A importância do seu TCC

O último ano da faculdade é um período de muita alegria, afinal, é o momento de consolidar todo o aprendizado teórico para, enfim, mostrar ao mundo para o que você veio. Durante esse tempo, somos desafiados a prestar nossa última prova como acadêmicos da graduação, e essa prova é o famoso TCC ou — para os que sentem arrepios ao ouvir esse nome — Trabalho de Conclusão de Curso. É, meu caro, este é o primeiro passo para iniciar uma vida de gente grande.

Muitos acreditam que o TCC é apenas o último trabalho de faculdade — o que não deixa de ser — , mas o que a maioria não sabe é que esse “último trabalho”, se bem feito, pode render mais do que uma simples nota de avaliação da capacidade para ser um bom profissional na área escolhida, ele pode servir como um norte para o seu futuro.

Como assim?

Bom, o Trabalho de Conclusão de Curso comporta uma sequência de detalhes que lhe permite visualizar, com clareza, aquilo que você busca compreender ou aplicar na sociedade. Quando você escolhe o seu tema, você descobre que há uma imensidão de porquês que gostaria de responder e, a partir deles, você opta pela melhor questão a ser solucionada com uma visão de impacto, seja ele social, profissional ou acadêmico. O importante é perceber que um trabalho como esse é realizado para gerar algum impacto. E, portanto, é aqui que eu gostaria de chamar a atenção para uma grande oportunidade que se pode enxergar ao realizar o seu TCC. Além de você contribuir com mais um conhecimento para o meio acadêmico, você pode escolher realizar um trabalho grandioso que te renderá bons frutos profissionais. O que quero dizer com isso? Hoje em dia, são poucos os que conseguem observar oportunidades em algo que, aparentemente, é difícil ou é “mais um trabalho que vai tomar meu tempo”. Que tal pensar que esse tempo “gasto” pode ser um investimento em uma ideia que, futuramente, pode se consolidar, sair do papel e, talvez, ser o seu projeto de vida? Sim, o seu trabalho de conclusão de curso pode se tornar o que você quiser, até mesmo o seu próprio negócio.

Ok, falar é fácil, eu sei, mas lhe garanto que se você se esforçar, essa será uma longa, trabalhosa, porém, divertida caminhada ao sucesso.

Agora lhe faço algumas perguntas para despertar a sua motivação:

  1. Por que você escolheu o seu curso de graduação?
  2. O que mais lhe despertou interesse no curso?
  3. Que tipo de trabalhos você realizou durante a faculdade?
  4. Qual é o seu maior desejo/sonho como profissional?

Tente parar por 15 minutos e responder essas 4 questões. Elas irão deixá-lo um pouco aflito, confesso, mas funcionarão como uma luz no fim do túnel ou, até mesmo, como um primeiro tijolo no seu futuro castelo. Para que isso aconteça, tente levar à sério e não ser apenas mais um. Acredite, o seu TCC pode ser mais que um trabalho final se você souber o que deseja com a sua formação.

Portanto, deixo um desafio:


Qual impacto você quer causar na sociedade com o seu Trabalho de Conclusão de Curso?


Agora, meu(minha) caro(a), é com você! Aproveite essa oportunidade para mostrar ao mundo quem você é e boa sorte! :)

www.versioparole.com

Like what you read? Give Versio Parole a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.