O preview do 3D Touch do iPhone 6s entra na conta de medidores de pageviews e usuários únicas de websites?

Junto com o iPhone 6s a Apple introduziu uma nova funcionalidade, o 3D Touch. Basicamente, ao aplicar pressões diferente na tela, o smartphone responde de maneiras diferentes. Um dos possíveis usos é para pré-visualizar conteúdo no iPhone. Podem ser e-mails, fotos e páginas da web. Ao clicar e manter o dedo pressionado em um link a página é exibida. Ela só é aberta em outra aba ou janela do navegador se o usuário aplicar ainda mais pressão.

Aqui, vale lembrar que a Apple tem feito alguns movimentos importantes que trazem impacto para mídia — principalmente para empresas de jornalismo. Uma que levantou bastante discussão foi a integração do sistema operacional móvel, o iOS, com apps para bloquear anúncios, os famigerados Ad Blockers. Um parceiro da Forbes chegou a questionar se essa é a nova face da pirataria online.

Outro lançamento nessa área foi do Apple News, um app para a leitura de notícias — que mantém o usuário dentro do aplicativo e não navegando na web e acessando as páginas de forma independente. O app é como um Flipboard da própria Apple e será uma daquelas aplicações que você não consegue deletar do seu iOS — mas ainda não está funcionando no Brasil, a não ser que você use alguns truques simples.

Tudo isso passou pela minha cabeça quando um colega de trabalho levantou uma questão: pré-visualizar usando o 3D Touch conta tráfego para sites? Na hora eu fiquei bastante pessimista. Para tirar a dúvida, fizemos um teste bastante simples usando um iPhone 6s.

Foi preciso colocar um link com um parâmetro específico dentro de um texto qualquer. Para entrar no clima, o parâmetro foi "testeiPhone3DTouch". Foram feitas duas tentativas de preview. No dia seguinte, com auxílio do Google Analytics, checamos o resultado.

A notícia é boa. O Analytics registrou duas visualizações de página, uma sessão e um usuário com o parâmetro. O link ficou no ar por pouco tempo para que não houvessem outros acessos que pudessem confundir o teste.

Ainda resta a dúvida se outros medidores de tráfego e audiência contam visualizações feitas usando o 3D Touch. A principal preocupação seria a ComScore, que costuma ser usada por anunciantes para ver audiência em tráfego de sites na web.

É claro que os números gerados por visitas com 3D Touch não serão nada altos — ao menos por ora. O iPhone 6s acabou de ser lançado no Brasil e seu preço não é exatamente o mais atraente do mercado. Mas isso não diminui a importância de que esse tipo de tecnologia esteja integrada a medidores de tráfego na web.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.