10 ferramentas grátis para um full-stack marketer que talvez você não conheça (Parte 2)

No início de 2016, escrevi minha primeira lista de 10 ferramentas para um full-stack marketer, e tive bastante feedback positivo.

Diariamente consumo muito material referente à marketing e tecnologia em geral, então, esbarro com inúmeras ferramentas interessantes, no entanto, desconhecidas por muita gente.

Basicamente utilizo estes posts, como uma curadoria de ferramentas de marketing. A lista abaixo, são as últimas ferramentas que testei, ou ainda estou testando.

Espero que grande parte destas ferramentas sejam novidades e úteis para vocês, assim como estão sendo para mim.

1. Google Studio Data — Beautiful data visualization starts here.

O Studio Data transforma suas bases de dados, em painéis informativos e relatórios, visualmente mais fáceis de interpretar.

Esta ferramenta do Google atualmente está em versão beta. Ela pode ser encontrada em uma versão completa no pacote para enterprise, chamado de Analytics 360 Suite (Analytics, Tag Manager, Optimize, Data Studio, Surveys, Attribution, Audience Center).

Crie facilmente relatórios personalizados e painéis.

Principais benefícios:

  • Compartilhar relatórios com sua equipe e clientes (funciona da mesma forma que no Drive).
  • Real-Time Collaboration: Editar e atualizar dados para clientes em tempo real.
  • Criar 5 relatórios.
  • Conexão com as seguintes bases de dados:
    - Google Adwords
    - Attribution 360
    - BigQuery
    - DoubleClick Campaign Manager (DCM)
    - Firebase (via BigQuery)
    - Google Analytics
    - Google Cloud SQL
    - Planilhas do Google
    - MySQL
    - PostgreSQL
    - Youtube Analytics

2. UserOnboarding — A frequently-updated compendium of web app first-run experiences.

Não se trata de uma ferramenta, mas de um site muito bacana, que seleciona e fornece insights sobre como aplicações famosas trabalham o processo de onboarding dos seus usuários. Tudo de uma forma muito descontraída.

Algumas das aplicações analisadas são: Apple Music, Asana, Gmail, Instagram, Netflix, Slack e Trello.

Aprenda algumas lições de como aplicativos populares trabalham o processo de user onboarding.

Caso esteja trabalhando ou estudando para um projeto onde será definido o processo de user onboarding, aconselho visitar este site. Por trás dos insights está Samuel Hulick, que tem mais de 10 anos de experiência focado na área, trabalhando em projetos de empresas como: Wordpress, Mailchimp e Crazzy Egg. Além de livros e palestras sobre user onboarding.

Principal benefício:

  • Melhorar a taxa de retenção de usuários, com uma ótima primeira impressão.

3. Boomerang for Gmail — Scheduled sending and email reminders

É provável, que já aconteceu de você estar trabalhando em um horário não muito usual (na madrugada), e precisou enviar um e-mail para um cliente. Normalmente utilizamos um /remind no Slack ou um post it no notebook, por exemplo, com um lembrete para enviar o e-mail pela manhã.

Com o Boomerang (para Gmail), você escreve e agenda o e-mail para ser enviado no dia e horário que você definir. Pronto, a tarefa está feita naquele momento!

Com o Boomerang for Gmail você tem total controle quando envia e recebe e-mails.

O bacana é que se trata de uma extensão para o navegador, então você não precisa sair do Gmail para agendar o envio. Além disso, ele tem outras funções interessantes como: Acompanhamento de respostas e confirmação de leitura de e-mail — semelhante ao MailTrack que citei na lista de 2016.

Principais benefícios:

  • Agendar envios de e-mails pelo Gmail.
  • Lembretes para e-mails enviados sem retorno.
  • Confirmação de leitura.
  • Rastreamento de clique.
  • Utilizar nos seguintes navegadores:
    - Fifrefox 38+, Chrome 5.0+, Safari 5.1+ e Opera 15+.
  • Funciona no Gmail e Google Apps.

4. HubSpot CRM — Free CRM Software for Small Business

Acredito que todos já conhecem a empresa HubSpot, o que poucas pessoas sabem, é que além da ferramenta de automação de marketing paga, a empresa oferece uma ferramenta simples, porém muito útil para gestão de relacionamento com cliente.

Sim, um CRM gratuito pela HubSpot. Nada mal, né?!

O HubSpot CRM facilita a organização, acompanhamento e crescimento do seu funil de vendas. E é grátis. Para sempre.— HubSpot

Principais benefícios:

  • Visualizar o funil de vendas atualizado.
  • Integrar com Gmail & Outlook.
  • Agendar e-mails.
  • Notificação de e-mail aberto.
  • Histórico de abertura e notificação de clique (limitado).
  • Chamada telefônica pelo navegador com gravação (15min. por usuário/mês).
  • Limite de 1 milhão de contatos por conta.
  • Usuários ilimitados.

