Resultados da pesquisa inicial — Hábitos de consumo sobre cultura e arte

Victória Carneo
3 min readJan 6, 2023

--

Seguindo o cronograma do curso de UX Design da EBAC, desenvolvi uma pesquisa inicial utilizando as seguintes metodologias: atitudinal (questionários) e qualitativa (entrevista de profundidade).

A seguir, apresento os resultados obtidos no questionário, que foi respondido por 41 pessoas.

Abaixo, apresento as respostas obtidas na entrevista de profundidade, realizada com uma pessoa.

  • Eu poderia gravar essa entrevista?
    Sim.
  • Qual é o seu nome?
    Fernanda Duarte.
  • Quantos anos você tem?
    24.
  • Onde você mora?
    São Paulo, Pinheiros.
  • O que você faz?
    Estudante de Geografia na USP e Captadora de Recursos em uma ONG.
  • Você usa as redes sociais? Quais redes?
    Sim, Instagram, WhatsApp, Pinterest e BeReal.
  • Você usa as redes sociais para se informar? Seja sobre notícias, atualidades e eventos?
    Sim.
  • Você frequenta algum tipo de evento cultural? Como museus, exposições, eventos culturais, shows e etc?
    Sim, frequento.
  • O que mais te atrai nesse tipo de evento? Ou seja, o que você mais gosta neles?
    Eu acho que expandir a minha visão, entrar em contato com outras coisas que me fazem bem.
  • Com que frequência você vai a esses eventos?
    1 vez a cada duas semanas, mais ou menos.
  • O preço cobrado por estes eventos influencia em algo a sua escolha? E se eles fossem gratuitos?
    Sim, influencia e acho que eu frequentaria mais — principalmente se eu soubesse mais deles
  • Você gostaria de ter acesso a um tipo de “Newsletter cultural”? Ou seja, uma agenda de eventos que ocorre na sua cidade?
    Sim, com certeza.
  • Gostaria de acrescentar algo a mais?
    O grande ponto pra mim seria saber mais sobre esses eventos — eu tento diminuir o meu uso do Instagram mas fico com receio de não saber mais de nada — eu até procurei contas do Instagram que divulgam esse tipo de evento porque as vezes eu sinto que eu só descubro sobre os eventos quando eles já passaram.
  • Muito obrigada pela participação. Posso pegar seu email para caso eu tenha alguma dúvida?
    Sim, fernanda******@gmail.com (*ocultado)

A partir das informações colhidas nessa pesquisa, que inclusive reforçam os dados encontrados na desk research inicial, pude perceber qual é o público consumidor de cultura e arte e alguns fatores que podem influenciar na escolha por um evento dessa natureza. Foi notado, também, que para esse público as redes sociais são muito presentes no dia a dia, inclusive na busca de informações (seja sobre cultura e arte ou sobre outros assuntos).

--

--

Victória Carneo

Product Designer at BUSUP | Based in Brazil | https://carneovictoria.myportfolio.com/ | Writer for Bootcamp and Women InTechnology