Escolha do Tema

Bom, antes de iniciar qualquer trabalho acadêmico, é preciso definir um tema, certo? Ok! Parece óbvio e fácil. Mas, pense comigo: para quem passou 4 anos estudando diversos temas dentro de um único curso, essa parte fica um pouco difícil, não é?

Para isso, elenquei alguns itens importantes que irão facilitar a escolha do tema do seu trabalho:

  1. Afinidade

Escolha um tema que você se identifique e conheça, pelo menos, um pouco. Recorde-se de tudo que estudou na faculdade e veja a matéria que mais lhe interessou, despertando curiosidade e vontade de aprofundar-se no assunto. Essa vontade deve fazer seus olhos brilharem e você deve apaixonar-se por esse tema, afinal, será 1 ano de muito trabalho juntos!

2. Pesquisa

Procure saber se existem outros trabalhos relacionados a esse mesmo tema. Não é muito interessante repetir algo que já foi estudado. Inove! Procure um tema que poucos tenham pesquisado. Isso permite que você traga novos conhecimentos para a sociedade. Lembre-se: você está escrevendo algo que ficará na história e, provavelmente, auxiliará muitas outras pessoas.

3. Orientação

Esse é o momento em que você vai em busca daquele professor que mais entende do assunto e que irá guiá-lo durante todo o processo. Procure conversar, expor sua ideia e colher o máximo de informações possíveis a respeito do tema escolhido. Além de te dar a certeza na escolha do tema, você já irá definir quem será o seu orientador para esse trabalho.

Essas são dicas rápidas e super objetivas que irão te auxiliar nesse primeiro passo para a elaboração do seu trabalho acadêmico (TCC, monografia, tese, dissertação etc.). Portanto, lembre-se sempre: escolha um tema que você tenha afinidade; pesquise bastante sobre o que já está publicado sobre ele e exponha suas ideias em busca de orientação.

Agora que você já sabe como iniciar, mãos a obra!

Na próxima publicação, abordarei a definição dos Objetivos, do Problema de Pesquisa e da Justificativa do seu trabalho. Até lá!

Não esqueça de acessar o nosso site e ficar por dentro dos nossos serviços: www.versioparole.com

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.