Introdução a Web — Como começar à começar.

Olá, devZ.

O texto abaixo foge da narrativa usada nos outros posts publicados por mim. Ele será usado como base em um treinamento ministrados durante o processo seletivo da Empresa Júnior de Ciência da Computação da UFRJ.


O que é Internet?

Após as respostas. Fácil, segundo a Wikipédia “Internet é um sistema global de rede de comput…” Bullshit. A internet não passa de redes de computadores conectadas a outras redes de computadores. O que nós chamamos de internet, se chama World Wide Web(“teia mundial”), ou Web se vocês forem íntimos. Tudo o que nós vemos hoje nos computadores e celular, é web em sua essência.

“A Web é um sistema de documentos em hipermídia (hipermédia) que são interligados e executados na Internet.” — Lispector, Wikipédia.

Como a Web funciona?

Após respostas. A Web funciona em três camadas, o Front-end ou Client-side, o Back-end ou Server-side e a camada de ligação, o Webserver .No começo a Web era constituída de HTML puro. Sim, era muito feia. A primeira disputa para ver quem tinha os melhores sites não foi feita pelos desenvolvedores mas sim pelos navegadores. Quem conseguisse renderizar melhor os sites ganharia uma disputa, e o vencedor foi o Internet Explorer. Que se consagrou dominante no mercado de navegadores por mais de uma década até o surgimento de bons concorrentes. (Vídeo sobre Front-end, What is Javascript?)

Parece que o jogo virou, não é mesmo?

E o Back-end?

Após respostas. Um usuário acessa uma página Web e faz requisições a partir de um formulário HTML, por exemplo uma página de contato, o Back-end é quem gera as páginas que o usuário requisitou e processa os dados que o usuário envia. Pode armazenar esses dados em um Banco de Dados ou mostrar dados. Seguindo o exemplo da página de contato, é o server-side que gera uma resposta de sucesso ou erro do envio do contato. Assim como encaminha a mensagem do formulário para o administrador.


E o Webserver?

Após respostas. Quem coloca todos os sites na rede? Quem manda todas essas requisições pro server-side? Quem pega a resposta do back-end e manda de volta pro usuário? Vamos responder essas perguntas.

Cada máquina no mundo que se conecta a internet possui um IP (Internet Protocol), logo todo o site no mundo também possui um endereço de IP. Você não acessa nenhum site colocando o endereço de IP no navegador… mas você pode. O que você escreve no navegador é um domínio. O navegador lê o domínio que você digitou e transforma ele em um endereço de IP, essa conversão é feita pelo DNS (Domain Name System) e esse processo é conhecido como “resolução de nomes”.

Todas as requisições que são feitas pelo usuários e as respostas feitas pelo servidor, são feitas usando HTTP (Hypertext Transfer Protocol), um protocolo de comunicação que é a base para a comunicação de dados na internet e é por ele que o Webserver faz a ligação entre o Front-end e o Back-end. É o Webserver quem pega as requests feitas pelo usuário que chegaram pro endereço de IP da máquina e direciona pro diretório do seu projeto, onde esse request vai ser processado pelo Back-end. Depois ele pega a response desse processamento e envia de volta pro usuário (Front-end).


Espero que esse texto e o treinamento tenham sido enriquecedores. Trainees estão convidados a ler os outros textos feitos por mim e elaborar seu próprio conteúdo para o nosso pergaminho de Projetos. (Se vocês passarem, claro.)