A jogada indesejada da Unity e a sua comunidade

Vinicius Bruno
6 min readSep 15, 2023

--

Photo by Philipp Katzenberger on Unsplash
Unity developer is the new Flash developer

Essa publicação tem como objetivo trazer reflexões e fatos sobre o que foi acontecendo com a Unity até chegar ao ponto de ser necessário fecharem as portas de escritórios por prevenção à vida.

Visão geral

Com tantas notícias sobre a Unity acredito que já saiba que para a comunidade que vem fortalecendo, apoiando e com uma relação até que saudável, acabou se perdendo por uma movimentação que tudo indica, aquecer o mercado e realizar diversas mudanças no mercado e nas perspectivas profissionais.

Agora, se você ainda não viu nada a respeito a questão é complexa mas vou resumir em uma breve sentença: A partir de janeiro/2024, todos irão de pagar a Unity por instalação do seu projeto, o que eles chamam de Unity Runtime Fee (publicação da Unity).

Como complemento a sentença acima, sugiro que veja os dois vídeos abaixo:

Após o período de pandemia, a Unity resolveu fazer diversas movimentações enquanto que monitorava o mercado, principalmente depois de realizar a sua abertura de capital (IPO) no mercado. Abaixo vou trazer algumas das que mais me chamaram a atenção.

Sinais de mudança

Eu faço parte da comunidade Unity e de desenvolvedores de experiências interativas, há pelo menos dez anos. Enxergava a Unity como uma ótima ferramenta, com serviços relevantes e que permitam ter uma perspectiva de futuro muito viva junto a eles de alguma forma.

A partir do período de pandemia (2020/2021), estas perspectivas começaram a se transformar em receios, pelas atualizações de planos, notícias que saíam e pela ansiedade de acompanhar o mercado e os seus "hypes".

Valores de planos no Brasil

Quando a Unity iniciou a aceitar a moeda local brasileira — o real — por volta de 2018/2019, os valores eram bem mais atraentes e coerentes ao mercado brasileiro, principalmente pelo plano Unity Plus, que se tornou um plano extinto há pouco tempo, diminuindo para apenas quatro planos disponíveis: Personal, Pro, Enterprise e Industry.

Hoje, aqui no Brasil, a versão Pro que se tornou a versão paga acessível, pede um investimento de a partir R$11,791/ano. Claro que este valor é baseado na oferta em dólar, mas acredito que localizar os valores poderiam ser muito mais atrativos e até mesmo, aumentar a comunidade.

Valores de investimento da Unity

Pela imagem ou no link, verá que não apresenta a opção de pagamento mensal na descrição. Provavelmente, para que você tenha um compromisso anual.

A ferramenta que havia se tornado mundialmente adotada por estúdios independentes por proporcionar uma ferramenta acessível economicamente frente às gigantes Unreal Engine, Cry Engine e outras engines privadas na época, iniciou uma prática mais cara aos estúdios que desejarem desenvolver para consoles além de outros ótimos serviços (como o Cloud Build).

Se tiver curiosidade para simular uma estimativa, este post feito pelo Casey Al-kaisy, pode ajudar bastante a entender a respeito.

Demissões em massa

Pelo mundo muito se ouviu sobre layoffs e, apesar da indústria de jogos e projetos interativos atrair um interesse muito grande com expectativas de investimentos cada vez mais altos no setor, no campo de desenvolvimento também foram atingidos.

Em menos de doze meses, segundoreportagens da Eurogamer e da CNBC, foram realizados três rodadas de demissões em massas (a primeira com trezentas pessoas afetadas, a segunda com mais duzentas e a terceira com seiscentas pessoas afetadas).

Inteligência Artificial

Todo o mercado de tecnologia foi impactado pela escalada da I.A. em torno do mercado e, com a Unity, não foi diferente.

Por mais que sejam serviços extremamente interessantes e que buscam expandir os serviços — que já são diversos — com uma camada mais atual e que poderia beneficiar os desenvolvedores para ter criações mais rápidas ou até mesmo, inspirações.

