O primeiro grande fruto da parceria entre Nike e LNB

Texto postado primeiramente no site Área Restritiva, em 29 de agosto de 2017.

Foi finalizado na última sexta-feira (28) o primeiro Nike Elite NBB Camp, fruto da parceria entre a LNB (Liga Nacional de Basquete) e a Nike. Com o objetivo de ajudar a nova geração do basquete brasileiro, o camp reuniu, no Clube Athletico Paulistano, atletas de até 22 anos para trocarem experiências com alguns dos melhores jogadores e técnicos do país.

Marcelinho Huertas e Shamell iniciaram o primeiro dia do evento (quinta-feira, 27) com uma palestra. O armador brasileiro contou como foi sua inspiradora trajetória no basquete desde a base e Shamell falou sobre ética de trabalho e a postura no esporte, relacionando suas falas com o vídeo “Mamba Mentality”, de Kobe Bryant. Logo após isso, antes de entrarem em quadra, os jogadores passaram por avaliações físicas, tendo altura e envergadura medidas.

Fúlvio, Larry Taylor, Shamell, Jefferson e Murilo comandavam os treinamentos de suas respectivas posições e davam dicas para os garotos. Veja quais jovens participaram do camp e a divisão por posições aqui.

Os exercícios dos ala-pivôs e pivôs se basearam em jogadas no post e pick-and-roll. Jefferson e Murilo corrigiam e apontavam alternativas para os movimentos dos jogadores.

Os ala-armadores e alas tiveram exercícios focados em diferentes maneiras de pontuar: catch-and-shoot após movimentação, infiltração após finta rápida, arremesso após handoff (vídeo), jogada no post depois de conseguir se posicionar e muitos outros.

É possível dizer tranquilamente que Leonardo Colimério, jogador de 16 anos do São José, foi um dos que mais chamou atenção no Nike Elite NBB Camp. Com um físico muito acima do normal para sua idade, ele também apresenta ótima elevação no arremesso, apesar de precisar aperfeiçoar sua mecânica. O jovem jogador de 1,98m já está no radar dos scouts internacionais, posto que causou boa impressão no EuroCamp 2017.

“Ser o mais novo [do camp] é uma grande responsabilidade. Estou tentando aproveitar o máximo aqui para me ajudar a chegar onde eu quero chegar” disse Colimério, que também teve conversas com os jogadores mais experientes, como Shamell e Jefferson.

No final da quinta-feira, seis sortudos armadores tiveram a oportunidade de treinar e ouvir conselhos do Fúlvio. O novo reforço do Vasco foi, disparado, o jogador que mais falou com seus “aprendizes”. Sorte a deles.

“É uma honra ter sido convidado para estar entre os melhores jogadores jovens do país e pegar experiência de jogadores mais experientes, com carreira nacional e internacional” disse Alexey, que segundo Fúlvio, é o jovem mais inteligente do camp.

Na sexta-feira, as atividades ocorreram pela manhã, lideradas pelos técnicos Gustavo de Conti e Bruno Savignani. Sem divisão por posições, o grupo treinou movimentação ofensiva e jogadas de pick-and-roll com defesa. O técnico do Paulistano, que fez um ótimo trabalho com um jovem elenco no NBB 9, passou muito conhecimento para os atletas, mostrando como se deve reagir a certas situações de jogo, quais movimentos e passes devem ser escolhidos para certas jogadas e muito mais.

O Nike Elite NBB Camp representa apenas o início da parceria entre Nike e LNB, que começou em janeiro e durará por pelo menos quatro anos. A tendência é que outras iniciativas como essa sejam trazidas pela Nike.

“Um dos pilares da parceria com a Liga é o desenvolvimento dos jovens talentos” disse Diego Garcia, gerente de marketing da Nike na América Latina. “A gente já faz outros camps parecidos com esse no mundo todo e tínhamos a necessidade de fazer aqui no Brasil”.

A impressão dos jogadores, organização e imprensa em relação ao primeiro Nike Elite NBB Camp foi positiva. É provável que o camp ocorra com frequência de ao menos uma vez por ano. Além disso, pode-se esperar outras novidades da LNB envolvendo as futuras estrelas.

Para mais vídeos e tweets sobre o evento, confira a timeline de Vinícius Guimarães no Twitter.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.