Estudar e Trabalhar, uma missão quase impossível.
Resolvi escrever esse texto depois de receber a seguinte indagação de um professor há algumas semanas, disse o professor: "- Quem trabalha aqui? "e a maioria da sala levantou a mão, " é, nessa disciplina aqui vocês terão que estudar muito, quem trabalha vai sair atrás nessa disciplina, então estudem." Fiquei com essa frase na cabeça e me perguntando o porque de não tentar ser um melhor profissional no mercado e continuar estudando?
Desde o começo da faculdade entrei com a mentalidade de me formar como um excelente profissional e em busca de conhecimentos, ou um pouco de cada para me formar como engenheiro. A realidade não é bem assim. Você vai passando nas provas e trabalhos, acreditando que isso tudo que você viu um dia irá ser necessário, e até vai, mas não no mercado de hoje. Se você pretende ser um pesquisador ou tentar um mestrado acadêmico, acredito que buscando algum grupo de pesquisa ou buscando algum professor para fomentar algum trabalho, acredito que esteja no caminho certo, a faculdade lhe proporciona muito isso.
O caminho de quem estuda e trabalha fazendo engenharia não é fácil, assim como nas outras faculdades, o tempo que você tem é escasso. Por isso, aproveite seu tempo da melhor maneira, para não escutar que é necessário parar de estudar para ficar só estudando, de um professor. Um esquema de horários é importante para conseguir seguir em frente e sem reprovações.

Bem, eu queria ter mais tempo para estudar os assuntos que tenho mais interesse como Swift, boas práticas de programação, testes unitários, e me tornar um profissional mais qualificado, mas não é possível, por que? Porque não tenho mais tempo de 24 horas, e também não irei sair do trabalho onde busco ganhar experiência que não encontro na faculdade e nunca encontrarei lá. Acredito que a saída para este professor, é se tornar um melhor mestre e transmistir o conteúdo de uma maneira melhor sem ficar decorando textos e mais textos sem exercitar isso em prática.
Quem dera ter um salário de engenheiro inicial e me contratassem como um, mas isso é outro assunto, engenharia e exercer a profissão na prática. Enquanto isso… sonhos e estudos! Muito estudo!