Sem tempo para ler? Confira 7 dicas que vão te ajudar

Como ler se você não tem o hábito?

24 horas em um dia. 8 horas para dormir. 8 horas para trabalhar. 8 horas livres. Um dia sempre terá 24 horas, por que então somos tomados pela sensação de não ter tempo? Além das obrigações diárias, muitas distrações podem te tirar foco — celular, Netflix, internet, redes sociais. Como então conseguir tempo para leitura?

Você não está sozinho

Talvez você possa pensar ser o único com esse problema e se desmotivar com isso, mas, você não está sozinho.

Segundo a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil realizada pelo ibope foi constatado que o brasileiro médio lê cerca de 4,96 livros por ano, sendo 2,43 (ou seja, metade) terminados.

Para a pesquisa, é leitor quem leu, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses. Já o não leitor é aquele que declarou não ter lido nenhum livro nos últimos 3 meses, mesmo que tenha lido nos últimos 12 meses. O principal motivo apontado pelos não-leitores é a falta de tempo (32%).

Entenda como um hábito funciona.

Pense um pouco na sua rotina. Você acorda, se arruma, se desloca ao local de trabalho, almoça, retorna ao horário de trabalho, se desloca pra casa. Nesse período é provável que você tenha desbloqueado o celular dezenas de vezes e a intenção de ficar alguns segundos nele se transforma em minutos ou até horas.

Os estudos sobre os hábitos dizem que existe um padrão. Primeiro uma deixa, um estimulo, por exemplo, tédio. Essa deixa faz seu cérebro entrar em piloto automático, assim, ele adota uma rotina, no caso uma ação. Essa ação gera uma recompensa.

Esses mesmos estudos chegaram a conclusão que a melhor forma de se enfraquecer um hábito ruim é trocá-lo por um bom hábito. Como então criar um hábito de leitura?

1. Facilite

Porque o vício em abrir uma rede social é tão marcante? Podemos citar algumas características: Produz muita recompensa, é extremamente acessível (o celular está no seu bolso) e não exige esforço.

Aplicando o mesmo raciocínio, uma boa maneira de se estabelecer o hábito pela leitura é facilitar. Ou seja, se você costuma chegar do trabalho em um dia cansativo e a primeira ação habitual é sentar no sofá, posicione um livro lá.

Talvez você ache que para ler é necessário sempre ter uma hora a disposição, mas não é bem assim. Aproveitar cada minuto livre é essencial. Se no horário de trabalho você possui tempo sobrando, posicione um livro a mesa. Usa ônibus ou trem? Deixe um livro na bolsa. Costuma ficar minutos usando o celular na cama? Que tal deixar um livro ali?

2. O poder das metas

Estabeleça metas. Você pode começar com pouco, digamos com 15 páginas — uma média baixa de leitura por hora — por dia, talvez pareça muito pouco, mas vamos fazer algumas contas:

15 páginas x 7 dias = 105 páginas por semana.

105 páginas x 52 semanas = 5460 páginas por ano.

5460 páginas / 250 páginas (um número médio por livro) = 21 livros por ano.

Vamos dizer então que logo você esteja conseguindo ler 40 páginas por dia, você sabia que estará lendo mais de 50 livros por ano? Adote metas.

3. Onde está se metendo?

‘’Qualidade é melhor que quantidade’’. Não discordo disso, por isso tenho algumas sugestões para você.

Compre um caderno brochura desses (cerca de 2 reais):

Sua tarefa diária será fazer anotações de suas leituras. Não se preocupe, não é tudo 8 ou 80, se um dia você esquecer, tudo bem, você anota no dia seguinte ou quando puder.

Porque fazer isso? O nome disso é aprendizagem ativa, segundo a Piramide do Aprendizado depois de duas semanas, gravamos apenas 10% do que lemos, mas até 90% do que fazemos, isso vai te ajudar a tirar o maior proveito dos livros, as informações. Anote um pouco sobre os personagens, acabe de ler e anote sobre o que achou do livro, um pouco sobre os capítulos, qual aprendizado tirou dele.

4. Não seja um acumulador

Um grande mal que afeta algumas pessoas é passar um tempo extenso, acumulando documentos e conteúdos sem consumir. Ou seja, não lote seu smartphone de PDFs que você ache que não dará conta de ler (isso é desmotivador). Não compre diversos livros por impulso.

Aprenda a consumir os conteúdos, você não é uma biblioteca.

5. Tire proveito

Mais do que simplesmente ler, o mais importante é aplicar a sua vida. Comece a tirar aprendizado dos livros, escreva suas citações, escreva aquilo que o livro agregou a você em conhecimento, aplique isso em sua vida. Crie conhecimento.

Dica bônus:

Compre um Kindle.

Kindle é um leitor digital com a tela feita para ser igual ao papel. O valor do kindle comum é de 300 reais, mas ele possui um espaço enorme de livros, e é um investimento que compensa caso você precise comprar livros.