Como ser um hustler? Trabalho duro e paciência!

foto: André Pilli (@andrepilli) | edição: Victor Maia

O empreendedorismo vem vivendo uma época muito atípica. O jovem brasileiro nunca preferiu abrir o seu próprio negócio à tentar passar num concurso ou ter um emprego estável.

Agora está. Dois em cada três planejam empreender nos próximos anos.

Uma mudança cultural? Quem sabe até de mentalidade?! Na verdade acho que o buraco é mais em baixo e o problema é outro.

Em todo mundo o empreendedorismo vem vivendo uma gourmetização.

Como assim? Tenho certeza que é isso que você está se perguntando.

A internet surgiu como um meteoro na vida das pessoas, arrebatou negócios e corações. Aprendemos à amá-la, passamos a depender dela, até doença por conta dela existe (FOMO — Fear Of Missing Out) um desdobramento do mal do século, a ansiedade. Além disso tudo uma nova categoria surgiu no cenário empresarial, o empreendedor de palco.

Empreendedores que aparentam ser fora da curva. Suas iniciativas simplesmente se destacam e crescem (quase que) instântaneamente. Geralmente armados de um grande exército de seguidores, a mesma coletânea de livros e o já conhecido discurso motivador.

No final de toda essa “baboseira” motivadora o que se tem? N-A-D-A.

Essas pessoas não possuem negócios e não sabem o que é se sacrificar para a construção de um empreendimento. Trabalhar longas horas? Em seus discursos, extremamente normal. Na realidade, nem tanto.

Querem te passar a imagem de um hustler, mesmo não sendo.

O que é um hustler?

Antes de mais nada vale a lembrança: não é revista erótica norte-americana.

Hustler é uma gíria das ruas americanas, que desde o início dos anos 1900 é utilizado para retratar quem buscava gerar dinheiro ilícito. Naquela época por conta do contrabando (armas, bebidas e tabaco) e após isso para os traficantes.

Se analisarmos o verbete para hustler num dicionário inglês-português, encontraremos:

Hustler
noun
1. an enterprising person determined to succeed; go-getter.
2.Slang. a person who employs fraudulent or unscrupulous methods toobtain money; swindler.
3.Informal. an expert gambler or game player who seeks outchallengers, especially unsuspecting amateur ones, in order to win money from them: He earned his living as a pool hustler.
4.Slang. a prostitute.
5.a person who hustles.

Com o passar do tempo o verbo to hustle foi ganhando admiradores em diversos setores. Isso se deu graças aos sucessos de rappers como N.W.A, Wu Tang Clan e 50 Cent.

A ascensão desses jovens da rua ao sucesso, impulsionou a gíria para o mundo dos negócios. Artistas como Dr. Dre e 50 Cent além de cantores alçaram voos nos mundos do negócio.

Tudo isso banhado à muita dedicação e trabalho duro. De domingo a domingo, em busca dos sonhos e do que acreditavam, muitas vezes em jornadas duplas ou triplas; tudo para financiarem seus desejos.

Além dos exemplos de rappers, exemplos surgidos no mundo dos negócios fez com que o termo ganhasse mais adeptos. O empresário Gary Vaynerchuk é principal embaixador desse termo.

Aos poucos o termo hustle virou sinônimo de quem trabalha duro. Afinal, dedicação vence de talento. Sempre!

Dessa forma, ser um hustler nada mais é do que aquela pessoa que sabe dos sacrifícios que precisam ser feitos. Como o próprio Gary Vaynerchuk define: “hustle é dar o seu melhor, é colocar tudo na linha de risco. Se dedicar, ir com tudo. All in!

Como ser um hustler?

É algo que muitos se perguntam, desejam e tentam.

Na verdade, pensava que era fácil ser assim, e na verdade não é. O seu nível de auto-conhecimento deve ser muito elevado. De fato, gaste horas e horas se entendendo e se conhecendo, o que te forma e te motiva.

Antes de escrever o artigo abaixo, me considerava um hustler. Não era.

Como entendi que eu tenho traços de um DNA hustler?

Já contei anteriormente, mas basicamente eu entendo o nível de sacrifício necessário, ou seja, trabalho com o foco no longo prazo. Longo prazo? No Brasil? Sim, muitas vezes sou taxado de louco, mas se entendermos um pouco vivemos uma época diferente, abundante. A tecnologia promove a oportunidade de vivermos no Brasil e ganharmos em dólares.

Trabalhar remotamente ou empreender, tudo isso independe do seu CEP. No entanto se você não tem um boa reserva de dinheiro para investir, você precisará se financiar. Como fazer isso? Hustling.

Vai te cansar? Sim. Vai te estressar? Algumas vezes. Você terá vontade de desistir? Muitas vezes. Como não sofrer dessa forma? Lembrando do objetivo à longo prazo. Não é fácil, mas enquanto executava, aprendi a gostar.

A competitividade passa a tornar-se uma constante e a batalha consigo torna-se intensa. Sempre querendo vencer a si próprio. Esse é o conceito.

Então como ser um hustler?

Desenvolva uma boa dose de determinação, tenha uma ética de trabalho incrível e adicione muita paciência.

Lembra no início que falei que ansiedade é o mal do século XXI? Pois é, precisamos entender que por mais que o tempo esteja passando 30 anos não é velho. Se você decidiu trabalhar sua vida inteira em algo, 4 anos é um período muito pequeno para saber se deu certo.

Pare de se comparar. Não julgue o que seus amigos tem e você não, trabalhe para alcançar o que deseja. Na pior das hipóteses você será uma versão melhorada de você, constantemente.

Conclusão

Ser um hustler não é para qualquer um, e está longe de ter haver atividades determinadas para apontar um.

Assim como a abundância, hustle é uma mentalidade e é preciso muito auto-conhecimento para desenvolver. Mas não estou falando que você irá alcançar o sucesso por ser um hustler. Muito pelo contrário, nada garantirá sucesso à você, mas se tem algo que pode ajudar a alcançá-lo; chama-se hustle.