Design Sprint

Victor Hugo
Aug 22, 2017 · 4 min read

A arte de falhar rapidamente


Corrida? Design?

Talvez você conheça esse nome, talvez não, porém o que realmente importa é que essa metodologia tem encontrado atualmente o seu espaço no mercado por sua agilidade, facilidade e principalmente, o seu resultado, portanto, se você está lendo este artigo, se prepare para repensar grande parte das coisas presentes no seu dia a dia.

O que é?

Essa tal arrancada, surgiu da Google Ventures com a ideia de tangibilizar uma ideia, um produto, uma mudança ou uma funcionalidade em apenas 5 dias. Estratégia de negócio, design thinking, metodologias ágeis, desenho(e muito desenho), tudo é abordado, estudado, aplicado, e magicamente, testado em 5 dias. Empolgante não? Apenas 40 horas pode te separar de um produto ótimo para a sua empresa. Porém, a design sprint não é uma fabrica de boas ideias, uma árvore de dinheiro, longe disso, um dos princípios da design sprint também é falhar rapidamente, portanto, o produto pode ser uma falha, entretanto, uma falha em apenas 40 horas.

Idea →Build →Test →Learn

Grande parte das ideias revolucionárias nasceram dessa forma, o processo comum é, ter a ideia, contruí-la, testá-la e por fim, aprender com ela, positivamente ou negativamente, tudo é aprendizado, porém, e se encurtássemos o caminho? BAZINGA!

IDEA → LEARN

Simples? Talvez não agora, porém, que incrível seria aprender rapidamente com as ideias que temos, se irão dar certo, se irão dar errado, quais pontos que estão certos, quais podem ser melhorados, é aqui que entra a palavrinha mágica: Design Sprint!

Como funciona?

“Estou a 5 passos do paraíso”.

Essa metodologia depende desses 5 passos em 5 dias, caso queira se aprofundar no tema, a equipe da GV tem um material completo ensinando o passo a passo de todos os dias, contudo, vamos conhecer a ideia central desses 5 passos.

Map — Toda Sprint nasce de uma necessidade, seja um problema, uma inovação, uma possível melhoria, portanto, o primeiro dia é o escolhido para mapear o motivo da design sprint, se é a resolução de um problema, um possível produto, isso não difere nos passos da nossa sprint.

“As discussões da segunda-feira criam um caminho para toda a semana do sprint.” (Sprint: how to solve big problems and test new ideas in just five days)

Portanto, do primeiro dia nasce o mapa do tesouro ao qual vamoos desvendar durante a semana, costumamos dizer que “começamos do fim”, focamos em onde queremos chegar.

Sketch — Um esboço, isso que a terça-feira nos reserva, com a intenção de descobrir como chegar ao nosso tesouro mapeado no dia anterior, buscamos encontrar as melhores formas de chegar até o objetivo.

“ Toda grande invenção é construída sobre idéias existentes ”

Buscar soluções, desenhar soluções, sonhar, um dos fatores de sucesso da design sprint é essa oportunidade que seus participantes tem de sonharem, serem ousados em seus objetivos, e graças a isso muitos bons frutos sem sido colhidos de sprints.

Decide — Decidir, direita? esquerda? Qual o melhor caminho? Na terça-feira muitos caminhos foram apresentados, entretanto, só podemos seguir um, e agora, por onde ir? Decisões são sempre muito difíceis, entretanto, após dois dias de imersão, com algumas pessoas discutindo problemas, estudando soluções, mostrando pontos positivos e negativos de soluções existentes, a quarta-feira reserva a seus participantes uma decisão muito mais segura do que as que comumente tomamos em nosso dia a dia.

Prototipe — Toda essa discussão (e são muitas discussões) tem que nos levar a algum lugar, é hora de ser criativo, prototipar, criar, tirar do papel. Precisamos terminar a quinta feira com um produto mais realista possível porque a sexta-feira reserva muitas respostas pra nós.

Test — Enfim sexta-feira, toda a equipe cansada após 4 dias de total imersão em um assunto, porém, muitos estão com a sensação de produto ideal, inovador. Por fim hoje é dia de testes, e geralmente, são surpreendentes, o produto aparentemente ótimo e ideal para toda equipe gera sensações e respostas que nem sequer foram debatidas nos quatro dias anteriores. Mas pera ai, respostas? aprendizado? Lembrou de algo ?

IDEA → LEARN

BAZINGA !pt2. Os testes nos reservam esse aprendizado, como reagiram a inovação? Como reagiram a mudança proposta? Particularmente, na área de desenvolvimento de sistemas e aplicativos, a qual consigo falar com mais propriedade, o usuário sempre nos reserva resultados impressionantes e diferentes, portanto, a sexta-feira mostra o sentido de toda a design sprint, muitas as vezes de perceber que sua ideia não é tão boa quanto você sonhava, perceber que a ideia é boa porém necessita de alguns ajustes, talvez uma sprint parte 2, ou, nos melhores casos, que sua ideia é boa e a design sprint pode te responder se pode iniciar a construção do seu produto.

Lembra que no inicio desse texto foi dito que, se você não conhecesse essa metodologia, provavelmente repensaria grande parte do seu dia? Pois bem, ela serve pra tudo ! Podemos adaptar a design sprint para todo tipo de decisão, e sim, os frutos são impressionantes, que tal repensar o funcionamento de um processo na sua empresa? Ou tirar da sua cabeça aquela ideia de aplicativo ? Abrir sua primeira empresa, porque não? A design sprint possibilita sonhar com os pés no chão.

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade