O que é LowCarb? Entenda o passo a passo.

Você provavelmente já ouviu falar ou já se perguntou… O que é Low Carb? sobre a dieta LowCarb, mas ainda não sabe muito bem como funciona? Então o artigo de hoje é pra você. Vamos esclarecer um pouco mais sobre a dieta, e te ensinar um passo a passo. Confira.

Afinal o que é dieta LowCarb?

A dieta LowCarb consiste na redução do consumo de carboidratos. A dieta prioriza o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, além de proteínas, fibras e gorduras boas. Esses alimentos tem o papel de ‘’compensar’’ a falta do carboidrato no organismo.

Como a dieta LowCarb pode te ajudar a emagrecer?

Os carboidratos são alimentos com alto índice calórico, e que nos dão energia através da glicose rapidamente. Quando há um excesso de glicose em nosso sangue ela se torna gordura, com alimentos de alto índice glicêmico ocorrem muitos picos de insulina, o que não permite que nosso organismo queime esse gordura.

Quando entramos em uma dieta LowCarb nosso organismo consegue estabilizar os níveis de glicose, e ocorre um processo chamado cetose, que o nosso organismo consegue queimar gordura, por isso a dieta traz resultados rápidos, além de ser uma forma saudável.

Passo a passo da dieta LowCarb

Agora que você sabe mais sobre a dieta está na hora de começar.

Passo 1: Planeja — se

Antes de iniciar essa e qualquer dieta é importante você se planejar. Isso consiste em: planejar seus horários para fazer todas as refeições, saber dizer não para alguns alimentos, colocar a meta de quantos quilos você deseja emagrecer, estar preparado para possíveis desconfortos, e preparar um caderninho para anotar todos os carboidratos consumidos, afinal, você precisa saber se está cumprindo os objetivos da dieta.

Passo 2: Saiba os alimentos que você pode consumir

Proteínas: As proteínas tem um papel importante dentro da LowCarb, por isso aposte em carnes, peixes, ovos, leite, soja, quinoa entre outros alimentos proteicos. Opte sempre por proteínas mais magras como patinho, filé mignon, leite desnatado, etc. A proteína ajuda no processo de emagrecimento, e no ganho de massa muscular, além de auxiliar na produção de colágeno.

Frutas: Nem todas as frutas são LowCarb, isso porque algumas frutas possuem frutose, um fonte alta de carboidratos. Sempre dê preferência ao abacate, morango, pêssego, melão e coco.

Vegetais: Os vegetais também vão ser o seu grande aliado na dieta LowCarb. Todos os vegetais estão liberados na dieta LowCarb, você deve evitar de consumir sempre a batata doce, a batata e a abóbora. O resto está liberado na sua dieta, tem muitas opções e você pode usar sua criatividade para fazer receitinhas diferentes.

Fontes de gordura: Como fonte de gordura você pode utilizar azeite, oleaginosas e abacate, pois são gorduras boas, e além disso traz diversos benefícios para a saúde.

Bebidas: Você deve beber muita água. Pode consumir chá, café e suco natural, mas todos sem a adição de açúcar.

Doces: De vez em quando você pode consumir chocolate com 70& de cacau.

Passo 3: Saiba quais alimentos você não pode consumir

Bebidas açucaradas: Esqueça os refrigerantes, sucos de caixinha e bebidas alcoólicas.

Massas e pães: Massas e pães também não devem ser consumidos dentro da dieta (nem os integrais).

Comida congelada: Esqueça todas as comidas que vem dentro de uma caixa, ok?

Doces: Bolos, chocolate ao leite, bolacha, sorvete, entre outros estão proibidos. Sabemos que essa parte pode ser difícil.

Produtos light e diet: Os produtos que tem em seu rótulo diet ou light não devem ir para o seu carrinho, ok?

Bastante coisa é restrita mas tem opções de receitinhas LowCarb que podem te ajudar a matar a vontade sem sair da dieta.

Passo 4 — Entenda os benefícios da dieta

Quanto mais você souber sobre a dieta que está fazendo maior a chance de a seguir corretamente.

Auxilia na perda de peso: Você vai ver resultados logo no início da dieta, tanto em peso quanto em medidas;

Saciedade: Os alimentos priorizados na LowCarb promovem saciedade, retardando a sensação da fome e evitando aquela beliscada fora de horário;

Não passar fome: Para não desanimar de uma dieta é essencial que ela não te deixe passar fome, como é uma dieta rica em proteínas e gorduras boas seus pratos podem ter muita variedade e uma boa quantidade para te deixar satisfeito;

Melhora a saúde: A dieta proporciona a prevenção de diabetes e de doenças cardiovasculares.

Passo 5 — Conheça os riscos

Pela falta de carboidratos a dieta pode te deixar sem energia nos primeiros dias, isso acontece porque seu corpo está se acostumando com a nova alimentação, e a queimar gordura.

Além disso a dieta é recomendada por cerca de 3 meses, depois você pode voltar para uma alimentação normal, visando a reeducação alimentar.

Passo 6 — Se mantenha motivado

Durante toda a dieta é importante que você comemore a cada quilo perdido, além disso seja criativo nas receitas para seu paladar ter mais opções. Use métodos para continuar firme na dieta.

E se você gostou do nosso artigo continue veja mais no blog: Low Carb Dominada. Inclusive este artigo é do blog Low carb Dominada