E-commerce: O Funil de Marketing para lojas virtuais. Dicas para melhorar as vendas.

Começo esse artigo com uma pergunta:
Você tem uma loja virtual ou quer criar uma?

Você sabia que todas as vendas ou conversões realizadas em lojas virtuais de sucesso são o resultado de ações estratégicas em pontos específicos do projeto?
Toda venda online ocorre geralmente depois de um processo de “maturação” do usuário até ele se tornar um promotor da sua marca on e offline!

Os hábitos de consumo das pessoas mudaram radicalmente nos últimos vinte anos. Hoje podemos comprar pela internet quase tudo, mas também somos bombardeados por milhões de e-mails marketing, lojas virtuais de todos os tipos, tamanhos e em todos os dispositivos que tenham acesso a internet, ou seja, posso fazer uma compra pelo iPhone, outra no notebook, outra pelo desktop, tablet e até no meu Xbox One. O cliente decide onde, quando e o que comprar pelo preço que couber melhor no bolso dele!

Então, como fazer minha loja virtual vender mais?
Trabalhe com o Funil de Marketing!

A imagem já diz tudo.
Eu poderia acabar esse artigo aqui mas vamos mais além, vamos entender todo o processo!

Um Funil de Marketing é composto por basicamente quatro etapas:
Em cada etapa faça uma pergunta a si mesmo.

- Atrair: Como posso gerar tráfego qualificado na minha loja
- Converter: Como conseguir transformar usuários em leads?
- Fechar/Vender: Como vender para os usuários e para os leads qualificados?
- Fidelizar: Como posso fidelizar e encantar meus clientes?

Com essas perguntas em mente para cada nível do funil vamos respondendo e criando as tarefas a serem desenvolvidas em nosso projeto.
Vamos lá:

- Atrair
1) Vamos trabalhar forte com SEO e estudar as palavras chave que geram mais tráfego qualificado na loja e blog.
2) Criaremos campanhas de Facebook Ads e Instagram investindo até R$ 200,00 por mês para impulsionar a marca segmentando nosso público por idade, região, etc.
3) Faremos um Blog para postar dicas, novidades, eventos bacanas e vídeos.
4) Vamos criar um canal no YouTube para falar sobre nossos produtos e direcionar os usuários para o blog ou para loja virtual.
5) Seremos criativos nas redes sociais. As pessoas curtem, compartilham conteúdos legais ou úteis e isso ajuda e muito na atração de tráfego para o blog ou loja virtual.

Ok, nós conseguimos atrair visitantes para o Blog, canal do Youtube, redes sociais e muitos foram para a loja virtual (que é onde você faz DINHEIRO) e agora?
Agora você vai responder as perguntas para o segundo nível do funil de marketing!

- Converter:
Antes de mais nada, você sabe o que é um LEAD
Lead é aquele usuário que já demonstrou interesse por algo que você ofereceu e ele já deixou um e-mail ou curtiu no Facebook, assinou seu canal, comentou no seu blog, enfim, lead é aquela garota que fica olhando os sapatos na vitrine do shopping encantada e entrou na sua loja mas ainda não comprou! Ela está considerando muitas coisas antes de provar e comprar mas ainda falta um empurrãozinho. 
Vamos as ações!

1) Já temos muitos usuários qualificados na loja vindos do trabalho bem feito de SEO, então agora vamos tentar captar e-mails para oferecer promoções por meio de newsletters.
2) Melhorar todas as fotos dos produtos na Home e criar CTAs mais atrativos e tentar levar os clientes até a página do produto para que ele compre de fato.
3) Também na Home da loja podemos deixar todos os telefones de contato, e-mails e podemos abrir um canal direto com o cliente por meio do Whatsapp e Chat.
4) Criaremos Landing Pages para produtos específicos com CTAs para a página desses produtos na loja virtual, podemos também captar e-mails nas LPs.

Aqui nós conseguimos atrair visitantes e transforma-los em LEADS, ofertando materiais ricos, capturando e-mails, telefones, nomes, endereços ou qualquer outro dado interessante para você fechar uma venda. 
Agora vamos a próxima etapa do Funil de Marketing.

