Do que as meninas são feitas?

Embora fosse personagem principal do teatro musical de sua escola, Sofia pouco se interessava pela arte, muito menos em cantar. Diferentemente da maioria de suas amigas, o que mais chamava à atenção da pequena garota de onze anos eram as atividades que desafiavam sua capacidade física. Sim, Sofia tinha imensa paixão por esportes e seu maior sonho era se tornar atleta profissional, mais especificamente uma jogadora de futebol.

A garota não compreendia, contudo, porque as pessoas em sua volta criavam tantas barreiras sobre a situação. Dentro da própria casa, sua mãe a incentivava a participar das aulas de canto, mas era omissa quando Sofia expressava a vontade que tinha de competir na liga regional. Por outro lado, seu pai sempre foi direto: “as mulheres são muito frágeis e delicadas, querida. Não foram feitas para isto” dizia ele. Na escola, Sofia tinha que lidar com meninos que se negavam a jogar com ela. Segundo eles, futebol era coisa de homem e a pobrezinha poderia se machucar em uma disputa qualquer.

What are girls made of (Nike Women)

O que Sofia estava passando, e dificilmente entenderia por conta de sua idade, nada mais é do que o reflexo cultural de uma sociedade que ainda considera a mulher um ser desencorajado e limitado a tarefas específicas. Mas espere, esta história não terminou.

Eis que chega o dia da apresentação anual do teatro musical em que Sofia é protagonista. A peça a ser apresentada se chama What are girls made of? (Do que as meninas são feitas?) que apesar de parecer simpática, trás um texto cheio de rótulos conservadores em relação às mulheres.

Sofia inicia o roteiro original, mas surpreendentemente decide alterá-lo de forma com que ganhe um contexto inédito. As meninas para ela são feitas, entre outras coisas, de dedicação, perseverança, bravura, dignidade, força e conquistas. As meninas são feitas do que elas fazem.

Assista ao vídeo abaixo:

*Esta é uma história fictícia criada pelo autor do post para representar o vídeo promocional da Nike “What are girls made of”.