Etapas do Design Thinking — Prototipação

Eduarda Vilas Boas
3 min readJun 29, 2022

--

Testar é o que faz todo processo valer a pena

Última etapa do processo de Design Thinking, é neste momento que as soluções recém-criadas são tangibilizadas, testadas e verificadas na prática, ou seja, a Prototipagem. O foco é testar rápido para errar rápido, a um baixo custo; assim, é possível perceber rapidamente a visão dos usuários sobre um determinado produto ou serviço.

Fonte: HOW Bootcamps: Formação UX Design

Desse modo, a prototipagem é uma comunicação, onde cada protótipo torna as ideias atuais visíveis e, portanto, permite que sejam discutidas. Ou seja, a prototipação possibilita a participação dos utilizadores finais clientes/usuários.

“Um produto bonito que não funciona bem é feio.”
Jonathan Ive, CDO na Apple

Testes: o que são e para que servem?

Testes são uma montanha russa de possibilidades, se seu protótipo confunde as pessoas, você se frustra. Se não gostam da sua ideia, você se decepciona. Entretanto, quando entendem sua solução ou concluem tarefas difíceis, você se sente nas nuvens!

• Teste de conceito

Com o objetivo de coletar feedbacks do que as pessoas usuárias pensam sobre a solução, é ideal para validar a ideia e o conceito do produto ao invés de validar se a interface é eficiente e clara.

• Teste de usabilidade

Com o objetivo de observar como a pessoa usuária entende e utiliza o protótipo a partir de tarefas pré-definidas, é ideal para identificar dificuldades e melhorias para o produto.

A combinação perfeita de faz pelos dois — Fonte: HOW Bootcamps: Formação UX Design

Estruturando um teste em 5 passos:

1. Definir os objetivos do teste

O que queremos aprender com o teste? O que queremos aprender? Quais são nossas preocupações? Por quê?

2. Roteirizar o teste: entrevista e tarefas

Como contextualizar o produto? Quais são as tarefas que as pessoas precisam executar? Todos estes fluxos estão prototipados? Como serão os testes (quais métodos e plataformas serão usadas?)

3. Recrutar as pessoas que testarão

Qual o perfil das pessoas que serão recrutado? Quem fará o recrutamento? Aonde faremos o recrutamento?

4.Colocar os testes em prática

Aqui o foco é executar, por isso, siga as mesmas etapas em cada rodada de testes, assim facilitará a análise dos resultados.

5. Identificar padrões para melhorias

Finalizada a bateria de testes, é hora de analisar os resultados. Use uma planilha de anotações preenchida durante ou no final do teste, isso já trará um mapa de calor das hipóteses validadas e das dificuldades identificadas.

E quais são as métricas mais relevantes para um Desing?

É importante avaliar a estratégia de um produto e ajudar a traduzir os comportamentos registrados em melhorias para o produto, apoiando na tomada de decisão das priorizações.

Algumas métricas de produtos digitais — Fonte: HOW Bootcamps: Formação UX Design

Conclusão

A criação desses modelos representativos permite demonstrar como um produto ou serviço deveria funcionar na prática e validar hipóteses junto aos usuários. Além te tornar uma ideia mais concreta e visível e assim conseguir estipular o que funciona ou não em um produto.

O Design Thinking busca novos caminhos para a inovação, uma abordagem criativa focada no ser humano que se baseia na multidisciplinaridade, colaboração e tangibilização de pensamentos e processos, para propor alternativas que levam a soluções inovadoras para negócios e pessoas usuárias.

Obrigada por ter lido!

Se curtiu, dê uns claps. Isso me encoraja a continuar publicando e sinta-se à vontade para comentar.

O conteúdo de estudo e de prática usado como base para esse artigo foi o HOW Bootcamps: Formação UX Design.

Continuar lendo
Anteriores: Design Thinking
Etapas do Design Thinking — Imersão
Etapas do Design Thinking — Definição
Etapas do Design Thinking — Ideação
Ideação — MVP

--

--