Bauru e a atuação parlamentar de Pedro Tobias
Reportagem realizada para disciplina Realidade Socioeconômica Regional — no curso de Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, da Unesp Bauru.
No dia 1° de agosto, aniversário de Bauru, Pedro Tobias veio a cidade acompanhado do governo Geraldo Alckmin para a inauguração oficial do curso de medicina na USP bauruense.
Há algumas semanas, o prefeito Gazzetta afirmou que Tobias foi um dos principais responsáveis por articular a implantação do curso no município.

Deputado estadual desde 1998, o tucano é conhecido por representar o centro-oeste paulista na Assembléia Legislativa de São Paulo e ocupar o cargo de presidente da sigla de Alckmin no estado.
Antes de ir para a capital, Tobias foi vereador em Bauru por oito anos (1989–1992 e 1993–1996) e funcionário da Secretaria Municipal de Saúde, atendendo como ginecologista. Recentemente, o político se aposentou oficialmente de seu cargo público no município, embora esteja na Alesp a quase 20 anos.
Projetos de Lei
Enquanto deputado estadual, segundo o site da Alesp, Pedro Tobias apresentou 222 projetos de leis. Dos projetos apresentados pelo deputado, somente 16 foram aprovados. Os restante encontra-se em tramitação, arquivados ou foram rejeitados em plenário.
A linha do tempo abaixo traz os PLs de autoria de Tobias aprovados na Alesp. Grande parte deles referem-se a nomeações, inclusive com nomes de empresários bauruenses.
Emendas
De acordo com dados da Casa Civil do Estado de São Paulo, nos últimos cinco anos, Pedro Tobias indicou o total de seis emendas para Bauru. Somadas, as indicações equivalem a R$ 1,25 milhões.

Os recursos foram utilizados para abastecer instituições sociais e auxiliar na infraestrutura da saúde do município.
Atuação partidária
Como presidente do PSDB de São Paulo, Pedro Tobias participou ativamente do debate sobre a posição do partido no Governo Temer após o escândalo das gravações dos dirigentes da JBS.
Nessa matéria do Jornal O Estado de São Paulo, o tucano defendeu o afastamento de Aécio Neves, porém foi pragmático em relação a expulsão do Senador do partido, assim como, quanto ao desembarque da aliança do PSDB com Temer.