5. Pilot Poster — 100% Free Facebook Group Auto Poster

Esta ferramenta é muito interessante. Trata-se de um publicador para grupos do Facebook. Com ela você consegue direcionar um volume auto de tráfego, de forma totalmente gratuita. Ideal para projetos iniciais que precisam atingir seu público-alvo, com pouca ou nenhuma verba.

“Pilot Poster é um publicador automático de grupo no Facebook projetado para ajudá-lo a minimizar o custo e poupar muito tempo envolvendo seu público-alvo na rede social. Sabemos como é estressante, demorado e caro para gerenciar seus perfis de mídia sociais. Com o Pilot Poster, é uma brisa!” — Pilot Poster

A ferramenta é muito simples e intuitiva. Conta com tutoriais para praticamente todas as funcionalidades em diversas línguas, inclusive em português (Portugal).

Além de contar com um suporte online, o Pilot Poster conta com uma funcionalidade muito útil para publicações.

Trata-se de uma configuração para diminuir o risco do Facebook bloquear sua conta, caso tenha um volume auto de publicações em um curto tempo — Sim, o Facebook pode bloquear e proibir suas publicações em grupos por alguns dias dependendo de como você utilizar esta ferramenta.

Atenção:

  1. Considero essa ferramenta muito útil e poderosa para muitos projetos iniciais, e como já conhecemos a frase: “Grandes poderes exigem grandes responsabilidades” (risos). Então nada de spam pessoal! Vamos distribuir conteúdo de qualidade e direcionado.
  2. Não posso confirmar que esta ferramenta é totalmente segura. Tentei buscar mais informações sobre a empresa e não encontrei muita coisa. Utilizo ela à aproximadamente 6 meses, até o momento tudo ok, mas como você precisa se conectar com uma conta do Facebook e autorizar publicações em grupos e páginas com o seu perfil, avalie bem antes de usar.

Principais benefícios:

  • Cadastrar múltiplas contas do Facebook e altera-las de forma rápida.
  • Organizar grupos do Facebook por categorias.
  • Opção para adicionar um ID exclusivo para cada postagem — Diminui muito as chances de bloqueio.
  • Utilizar aplicativos verificados pelo Facebook para fazer as postagens.
  • Salvar e agendar posts para o horário que você preferir.
  • Definir intervalos de tempo entre uma publicação e outra.
  • Sem limites de postagens.

6. Unroll.me

Se você consome muito conteúdo na internet, provavelmente sua caixa de entrada recebe muitos e-mails e newsletters.

Eu escrevi em 2016 um post chamado: Como organizar a caixa de entrada do Gmail. Trata-se de uma configuração que te ajuda a organizar sua caixa de entrada, porém, dependendo do volume de e-mails diários que você recebe, ainda assim, pode não ser suficiente para manter sua caixa de entrada limpa, e com conteúdos realmente relevantes.

A ferramenta Unroll.me ajuda a gerenciar suas assinaturas de newsletters, diminuindo muito, o volume diário que você recebe em sua caixa de entrada. Tudo isso de uma forma muito rápida e prática.

Visualize imediatamente uma lista de todas as newsletters que você assina. Cancele as inscrições que você não quer facilmente.

Principais benefícios:

  • Excluir e-mails que você considera lixo, com apenas um clique.
  • Rollup: Organiza suas assinaturas de newsletters favoritas, e te envia um resumo diário.
  • Categorização de inscrição automática.

7. Content Onalytica — Content Seeding

Trata-se de uma versão beta de pesquisa de conteúdo da Onalytica, uma ferramenta muito simples e prática. Você pode utilizar um trecho do seu conteúdo ou um link para encontrar influenciadores digitais.

Esta ferramenta pode complementar sua estratégia nas mídias sociais, fazendo com que você atinja influenciadores ou micro-influenciadores, que certamente aumentaram seu engajamento.

Encontre influenciadores com o seu conteúdo.

Principais benefícios:

  • Encontrar 25 influenciadores por pesquisa.
  • Fazer upload de um texto para buscar influenciadores (txt, doc ou pdf).
  • Buscar influenciadores por URL do conteúdo.

8. Piwik — Free Web Analytics Software

A Piwik é uma ferramenta de web analytics alternativa ao famoso Google Analytics. O principal motivo da Piwik estar neste post, é o fato de ser uma ferramenta open-source. Basta baixar os arquivos e instalar no seu servidor.

Segundo o próprio Piwik, pequenas e grandes empresas em todo mundo utilizam a ferramenta, tais como: Wikimedia, Forbes, Sharp e Oxfam.

Piwik é a principal plataforma de análise de código aberto que oferece mais do que poderosas análises.

O maior atrativo desta ferramenta é o fato de você ter total controle sobre os seus dados, visto que a ferramenta é instalado em sua infraestrutura própria, garantindo assim uma maior privacidade.

Se preferir, eles fornecem também uma versão cloud-hosted, onde você pula a etapa de instalação e configurações do servidor. Se você tem interesse em saber como funciona a ferramenta, eles disponibilizam uma versão demo (sem cadastro).

