WePower e Elering reinventam o comércio de energia

Kuhlmann777
5 min readJan 4, 2018

--

UMA SÉRIE DE ARTIGOS EXPLORANDO EMPRESAS QUE REINVENTAM OS MERCADOS UTILIZANDO A BLOCKCHAIN.

A Elering AS é um operador independente de sistema de eletricidade e gás na Estônia, e WePower, uma plataforma de comércio de energia verde baseada em blockchain que visa impulsionar a adoção global de energia verde e promover uma vida sustentável, onde anunciou hoje um projeto piloto para testar a tokenização em larga escala de dados de energia na blockchain na Estônia.

Como um sistema de prova de conceito para a Estônia, este projeto é o primeiro do gênero na Europa.

Ele prepara o caminho para uma futura prova prática que conecte os produtores europeus de energia verde à rede inteligente da Estônia. A WePower irá integrar a sua plataforma comercial de energia verde com um contrato inteligente na plataforma de troca de dados da Estfeed da Elering, demonstrando a tokenização de escala do estado-nação do consumo de energia e os dados de produção no blockchain.

Eu acredito que este seja um momento pioneiro para o ecossistema Blockchain global.

Se essa prova de conceito for adotada em todo o mundo, teremos uma infraestrutura de comércio de energia alimentada por blocos que absorvam energia do sol em um valor simbólico e disponibilizando esse valor para uso ou comércio entre bilhões de pessoas. Essa é uma tecnologia que muda a vida. Qualquer pessoa com um painel solar gerando tokens está construindo um bem tangível que pode usar para aquecer sua casa ou vender para pagar suas férias.

Assista este vídeo de um minuto para obter a essência de como funciona:

E por que a Estônia?

Vejamos três razões pelas quais a Estónia é o Estado-nação perfeito para esta prova de conceito e como eles podem se tornar um modelo para o mundo para a adoção de blockchain governamentais.

1. A Estônia exigiu 100% de cobertura de medidor inteligente para todas as casas até janeiro de 2017.

Com cada casa conectada, uma leitura por hora e um centro de dados central, as condições técnicas ideais são definidas para testar a verdadeira escalabilidade da tecnologia de negociação de ativos tokenizados. Isso ajudará a construir uma conexão mais forte entre produtores de energia verde e operadores de rede tradicionais, e provar que pode funcionar em outros lugares.

2. A Estónia é considerada por muitos como a nação digital mais avançada. Direito no site do governo, eles dizem que “apesar da sua pequena população, a Estônia está superando seu peso no cenário global”, e eu teria que concordar.

Além de ser o local de nascimento do Skype, a Estônia é uma plataforma de lançamento para novas empresas e novas tecnologias. O livro de distribuição distribuído da Estônia fornece a cada cidadão e residente uma identidade digital segura que usa uma tecnologia de livros abertos que agora está revolucionando o nome do “blockchain”. Está em uso na Estônia por anos. Eles são a prova para o mundo de que, para que a sociedade se beneficie plenamente do blockchain, os governos devem se envolver e ser os centros principais que devem ser para todas as pessoas: Saúde, Impostos e Propriedades, Regulamento de Licenças e agora Energia.

3. A Estónia é parte da União Europeia.

Desculpe, não quero fazer uma declaração óbvia, mas é importante. Este projeto destina-se a cumprir os futuros regulamentos transfronteiriços europeus. Será um sucesso muito rápido se um pais como a Estônia possa provar que este modelo funciona, frente a um estado que não se beneficiaria se a adesão da União Europeia compartilhasse regulamentos similares com seus países vizinhos. Embora haja um custo para o comércio transfronteiriço de energia, a WePower estará perfeitamente preparada para trabalhar dentro dos regulamentos existentes para torná-lo viável.

Além disso, WePower e Elering são umas parcerias feitas no céu.

Você já pode ver o fluxo de eletricidade transfronteiriça dentro e fora da Estônia no site da Elering, e faz sentido que, se o modelo da WePower estiver comprovado que este é o parceiro perfeito para ajudar a gerenciar as unidades Token WePower de valor energético.

Do CEO:

“A motivação da Elering neste projeto como um operador de sistema de transmissão, é permitir a inovação energética, eliminando as barreiras do mercado. Para esse efeito, construímos a plataforma de troca de dados da Estfeed, que permite às pessoas compartilhar seus dados de medidores de energia com novos provedores de serviços. A WePower é um excelente exemplo do potencial de inovação no setor de energia que pode ser desencadeado pelo acesso transparente aos dados”.

■ Taavi Veskimägi, CEO da Elering.

“Estamos entusiasmados em anunciar nossa parceria com a Elering AS como o primeiro passo em nossos objetivos para tornar a rede inteligente mais ecológica. A Estônia é o país perfeito para começar, já que possui uma infraestrutura avançada de rede inteligente com a qual podemos integrar a tecnologia. Esta parceria é um excelente exemplo, para mostrar a viabilidade da tecnologia blockchain no espaço de energia verde e marca uma grande conquista para a criação de uma rede de comércio de energia de blockchains globais”.

Nick Martyniuk, co-fundador e CEO da WePower.

Esta é uma das mais emocionantes e, como mencionei as empresas pioneiras do blockchain no cenário mundial de hoje. O uso dos tokens do contrato Ethereum ‘Smart Energy’ para padronizar, simplificar e abrir globalmente o atual ecossistema de investimento energético existente garante liquidez e estende-se acesso ao capital.

A WePower quer ajudar a construir uma infraestrutura para superar a produção dos produtores de energia renovável e os operadores tradicionais da rede de energia, tornando a rede um pouco mais verde. E, além disso, capacitarão os cidadãos na geração de poder.

Saiba mais sobre este modelo de token, leia o white paper e explore seu novo relacionamento com o Elering. Eu acho que valerá a pena.

Fonte original em inglês: https://www.huffingtonpost.com/entry/wepower-elering-reinvent-energy-trade_us_5a4dd6e0e4b0d86c803c7c17

Victor Hugo ■ Criptoinversores LATAM

--

--