“JavaFX tour: Uma Abordagem Prática” | Tentando fazer meus alunos perderem o medo de aprender Java!

Primeira aula da JavaFX tour!

Então…Eu sou Víctor Romário, desde 2015 ministro cursos sobre a linguagem de programação Java e desde quando comecei ministrar, sempre quis fazer algo para tornar o processo de aprendizado divertido.

Sempre escrevi livros e poemas, mas não achei uma abordagem interessante levar poemas para sala de aula. Imagine, Java já é uma linguagem muito verbosa, ao ponto de eu ver os meus alunos ficarem com sono. Parar para recitar poemas…hum…acho que não hem. Mas e música? =D

As pessoas próximas a mim, sempre que eu falava da ideia, de alguma maneira tentavam me colocar para baixo, falavam da minha voz que não servia para isso, que ninguém iria gostar…Eu senti medo: da vergonha e de outras coisas. Mas sou uma pessoa teimosa. Quando eu tenho uma ideia e sinto que ela tem potencial positivo, mesmo que digam que não, eu quero sair do campo teórico e ver na prática o resultado.

Então eu decidi escrever algumas músicas, abordando alguns assuntos com base na ementa dos meus cursos. Apresentei algumas músicas, durante algumas aulas. Os meus alunos gostaram, me senti tão feliz e motivado que falei: “Vou em um estúdio de gravação criar um EP”. — Meus Deus, olha eu criando um EP =D

Mas era só isso? Acabou? Não! Eu queria levar isso para mais pessoas!

O que eu percebia, de maneira geral, que muita gente falava mal de Java por achar Java difícil de aprender, que os programas Java não tinham boa performance e que eram feios. Só que quem se embasava nestes argumentos não tinham conhecimento do JavaFX!

Como eu faço parte do Ramo IEEE UNIFACS (O IEEE tem com um dos princípios o de incentivar o conhecimento e a tecnologia em prol da humanidade), e eu tinha músicas sobre Java e JavaFX, então decidi criar um projeto, a minha tour: a “JavaFX tour: Uma Abordagem Prática”.

O objetivo era realizar cursos gratuitos de Java e JavaFX, no maior número de Universidades/Faculdades na região onde moro, Salvador-BA, para que todos da área de tecnologia pudessem aprender Java de uma maneira mais descontraída, ver que Java não é tão difícil e obter conhecimento da biblioteca JavaFX que traz muitos benefícios para o desenvolvimento de programas em Java.

E para tirar o projeto do papel, tive a ajuda do Ramo IEEE UNIFACS, Ramo IEEE UFBA, Ramo IEEE SENAI CIMATEC , da UNIME e do Centro Acadêmico de BI de Ciência e Tecnologia da UFBA. Site do projeto(clique aqui)

E o resultado? 4 turmas (lootaaadaaas. Você sabe o quanto é difícil lotar 1 turma? Imagine 4! “Ahh foi porque era de graça!” Não, evento grátis é que é mais difícil que todos os interessados compareçam) na UNIFACS, UFBA, SENAI CIMATEC e UNIME Lauro de Freitas. Alunos que agora sabem da existência da JavaFX e muita gratidão por todos que ajudaram neste projeto!

Abaixo tem os vídeos das músicas apresentadas na JavaFX tour (meu Deus, meu EP teve singles hahaha =D ) e as fotos com os alunos das turmas!

E agora ? Melhorar e continuar com a tour em 2018! Já quero mais lugares para a tour passar! hahahaha
Paródia da música “Shape of You” do Ed Sheeran
Paródia da música “Womanizer” da Britney Spears

E agora as fotos com os alunos das turmas!

Só gratidão por todos que me ajudaram, por todos os alunos que se interessaram e compareceram e por todos os feedbacks que recebi.