Pra quem estiver iniciando no mundo da Programação :)

Olá, este é meu primeiro texto aqui e espero que se eu puder ajudar uma única pessoa que leia, já cumpri minha missão!
Meu nome é Gilver, tenho 26 anos e já mudei algumas vezes de área. Fui eletricista industrial, sommelier (sério!) entre outras coisas. Um ano atrás, decidi que entraria de vez no mundo da tecnologia e comecei a estudar Python no Coursera — https://pt.coursera.org/learn/ciencia-computacao-python-conceitos.
Foi passando o tempo, fui fazendo os exercícios, conversando nos fóruns e até aí ok, mas e como vou entrar de vez nesta área?
A parte boa de ter vivenciado diversas situações em relação a empregos, é que você vai entendendo como funciona melhor esta “dinâmica”, então vou compartilhar algumas coisas que aprendi neste um ano de caminhada.

1° Nunca é tarde!
Sério, eu achava que não era pra mim, que deveria continuar onde eu estava, até porque mudar repentinamente, quando se tem um salário de acordo com seu conhecimento e experiência é complicado. Mas viver com está dúvida “e se…” é pior ainda.
2° Converse com pessoas da área em que você quer atuar.
Não fique só pesquisando, quase sempre vai ter alguém que você conhece ou um amigo de um amigo. Encontre esta pessoa, marque um café, uma cerveja, um suco, sei lá. Você vai se surpreender como uma simples conversa poderá clarear suas ideias, te colocar no caminho certo e evitar que você perca tempo. Além é claro de ter criar relações é sempre muito bom!
3º Participe de encontros (físicos ou não)!
Existe o famoso site https://www.meetup.com/pt-BR/ onde é possível fazer parte de grupos relacionados ao seu interesse (praticamente qualquer um!), onde eu fiquei sabendo num encontro de Python sobre uma vaga de estágio que é onde estou agora.
4º Pratique!
Não adianta muita coisa se não colocar a mão na massa…
Alguns sites que podem ser muito úteis: https://www.hackerrank.com/ — uma introdução bem legal, onde os levels vão aumentando, bem interessante para iniciantes (como eu).
https://www.codewars.com/ — esse eu acho muito massa!Tentar resolver problemas com o menor número de linhas de código.Acho bom no sentido que isto te força a conhecer Libs de sua linguagem e a parte competitiva em si é empolgante!
5º Tente estudar uma coisa nova toda semana
Esse é difícil, mas por exemplo, eu sigo um canal https://www.youtube.com/user/mendesesduardo/ — relacionado a Python e tem conteúdo passo-a-passo de como fazer uma coisa nova praticamente toda semana. Você vai usar duas a três horas por semana estudando algo novo.Melhor do que ficar só no Netflix.
6º Faça um projeto legal para colocar no seu Gihub/Gitlab/ou_outro_ repósitório_de_sua_preferência
Muito importante ter algo para comprovar numa entrevisa documentado e funcionando como se fosse seu cartão de visita, pois, lembre-se: você já é um profissional antes mesmo de estar empregado ou não. Este passo estou fazendo agora rsrs.
7º Não se limite a uma linguagem ou framework
No momento também estou fazendo isso, é incrível a sensação de aprender uma nova linguagem e tentar relacionar ela com a que você já conhece, comparar, ter novas ideias….
8º Se divirta!
Quando comecei, fiquei maravilhado com as coisas que podia criar! Parecia uma criança com brinquedo novo! Procuro esta sensação sempre que vou programar. Você deve sentir-se bem! Afinal, afinal….procure seus próprios motivos ;)
Enfim, existem mais um milhão de coisas que poderiam ser ditas, mas ficaria enorme e cansativo. A dica final é:
Não entre em pânico :)
É isso!
Em alguma hora falo mais da minha vida como “programador”.
Boa sorte.