- Fechar/Vender
Até agora nós atraímos muitas visitas e conseguimos efetuar algumas vendas mas muitos usuários desistiram no meio do caminho, porém, deixaram alguns dados com você. Eles acessaram suas Landing Pages, fizeram download de materiais ricos que seu blog ofertou, chegaram até o checkout na loja mas desistiram pouco antes da compra, de várias formas você conseguiu capturar leads. E agora COMO VAMOS VENDER MAIS?
Definindo as ações.

1) Para todos que deixaram os e-mails na caixa de Newsletter vamos oferecer promoções toda semana, dando de 5 a 20% de desconto para a primeira compra ou frete grátis para compras acima de R$ 150,00.
2) Na página de produto da loja virtual podemos criar um CTA com uma cor diferente, uma chamada de “Promoção por tempo LIMITADO!”, para criar urgência no cliente.
3) Nós precisamos ter um One Step Checkout onde os clientes consigam comprar sem ter qualquer dificuldade, aliado a isso a tela de login/cadastro terá apenas um campo para nome e e-mail ou botão de login com o Facebook e vamos direcionar para a tela de pagamento sem pedir muitos dados nessa hora.
4) Nas redes sociais vamos oferecer descontos e vantagens direcionando para a página dos produtos na loja virtual, talvez cupons de descontos para usuários do Facebook e Instagram.

Bacana, realizamos todas essas ações e tivemos sucesso! vendemos 20% a mais que o mês passado e deu muito certo!
Mas e agora? 
Agora vamos manter essas ações testando e melhorando cada uma delas constantemente e vamos cuidar dos nossos clientes antigos. Precisamos tratar todos eles como se fossem Reis e nós vamos mandar e-mails, ligar, dar parabéns no aniversário, mandar promoções focadas nesses caras e quem sabe até mandar um brinde muito legal. Para isso vamos entrar no último nível do funil de marketing, a hora de Fidelizar o cliente!

- Fidelizar/Encantar:
Até aqui geramos tráfego qualificado, conseguimos muitas vendas, muitos leads e vendemos mais para todos esses leads, agora chegou a hora de fidelizar os clientes para que eles continuem comprando e indicando a loja para os amigos. 
Como vamos fazer isso?

1) Podemos criar um programa de fidelidade e oferecer descontos incríveis para aqueles que comprarem com frequência.
2) A partir da segunda compra nós podemos mandar e-mails com produtos específicos para aquele cliente com descontos diferenciados incentivando a próxima compra e assim por diante.
3) Vamos criar um clube de compras com períodos de 3, 6 e 12 meses, assim podemos gerar essas compras recorrentes por grandes períodos de tempo e aumentar a receita. 
4) Nosso suporte precisa ter um atendimento super diferenciado, tratando os clientes muito bem, falando a língua deles, interagindo nas redes sociais, vamos tentar fazer igual a NuBank! É o melhor exemplo hoje.

É isso… trabalhar o funil de marketing é olhar atentamente para cada etapa e buscar soluções criativas que ajudem os usuários a se tornarem clientes sem forçar a barra! Ofereça e dê mais do que eles esperam encontrar, seja gentil, honesto, transparente com sua loja virtual, ofereça um atendimento de primeira qualidade, faça o que muitos não fazem e os resultados virão!

É fácil e rápido? NÃO, NÃO É! Mas coloque hoje em prática.

Quer saber mais sobre o assunto por quem entende mais do que eu? 
Se liga nesses vídeos muito legais de dois dos caras mais feras do Brasil.

Mas antes leia meus últimos artigos que vão te ajudar em outros temas importantes no e-commerce:

- O que é Growth Hacking?
- O poder do Mobile Commerce.
- Como fazer um Checkout vendedor.
- UX para E-commerce.

- O Funil de Vendas do Marketing Digital

- Gerando conteúdo para o funil de vendas

Espero que tenham gostado e se gostaram curtam e compartilhem esse artigo com mais pessoas.

Obrigado e até o próximo conteúdo =)