Principais benefícios:

  • Ferramenta open-source.
  • Você como único proprietário dos seus dados.
  • Maior privacidade do usuário.
  • Possibilidade de customização.
  • Comunidade ativa.

9. BuiltWith — Technology Lookup

Esta ferramenta é muito bacana! Se você se interessa por novas ferramentas e tecnologias, provavelmente já deve ter se perguntado como uma determinada página foi construída. Quais ferramentas foram utilizadas, se era um plugin, widgets, em qual linguagem foi desenvolvida ou servidor hospedado.

Descubra com o que os sites foram construídos.

Com o BuiltWith, você fica sabendo diversas informações sobre qualquer site, basta inserir a URL da página em questão. Estas informações podem servir como auxílio para o benchmarking do seu novo projeto, por exemplo.

A BuiltWith foi fundada em 2007 por Gary Brewer, esta ferramenta não se limita apenas as funcionalidades comentadas acima. Na versão paga, você consegue gerar lista de leads, análise de mercado, insights para vendas e uma lista gigantesca de relatórios. O que explica empresas como New Relic utilizar esta ferramenta.

Principais benefícios:

  • Descubra com quais tecnologias, qualquer página foi construída.
  • Gerar listas de leads segmentados por tecnologia, nicho, localização entre outras opções (limitado na versão gratuita).
  • Ficar atualizado sobre tendências de uso da tecnologia na web.

10. Mautic — Open Source Marketing Automation

O Mautic atualmente está na versão 2.6. Era para ele ter entrado no meu primeiro post de ferramentas grátis para um full-stack marketer, no início de 2016, mas preferi testar antes, e realmente não me decepcionei.

Se você não conhece ou ainda não testou esta ferramenta, sugiro que separe um tempo para testá-la também.

A Mautic é uma ferramenta de automação de marketing fundada por David Hurley, que segue um modelo muito semelhante ao conhecido CMS Wordpress.

Atualmente o Mautic tem duas versões:

Mautic.org
Com esta versão, você pode baixar e instalar uma ferramenta de automação de marketing de código aberto em seu próprio servidor. Obtendo total liberdade para fazer as adaptações que a sua equipe ou projeto necessita.

Principais benefícios da versão Mautic.org:

Mautic Cloud (mautic.com)
A segunda versão da plataforma, oferece a ferramenta cloud-hosted, ou seja, hospedada e configurada pelo Mautic. Necessitando que você apenas faça uma configuração básica, que dura menos de 5 minutos (cadastro básico, definição de um domínio e senha) e você já tem acesso ao dashboard da ferramenta.

No entanto, a versão cloud é paga e custa por volta de U$500/mês — o valor pode mudar dependendo do tamanho da sua base.

A notícia boa é que, esta versão, também inclui um plano gratuito, muito útil para projetos pequenos, e também para se familiarizar melhor com a ferramenta.

Principais benefícios da versão Mautic Cloud (versão gratuita):

  • Todas as novas atualizações incluídas de forma automática.
  • Acessar a ferramenta configurada e hospedada em um servidor.
  • Integrações incluídas.
  • Limite de 5.000 contatos.
  • Limite de 1.000 e-mails enviados por dia.
  • 01 usuário como administrador.

Principais recursos da ferramenta Mautic — independente da versão Mautic.org ou Cloud:

  • Construtor de landing pages, formulários e e-mails marketing.
  • Teste A/B para e-mails.
  • Lead scoring.
  • Nutrição de leads com um construtor de campanhas visualmente intuitivo (semelhante a um drag-and-drop).
  • Integrar com mídias sociais e CMS.
  • Utilizar de conteúdos dinâmicos.
  • Calendário de ações programadas.
  • Tradução em 24 línguas (incluindo português-BR).
  • Notificação web.
  • Relatórios.
  • Gerenciar ciclo de vida do cliente e segmentação.
  • Monitorar atividades de visitantes anônimos e leads (IP, cookies e fingerprint).
  • Grupo brasileiro muito ativo no Facebook.
  • Fórum oficial, fórum brasileiro e canal no Slack.

Atualmente existem ótimas ferramentas de automação de marketing no mercado, tais como Marketo, HubSpot, a brasileira RD Station e Infusionsoft.

O Mautic é mais uma opção, que com certeza agrega ao mercado. Ele pode ser utilizado para projetos iniciais (versão free) ou também para empresas maiores com uma estrutura bem definida de marketing (versão cloud ou open-source). Qual a ferramenta escolher, vai depender do seu projeto, recursos e necessidades.

Dica: HubSpot CRMMautic

Uma dica para quem vai testar o Mautic, e pretende fazer um SLA (Service Level Agreement), do marketing e vendas com a finalidade de alinhar os objetivos entre os dois departamentos, sugiro utilizar a HubSpot CRM — citado nesta lista — integrada com o Mautic.

A integração é muito simples e rápida, basta acessar a aba de plugins no Mautic e pegar sua API Key no HubSpot CRM.

Faltou algum recurso interessante? Não deixe de me avisar .

Gostou do texto? Clique no botão “Curtir” e deixe-me saber!
Grande abraço!