

Na questão de desenvolvimento social, como o economista Steven Levitt mostra no livro “Freakonomics”, os índices de criminalidade em Nova York foram reduzidos nos anos 1990 graças, principalmente, aos abortos realizados duas décadas antes, pois segundo pesquisas, crianças indesejadas têm, naturalmente, risco maior de envolvimento em crimes quando chegam na adolescência e fase adulta.

E por último e mais importante, nunca sou contra um posicionamento que apenas confira direitos.. A legalização não impõe o aborto para quem pensa contrariamente a ele, apenas permite que as mães que já o fariam, o façam de maneira segura e legal.

Sei que todos esse estudos objetivos e transparentes, por mais cruéis que pareçam, são muitas vezes ignorados pela nossa emoção e crenças. Mas nem tudo na vida é simples, sempre teremos razões e sentimentos conflitantes.. O que me torna a favor da legalização, de maneira simples, é que o aborto legal salva muito mais vidas do que mata.. E eu sou sempre a favor da vida.. ❤

--

--