COMUNGUE

É preciso aprender a dividir o pão. Não falo de caridade e sim de comunhão. Um convívio sincero e simples, sem cerimônias e formalidades. Uma comunidade formada por pessoas capazes de olhar uma no olho da outra e serem sinceras.

Que a sinceridade gere conflitos seguidos de diálogo, que ambos envolvidos pensem sobre o que falam e principalmente no que ouvem. Conscientes de uma hierarquia que glorifique a Deus, nós aqui e Deus acima de todos para que não nos percamos pelo autoritarismo e disputas vãs.

E desejo sinceramente que este comungar jamais substitua uma reunião com hora e lugar para acontecer. Mas tais reuniões perdem seu sentido quando não existe comunhão entre os que ali estão. O convívio entre estes não pode ser pautado pela agenda da igreja e sim pelo mandamento — amor ao próximo.

De nada vale um “Templo” cheio de pessoas vazias daquilo que nos faz ser um.

SOMA

Tenho um amigo ateu que volta e meia me diz que um dia vou fundar uma religião – abrir uma igreja. Já tentei explicar para ele que não pretendo abrir uma igreja mas não nego a vontade de participar do surgimento de uma.

Não lembro, infelizmente ainda não tinha a pratica de salvar os textos, onde li sobre a diferença entre a igreja que se abre e a que surge. De uma forma bem simples digo que empresa se abre e igreja surge. Acho que isso é suficiente para entender o que penso.

Outro dia conversando com outro amigo, este cristão, falei um pouco sobre isso. Congregamos juntos por alguns anos, ambos não estamos mais na mesma igreja que congregamos, tivemos saídas diferentes, assim como o momento em que cada um se encontra. Mas nos assemelhamos por algumas experiências e anceios.

Tanto o ateu como o cristão são meus clientes na barbearia. Atendi os dois no mesmo dia, depois das duas conversas, cheguei a uma conclusão:

É preciso ser igreja em casa para conseguir ser família na igreja.

Fiz isso depois de me frustrar com a igreja. No lugar de culpar as instituições escolhi cuidar daquilo que me cabe, minha família. O resto é a consequência de coisas que se somam.

“Se você quiser construir algo importante para o Reino na terra, não construa um ministério, construa uma família.” Jeremy Riddle