O carro ideal. Para quem?

Vinicius Noronha
3 min readJan 25, 2018

--

Quero comprar um carro. Qual é a melhor escolha? Novo ou usado? Seria o mais potente? O mais espaçoso? O mais econômico? O mais seguro? O que polui menos? Ou, simplesmente, o mais barato?

A resposta para todas essas perguntas: Depende.

Cada indivíduo tem um perfil de necessidades e isso não é diferente na hora de escolher um veículo.

Basta uma rápida pesquisa nos sites especializados e você verá milhares de opções de automóveis, de diversos tamanhos, estilos e, principalmente, preços. Querendo ou não, com a crise econômica, ninguém está disposto a fazer um mau negócio e jogar seu precioso dinheiro pela janela.

Existem revistas muito bem conceituadas e sites especializados que avaliam os modelos disponíveis no mercado, inclusive fazendo testes comparativos dentro das diversas categorias. Ao final dessas avaliações, é dado um veredicto, por parte do repórter, sobre os modelos. Esses testes são muito úteis para a obtenção de informações sobre carros que, porventura, o proprietário em potencial não teria condições de obter por conta própria. Mas faz-se necessário ressaltar que essas avaliações, por mais técnicas e regulamentadas que possam ser, são feitas por seres humanos. E já ouvimos dizer que cada um tem o seu gosto.

A escolha não é evidente. Não é possível escolher o carro ideal apenas respondendo a uma das perguntas do primeiro parágrafo desse artigo, nem tampouco buscando resultados de testes comparativos. Essa decisão precisa levar em conta não apenas todas as opções disponíveis, mas também o perfil do consumidor.

Imagine a seguinte personagem: Maria é uma advogada de 30 anos, que mora em Porto Alegre e usa o carro de segunda a sexta para ir ao trabalho, que fica a 7 quilômetros de sua casa. Logicamente, Maria sempre pega um pouco de trânsito na Protásio Alves e acaba levando meia hora no trajeto. Em alguns fins de semana, Maria gosta de pegar o carro para ir ao litoral no verão (e para a serra no inverno). E ela gosta de ir sozinha ou, no máximo, com mais dois amigos.

Maria gosta de carros compactos e, com o dinheiro extra que entrou no final do ano, quer trocar o seu possante que já tem cinco anos de uso. Foi então que ela leu uma reportagem escrita por Pedro para um blog automotivo. Nessa reportagem, Pedro compara os dez carros compactos que estão em alta no mercado. Problema resolvido para Maria! Só que, o que Maria não sabe, é que Pedro é casado, tem dois filhos, nunca pega trânsito para ir ao trabalho, pois só usa o carro para viajar nas férias e ir ao supermercado.

Acredito que a diferença entre os dois pontos de vista seja bastante clara: Maria precisa de um carro econômico e compacto, mas que seja confortável para o cotidiano e com um certo nível de desempenho para pegar a estrada no fim de semana. Pedro escolheu, entre os dez concorrentes, aquele que tinha o maior espaço interno e o maior porta-malas.

Essa breve história é fictícia, mas retrata bem a seguinte realidade: para cada perfil de consumidor, existe um modelo ideal de carro. Por consequência, o mesmo exato modelo pode ser avaliado de formas completamente distintas por duas pessoas diferentes.

É com esse intuito que Meu Carro Certo oferece o serviço Minha Compra Certa. Nele, o especialista elabora um perfil do cliente e avalia cada modelo do mercado ponderando as necessidades do mesmo.

Visite a página da Meu Carro Certo no Facebook e descubra mais sobre esse serviço.

--

--

Vinicius Noronha

Consultor de Negócios, apaixonado por carros e música.