Quando vi o anúncio dos serviços de I.A. pela Unity, algumas questões me vieram a mente:

  • A ascensão da I.A. e as demissões em massa, poderiam ter relação direta?
  • Qual o tamanho da equipe que está desenvolvendo esses serviços de I.A.?
  • Investimento em novas tecnologias são caras, como eles pretendem monetizar?

Essa última dúvida me apareceu logo que foi anunciada, e assim me fez pensar demais sobre as relações entre as demissões, o AI hype e principalmente: para onde a Unity quer ir?

Com todas estas notícias, claro que a próxima busca que faria seria avaliar a reação dos acionistas.

Unity IPO (Common Stock)

Em meados de 2020, quando todos sabiam que a Unity faria o seu IPO, apesar do momento de pandemia, ainda assim era imaginado que muitas coisas boas iriam acontecer. Realmente, é possível que tenha acontecido se olharmos por todos os serviços que a Unity oferece.

Nessa semana que foi anunciado a sua mudança para 2024, quando muitos poderiam imaginar que um dos motivos para essa mudança eram os acionistas, as ações da Unity também se mantiveram abaixo. Mesmo com uma subida leve, ainda é uma movimentação muito modesta.

Ações da Unity no dia de hoje(15/09/2023)

Unity Runtime Fee

Deixei por último nesta seção a causa de toda essa reflexão que me fiz: Unity Runtime Fee.

A taxa de instalação apresentadas para apps/jogos distribuídos, é tão maluca que para mim, prefiro entender isso como uma análise de reação da comunidade.

E bem, a reação foi muito negativa.

Unity: Uma nova esperança

A sensação é de que a Unity pode dar a volta por cima (CASO queira retomar a comunidade que por tanto tempo a utilizou e se especializando), repensar tudo antes de 2024 seria um ótimo começo, mas terão de fazer muito para retomar a confiança da comunidade. Eventos locais, preços acessíveis, serviços com uma maior flexibilidade, apoio técnico, e tantas outras possibilidades devem ser exploradas para que estas possam, de alguma maneira, preservar a sua comunidade.

Para os Unity Devs

A mudança não demorou muito para que os desenvolvedores se movimentassem e buscassem opções.

No Twitter, é possível perceber frustrações e até mesmo o quanto muitos depositaram o seu tempo se dedicando a construírem projetos que poderiam mudar as suas vidas para melhor ou até mesmo, em prol da comunidade.

A imagem abaixo, segmentei com mais duas engines que ganham muita força: Unreal e Godot.

Google trends

Ainda existem outras várias alternativas, como Construct, Defold, e GameMaker.

Qual será a sua próxima ferramenta preferida?

Lições

Isso tudo demonstra uma dura realidade: Não se especializar em ferramentas, mas sim em conceitos, técnicas e estar curioso para novos aprendizados.

Este tipo de surpresa acaba com planejamentos, motivações, sonhos e até mesmo, empregos.

Particularmente, por muito tempo, eu fui um profissional que entregava os projetos, construía de ponta-a-ponta e com atendimento ao cliente (quando necessário) para realizar o melhor produto. Ainda tenho curiosidade por evoluir no desenvolvimento em ferramentas como Unreal, Flutter, Godot e IOS(Swift).

Porém, aprendi que o que eu gosto muito mais de organizar o desenvolvimento, estar com diversas pessoas que queiram evoluir, incentiva-los a fazerem o seu melhor, assim como a importância de pensar no futuro para tomar decisões hoje(tanto de projeto, quanto de carreira).

São pontos que demorei demais pra entender. Hoje, eu sei o quanto estes apoios e reflexões me fizeram falta dentro do mercado.

E para você, quais foram as lições tidas com isso tudo?

Quer conversar ou me mandar uma mensagem?

Os melhores canais para isso são os seguintes:

Hiperverso (calendário)

Linkedin

--

--

Vinicius Bruno

Produção, criação e desenvolvimento de Games, R.A., R.V.. Além disso, traz assuntos como inovação, futuros e tendências de mercado.