Etapas do Design Thinking — Ideação

Eduarda Vilas Boas
4 min readJun 29, 2022

--

Conexões, repertório e processo

Ideação é a nossa terceira etapa no processo de Design Thinking, onde começamos a achar alternativas para soluções dos problemas encontrados e definidos nas ultimas duas etapas.

Uma ideia é descrita como uma visualização, como a concepção, de algo. É a partir de uma ideia que muitas coisas passam a existir ou a acontecer, sendo que uma ideia é acessível apenas por meio da inteligência

Fonte: HOW Bootcamps: Formação UX Design

Esse é o momento de reunir ideias para resolver problemas, e apesar disso parecer bem simples na verdade deve ser feito com processos e critérios bem estipulados. Toda ideia é válida, no entanto que não fuga do problema central. E por isso existe um Processo de Ideação que facilita que as ideias concebidas sejam focadas nesses problemas.

Processo de ideação

1. Desafio claro

Para começar a fase de ideação é importante ter o desafio do seu projeto bem definido, e que todos os envolvidos estejam de acordo.

2. Imersão e inspiração

É importante que façam uma revisão geral do projeto e dos principais pontos de dor e oportunidade mapeados na pesquisa. Além disso, é um bom momento para buscar referências de fluxo, componentes e interface.

3. Definição de ferramentas e participantes

Definir as ferramentas que serão usadas faz parte do planejamento da ideação, assim como escolher os participantes para cada uma dessas etapas.

4. Sequência de ideação

Na execução propriamente dita, você pode usar diversas ferramentas de ideação, mas é importante que elas estejam planejadas, levando em consideração o tempo, número de participantes, materiais etc.

5. Definição de critérios de quando parar

Seja pelo prazo, disponibilidade ou critérios de aceite das ideias geradas, é importante ter definido o momento de fechar o diamante e seguir com o processo.

6. Refinamento dos resultados

Depois da ideação, uma quantidade grande de potenciais soluções irão surgir. Aqui é importante fazer um novo processo de indexação e refinamento.

“Não é sobre o que é certo, é sobre o que é provável e possível.”
This is Service Design Doing, Marc Stickdorn et al

Ferramentas e Métodos

Existem muitas ferramentas que podem ajudar a organizar as ideias, principalmente em grupo, e que podem facilitar esse processo de alinhamento, algumas delas são:

Reprodução Google.

• Benchmarking

Análise das melhores práticas do mercado, levando em consideração a área de atuação do seu produto, e também inspirações de experiência do usuário (no caso de produtos digitas).

• Mapa mental (Mindmap)

O objetivo principal do mapa mental é partir de um ponto central e explorar suas ramificações, pode ser usado para ideias ou para mapear problemas.

• Brainstorming

Método de ideação onde todos os envolvidos anotam diversas ideias, sem considerar o que é certo e errado e ignorando barreiras de negócio. O objetivo é gerar o máximo de ideias o possível, para depois refiná-las. Existem diversas variações e adaptações do brainstorming tradicional.

• 4x4x4

Ferramenta de brainstorming estruturado, na primeira rodada cada participante precisa escrever individualmente pelo menos 4 ideias; na segunda rodada, a equipe formará duplas e precisam chegar novamente em 4 ideias (usando as anteriores como base), e na rodada final o grupo todo precisa discutir as ideias e chegar em 4 ideias finais.

• Painel Semântico (Moodboard)

Um painel de referencias visuais, incluindo formas, cores, símbolos, referencias existentes de outros produtos etc. O painel deve indicar quais são as direções visuais do produto.

• 10 mais 10

A equipe deve primeiro trabalhar individualmente, com o objetivo de fazer 10 ideias (no total)já concretas do produto, em rascunhos e representações rápidas. Depois disso, cada um do time vai apresentar suas ideias e vão votar na que parece mais interessante, então é feita uma segunda rodada onde mais 10 rascunhos são feitos baseados na ideia selecionada. O objetivo é gerar alternativas e já se aprofundar na mais promissora.

• Crazy 8

É uma ferramenta em que cada pessoa da equipe deve escrever ou desenhar 8 ideias em um papel, em 8 minutos. Depois cada um apresenta o que colocou, e as pessoas da equipe devem votar nas ideias que acham mais relevantes.

• Workshop de ideação

O workshop é um momento onde somamos várias ferramentas e exploramos ao máximo o desafio proposto. Normalmente com a participação da equipe responsável e outros convidados (como cliente, usuários, outros designers, desenvolvedores etc…)

Conclusão

As primeiras ideias nem sempre serão as melhores, mas existem várias formas de polir as opções e chegar em um resultado satisfatório usando esses métodos, processos e ferramentas. As ideias boas estão por toda parte, precisamos apenas desenvolve-las de forma que se apliquem 100% ao nosso problema e propósito.

Assim, a ideação pode ser utilizada para a construção de projetos em todos os sentidos. Ela ajuda a dar uma cara às ideias e a selecionar o que realmente pode ser útil para o desenvolvimento de um negócio.

Obrigada por ter lido!

Se curtiu, dê uns claps. Isso me encoraja a continuar publicando e sinta-se à vontade para comentar.

O conteúdo de estudo e de prática usado como base para esse artigo foi o HOW Bootcamps: Formação UX Design.

Continuar lendo
Anteriores: Design Thinking
Etapas do Design Thinking — Imersão
Etapas do Design Thinking — Definição

--

--