Qual o valor de se desenvolver?

Para termos motivação de colocar em nossa vida um conhecimento novo ou uma nova maneira de pensar e de agir no cotidiano, precisamos saber, basicamente, duas coisas: O que é esse novo conhecimento ou essa nova maneira de pensar e agir, bem como compreender por que isso pode ser importante pra nós.

Quando nos perguntamos o que é algo, estruturamos o conhecimento sobre este e construímos uma definição. Já quando entendemos a importância desse algo pra nós é porque compreendemos que a recompensa que ele nos traz, melhora nossa qualidade de vida, de forma tangível ou intangível!

Por isso, nesse texto vou abordar um pouco do que é o Crescimento Pessoal e qual o seu valor pra nós, seres humanos, na nossa busca constante pela felicidade.

Então, vamos lá…

Atualmente muito se tem dito sobre o crescimento pessoal, sobre o autoconhecimemto. Cada vez percebemos que mais e mais pessoas vem buscando evoluir, vem buscando construir a melhor versão de si mesmo.

Mas o que é esse tal de crescimento pessoal?

Do meu ponto de vista, o crescimento pessoal é a busca pelo desenvolvimento do potencial humano através da construção de conhecimentos sobre a própria personalidade e sobre o funcionamento do Corpo, da Mente e da Alma. A partir de então, esses conhecimentos servirão de base para construirmos habilidades e criarmos atitudes que permitam, a nós, sermos protagonistas da busca pela nossa felicidade e pelo nosso bem-estar.

Seguem alguns exemplos do que podemos desenvolver no âmbito pessoal:

  • No corpo, podemos aprender a desenvolver a consciência corporal, a manter o bom funcionamento dos nossos sistemas fisiológicos ( órgãos, músculos e etc ), a nos nutrir com uma boa alimentação e por aí vai.
  • Na mente, podemos aprender a desenvolver nossa inteligência emocional ( saber lidar com nossas emoções e tudo o que as envolve ), nossa própria capacidade de aprendizado, nossa capacidade criativa de criar soluções para desafios cotidianos, nossa capacidade de elaborar linhas de raciocínio através da imaginação, nossa imaginação propriamente dita, nossa capacidade de nos comunicar, nossa capacidade de ter empatia, nossa capacidade de substituir e criar hábitos, nossa capacidade de nos organizar, nossa capacidade de entender o que é importante pra nós,e etc.
  • Na alma, podemos aprender a desenvolver nossa compreensão do que conhecemos como Espiritualidade. Ou seja, podemos buscar entender o que é a vida, o que é a natureza, como funcionam as leis naturais que regem a natureza ( ação e reação ou Karma, coincidências e seus propósitos, o pensamento intuitivo, a natureza material e vibracional da matéria e etc). Além de expandirmos nossa consciência para o fato de que nossa personalidade ( o “Eu” que construímos através de nossas experiências vividas ) está em constante transformação e por isso nós não somos os pensamentos, crenças, valores e emoções criados ela.

E qual é o valor do crescimento pessoal e do autoconhecimento pra nossa única vida?

Não há dúvida que aprender sobre algo nos ajuda. Ao entender o funcionamento de alguma coisa, compreendemos como podemos manipula-la de forma que nos ajude a alcançar algum objetivo.

Exemplo:

  • Temos como objetivo melhorar nossa performance nos esportes. Ao aprendermos sobre a importância de uma alimentação rica em energia para praticarmos esportes com eficiência e entendermos quais tipos de alimentos podem nos fornecer a grande quantidade energia que necessitamos, estamos aptos a manipular nossa dieta de forma que ela nos auxilie a alcançar a meta da performance.

Com o crescimento pessoal e o autoconhecimento não é diferente. Quanto mais aprendemos sobre nós mesmos, quanto melhor entendemos nosso funcionamento interno e quanto mais transformamos esses conhecimentos em habilidades e atitudes, mais fácil chegamos em nosso principal objetivo de vida: aproveitar da melhor maneira possível a oportunidade de viver!

  • Por exemplo, quando aprendemos a lidar com nossas emoções, menos gastamos nosso precioso tempo de vida com confusão/perturbação emocional desnecessária.
  • Ou quando aprendemos a priorizar o que é importante pra nós, melhor aprendemos a organizar nosso tempo.

Sendo assim, compreendendo o que é o crescimento pessoal e quais são suas recompensas, fica quase impossível não enxergar o quão valioso ele é para se arquitetar uma vida com propósito, de qualidade, de amor e felicidade verdadeira!

Ps.: Nada do que foi escrito aqui, neste texto, é uma verdade absoluta. Esta é apenas uma reflexão, um ponto de vista sobre uma parte da vida. Tal reflexão está baseada em experiências, muita leitura e na busca de viver da melhor forma possível, consciente do que ela é.

Por isso, antes de acreditar no que você leu e aplicar isso na sua vida, acredito que vale a pena pensar sobre o assunto e ver se esta reflexão faz sentido na sua perspectiva!

Muitobrigado pela leitura! Espero que essas palavras possam te inspirar assim como me inspiram!