O papel de um jornalista

O jornalismo transmite informações aos cidadãos sobre o que está acontecendo na sociedade, escreve sobre problemas, eventos, pessoas e tendências do mundo, traz os acontecimentos para perto da vida das pessoas.

Segundo Pierre Bourdieu “Os jornalistas partilham estruturas invisíveis, “óculos”, através dos quais veem certas coisas e não veem outras. O jornalismo acaba por ser uma parte seletiva da realidade. Nesta construção teórica do jornalismo, verifica-se que os membros da comunidade profissional partilham não só uma maneira de ver, mas também uma maneira de agir e uma maneira de falar, o “jornalês” (TRAQUINA, 2004, p.30).

Os jornalistas têm uma série de papéis e responsabilidades que devem considerar ao longo de toda a carreira. É essencial discutir sobre a responsabilidade e os princípios com os quais atua na sociedade. Espera-se, contudo, que sua primeira prioridade é a verdade sincera para o público.

O papel de um jornalista segundo o Jornalista Alberi Cogo “é fundamental do ponto de vista e ser um veículo que recolhe informações, as trabalha e as distribuem a sociedade como objeto final do trabalho do jornalista com a grande responsabilidade de imparcialidade, de isenção, transparência e profundidade de modo que todos os ângulos da informação possam ser trabalhados. ”

Vivemos em um momento em que as notícias são acessadas através de muitas plataformas diferentes. Muitas vezes, os jornalistas podem perder sua credibilidade devido grande quantidade de informações falsas disponíveis hoje. A Internet democratizou a transmissão de notícias, permitiu que jornalistas de todos os lugares disponibilizem aos cidadãos a informação, mas ao mesmo tempo muitos compartilham notícias falsas para influenciar a opinião pública.

Há muita responsabilidade para apresentar o material ao público. É dever de um jornalista para garantir que a informação é apresentada de uma forma justa, equilibrada e verdadeira.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Victor Leandro’s story.